HomeAssessoria ReleasesEncontro de choro no Memorial da América Latina tem edição especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Encontro de choro no Memorial da América Latina tem edição especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Formados apenas por mulheres, Chorinho Faceiro e Chorando em Trio sobem ao palco do projeto Choro, Chorinho e Chorões, no dia 11 de março

Para homenagear o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, o Memorial da América Latina realiza uma edição especial do encontro Choro, Chorinho e Chorões. No dia 11 de março, o projeto recebe no palco um time formado só por mulheres: os grupos Chorinho Faceiro e Chorando em Trio.

Formado por Dudáh Lopes (piano), Rosana Bergamasso (violão 7 cordas), Roberta Valente (pandeiro) e Camila Silva (cavaquinho), o regional Chorinho Faceiro apresenta composições tradicionais do choro, além de músicas autorais.

“O reconhecimento, a valorização e a presença cada vez maior das mulheres no choro é o resultado de uma história repleta de empenho e conquistas femininas”, afirmam as integrantes do grupo.

O repertório traz clássicos do gênero como “Corta Jaca”, de Chiquinha Gonzaga; “Bordões ao Luar”, de Tia Amélia; “Chorinho Iluminado”, de Dudáh Lopes; e “De Bem com a Vida”, de Luciana Rabello, entre outras composições de conceituadas musicistas brasileiras.

A abertura da noite fica por conta do Chorando em Trio, formado por Ana Paula Marcelino (violão de 6 cordas), Ribeka Suzuki (pandeiro) e Vaisy Alencar (clarinete e clarone). O trio traz em seu repertório canções de nomes importantes do choro, como Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim, Pixinguinha e Pascoal de Barros.

Durante todo o evento o público também pode experimentar o melhor da comida de boteco de espaços gastronômicos tradicionais da cidade.

O projeto

O projeto Choro, Chorinho e Chorões acontece no Memorial da América Latina desde agosto de 2019, uma vez ao mês. A estreia foi feita pelo bandolinista Fábio Peron, acompanhado de convidados, em uma homenagem aos 50 anos da morte de Jacob do Bandolim. Ao longo do ano, passaram também pelo projeto o grupo Choronas, Cadu Barros, Júnior Alves e Quarteto, Izaias e Seus Chorões, Conjunto Retratos e Hamilton de Holanda.

A proposta do evento é promover encontros de choro em horário de happy hour, remetendo o público a uma atmosfera de descontração de encontros de músicos e amantes de choro. Durante todo o evento o público também pode experimentar o melhor da comida de boteco de espaços gastronômicos tradicionais da cidade.

Sobre as artistas

Dudáh Lopes é pianista clássica e popular, arranjadora e professora de piano. Em 2002, a gravadora CPC UMES lançou seu CD solo Piano na Garoa, no Teatro São Pedro, em São Paulo, onde interpretou chorões paulistas, com a participação de Paulinho Nogueira, Izaias e Israel de Almeida, Canhotinho (cavaquinista do Demônios da Garoa), Francisco Araújo e Roberta Valente. Apresentou-se ainda com Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Tetê Espíndola, Duofel, entre outros.

Camila Silva é cavaquinista e cursa licenciatura em Educação Musical na UNESP. Integra os grupos Bloco de Samba Pega Lenço e Vai, Quintal de Fulô, Choro Noar, Balé Popular Cordão da Terra, Coletivo Cairé e Sambadas.

Rosana Bergamasco é violonista sete cordas, compositora, arranjadora e professora de violão e cavaquinho. Atua também no grupo Dedo de Moça como instrumentista e arranjadora. Lançou três CDs: Setembro e Onze, com o grupo Trio que Chora, e Atemporal, com o grupo Dedo de Moça. Gravou o songbook de Joaquim Antônio Callado, pela Choro Music, com o grupo Choronas.

Roberta Valente é pandeirista, produtora e pesquisadora de MPB. Foi diretora do Clube do Choro de São Paulo e editora de notícias do site samba-choro. Integra os grupos Chorando as Pitangas, Ó do Borogodó, Panorama do Choro, Choro Rasgado e Bola Preta. Foi organizadora e co-autora do livro Brasil Toca Choro, que comemora os 50 anos da TV Cultura.

Serviço:
Choro, Chorinho e Chorões – especial Dia Internacional da Mulher
Chorinho Faceiro e Chorando em Trio
11 de março, a partir das 18h
Ao lado do prédio da Administração | Portão 8
Entrada gratuita
Classificação livre

Compartilhe!