HomeAssessoria ReleasesEncontro Nacional de Capoeira toma conta do Memorial da América Latina no Dia da Consciência Negra

Um Gesto de Liberdade acontece no dia 20 de novembro e reúne todas as correntes da capoeira do Brasil; programação tem shows de Paula Lima e Carolina Soares

O Memorial da América Latina celebra o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, com o grande encontro Um Gesto de Liberdade, que irá reunir todas as correntes da capoeira brasileira para um dia com rodas, homenagens, exposição e feira gastronômica. Os shows ficam por conta das cantoras Paula Lima e Carolina Soares.

Das 11h às 13h, a Praça Cívica será tomada por grandes rodas de capoeira, de todos os estilos: Regional, Angola e Contemporânea. Os interessados em participar devem se inscrever previamente por meio de um formulário (https://forms.gle/QtDc5QvNpGw1j3Y9A), até o dia 5 de novembro. As inscrições estão abertas a todos os grupos de capoeira do Brasil.

Após a grande roda, Mestre Natanael, conduz um canto de despedida, tradicionalmente executado no final das rodas de capoeira. Mestre Natanael participou da fundação de uma das primeiras escolas de capoeira de São Paulo, a Associação de Capoeira Quilombo dos Palmares, voltada para o ensino de capoeira de Angola.

Considerada a voz feminina da capoeira, Carolina Soares já lançou seis álbuns com músicas do universo capoeirista, com grandes sucessos como “Mulher na roda”, “Capoeira de menino” e “Capoeira não pode parar”, exaltando a presença da mulher em um ambiente predominantemente masculino.

O encerramento fica por conta da cantora Paula Lima, com o show Mil Estrelas, que traz seus mais recentes singles como “Fiu Fiu” e “Mil Estrelas”, além dos grandes sucessos “Meu Guarda Chuva”, “Tirou Onda” e “É Isso Aí”.

A programação conta também com uma feira gastronômica e de artesanato afro-brasileira, que traz no cardápio pratos como acarajé e vatapá e produtos de empreendedores negros.

A Capoeira

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que teve origem no século XVIII, ainda sob regime escravista. Misturando em uma espécie de ritual movimentos de artes marciais, dança e música, desenvolveu-se como forma de sociabilidade, solidariedade e estratégia de defesa entre os africanos escravizados. Hoje, é um dos maiores símbolos da identidade brasileira e está presente em todo o território nacional, além de ser praticada em mais de 160 países, em todos os continentes. Por sua importância cultural e histórica, a Roda de Capoeira o Ofício dos Mestres de Capoeira foram reconhecidos como patrimônio cultural brasileiro pelo Iphan, em 2008. Em 2014, a Unesco reconheceu a Roda de Capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

O evento é uma realização da Fundação Memorial da América Latina em parceria com a Federação Paulista de Capoeira, Faculdade Zumbi dos Palmares e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.

10h – Abertura oficial

11h às 13h – Rodas de capoeira Regional, Angola e Contemporânea.
Inscrições: https://forms.gle/QtDc5QvNpGw1j3Y9A

14h – Show Carolina Soares