HomeCultura + Cultura + NotíciasEncontro Paulista de Museus discutirá gestão de espaços e governança

Encontro Paulista de Museus discutirá gestão de espaços e governança

O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) realizará de 18 a 20 de julho a décima edição do Encontro Paulista de Museus, a principal reunião das instituições museológicas de todo o Estado. O evento será realizado no Memorial da América Latina, na Barra Funda (zona oeste da Capital) e terá o tema “Gestão e Governança”.

“Neste ano, alcançamos a marca de dez edições ininterruptas do EPM. Conseguimos nos firmar como um dos principais eventos da museologia nacional, atraindo atenção de especialistas de fora do Estado e mesmo do País”, afirmou o diretor do Grupo Técnico de Coordenação (GTC) do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

Um dos destaques da programação deste ano é a honraria a ser concedida ao professor Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses, o primeiro a receber a recém-criada medalha “Waldisa Rússio Camargo Guarnieri” – que homenageia um dos principais nomes da história da museologia brasileira.

O evento contará ainda com conferência internacional do diretor da Fondazione Brescia Musei, Luigi Di Coratto; o painel “Desafios éticos contemporâneos para museus”, com a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Débora Duprat; e Painéis Digitais com os temas “Democratização de processos museológicos” e “Ações de fomento à participação”.

“É preciso compreender que um museu não deve se fechar em seus processos e, com isso, esperar que o público flua naturalmente – para assim ser visto como espaço de importância na sociedade. Um museu só será importante quando se tornar frequente na vida do público que ele deseja para si”, argumenta o responsável pela programação, Luiz Mizukami, destacando a importância de um trabalho coletivo na gestão dos espaços museológicos. O conceito “juntos” foi escolhido para nortear o encontro.

“Um evento cujo nome carrega a palavra Encontro só pode ser pensado, realizado e prestigiado tendo-se em mente a junção de muitas forças. Desde sua primeira edição, o EPM sempre teve como objetivo promover o encontro, a troca e a disseminação de novas práticas e ideias. Juntos é o conceito que define e caracteriza o EPM”, completa Davidson Kaseker.

São convidados para o evento gestores de museus de todo o Estado. Os debates também poderão ser acompanhados pela internet. Fornecedores de produtos e serviços para museus montarão estandes no evento para apresentar seu trabalho.

“Neste ano vamos discutir temas fundamentais para que, juntos, possamos crescer e fortalecer ainda mais o nosso sistema, a integração entre todos os nossos museus e o fortalecimento dessa parceria contínua entre o Estado e os municípios para a melhor gestão dos espaços”, conclui o secretário estadual de Cultura, Romildo Campello.

RelatedPost

Compartilhe!