@culturasp - secretaria da cultura do estado de são paulo

EMESP Tom Jobim abre inscrições para processo seletivo 2018

Publicado em 7 de novembro de 2017

Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim tem inscrições até 27 de novembro para os ciclos dos cursos de formação continuada e formação avançada; As primeiras provas ocorrem em 4 e 5 de dezembro

A Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura, está com inscrições abertas para o processo seletivo dos seus cursos de formação para ingresso em 2018. Os cursos são todos gratuitos e os interessados podem se inscrever até 27 de novembro.

São duas modalidades: Cursos de Formação Continuada, divididos em três ciclos destinados a quem já tem conhecimentos musicais, com vagas para instrumentos variados, desde violino e violoncelo até harpa e acordeão, e os Cursos de Formação Avançada, que correspondem ao quarto ciclo, no qual o aluno pode se dedicar a uma outra área de formação, como composição ou música antiga. As duas modalidades são independentes, assim como seus ciclos, não sendo necessário que o aluno tenha feito os ciclos anteriores para poder se inscrever no desejado. Ao candidato, basta ter os conhecimentos necessários exigidos pela prova para concorrer.

As inscrições devem ser feitas pelo site da EMESP Tom Jobim, na página do processo seletivoonde o candidato encontra também o edital com todas as informações necessárias para inscrição, cronogramas e conteúdos programáticos. O candidato pode se inscrever em um único curso e a prova da primeira fase acontece nos dias 4 e 5 de dezembro, enquanto a segunda será de 11 a 14 do mesmo mês. A lista dos aprovados sai no dia 17 de janeiro, com matrículas no final do referido mês. As aulas com as novas turmas têm início em 5 de fevereiro.

Cursos de Formação Continuada: dividido em três ciclos, cada um para uma faixa etária, focam no ensino de um instrumento musical, além de oferecer disciplinas de apoio para o aproveitamento completo do aprendizado de música. O 1º ciclo destina-se para candidatos com até 13 anos, com aulas nos períodos matutino ou vespertino. Já o 2º pode ser cursado por pessoas até 16 anos, com aulas vespertinas. Ambos os ciclos têm duração de 3 anos. Com duração de 2 anos, o 3º ciclo é voltado para alunos de até 21 anos e oferece vagas nos períodos matutino, vespertino ou noturno. Todos têm carga horária total de 6 horas semanais. Para cada um dos ciclos, são oferecidos cursos em instrumentos distintos.

Cursos de Formação Avançada: neste ano, os candidatos podem escolher entre os cursos de música antiga, composição, ambos com quatro anos de duração, regência coral, que dura três anos, ou a Academia de Ópera Theatro São Pedro, com duração de dois anos. Sem limite de idade, os cursos são destinados a pessoas com conhecimento musical avançado e consistem em uma especialização musical em uma das áreas. Todos têm carga horária de até 6 horas semanais e se realizam nos três períodos, envolvendo disciplinas práticas, individuais e coletivas, e disciplinas teóricas.

Compartilhe!