HomeAssessoria ReleasesÉ Dia de Museu com a Criançada! Dia das Crianças tem programação especial nos museus da Secretaria da Cultura do Estado

É Dia de Museu com a Criançada! Dia das Crianças tem programação especial nos museus da Secretaria da Cultura do Estado

Campanha “É Dia de Museu” estimula as famílias a aproveitarem a data para levar os mais novos a passeios divertidos e educativos 

No feriado em que se comemora o Dia das Crianças, os museus da Secretaria da Cultura do Estado participam de mais uma campanha “É Dia de Museu”, ação que tem como objetivo apresentar a diferentes públicos a diversidade da programação dos museus paulistas, que vai muito além das exposições.

CAPITAL

No dia 12 de outubro, o Museu da Imigração vai estimular a reflexão sobre a situação de refúgio de crianças e suas famílias por meio de teatro de bonecos e fotos. A exposição temporária “Infância Refugiada”, com registros do Oriente Médio que mostram a realidade de crianças palestinas refugiadas, feitos pela fotógrafa Karine Garcêz, será aberta às 11h. No dia 13, às 15h, o espetáculo teatral “Menino Coragem”, da Cia. Articularte, contará histórias de crianças e famílias refugiadas. Os interessados em assistir devem se inscrever gratuitamente pelo e-mail m.souto@museudaimigracao.org.br. Em todos os finais de semana de outubro, às 11h, visitas temáticas abordarão o assunto “Crianças que Migram”, proporcionando uma reflexão sobre a infância e os processos migratórios a partir de um roteiro educativo. Não é necessário realizar inscrição.

No Museu do Futebol, o feriado terá atividades para toda a família. O Espaço Dente de Leite, com brincadeiras lúdicas para bebês e crianças de até três anos, acontece de sexta (12), das 10h30 às 17h00, e no sábado e domingo (13 e 14), das 10h30 às 15h30. Oficinas também estão na agenda: na sexta, a oficina “Faça a Sua Pipa” ensinará as crianças a confeccionarem suas pipas às 11h e às 12h30; e no sábado, a “Oficina de Dedoche” vai ensinar os participantes a criarem fantoches de dedos, das 14h às 15h30. Finalizando a programação, no domingo, às 14h, acontecem atividades educativas sobre a nova mostra “Clássico é clássico e vice-versa”, em que os educadores vão propor aos visitantes que realizem as atividades propostas no caderno da exposição, distribuído gratuitamente na data.

No dia 12, das 10h às 16h, o Museu Catavento promoverá o “Desafio Puzzlar”, jogo de quebra-cabeça para tablet em que os participantes poderão reconstruir réplicas virtuais de monumentos históricos e culturais em 3D usando a plataforma de realidade aumentada. No espetáculo “Vou Daqui, Vou pra lá, cada coisa em seu lugar”, dia 12, às 10h e às 14h25, e nos dias 13 e 14, às 13h30 e às 15h, os palhaços Kito e Tinha passam importantes lições sobre os cuidados que devemos ter para combater o mosquito Aedes Aegypti. Também nos dias 12 e 13, das 9h Às 17h, acontece a atividade “Escola de Gênios”, em que serão apresentados vários experimentos de diferentes áreas do conhecimento.

O Museu de Arte Sacra vai comemorar a data em todos os sábados do mês de outubro, das 14h às 16h, com a Oficina de Arqueologia, que vai convidar as crianças a participarem de uma expedição arqueológica em que entrarão em contato com o acervo e farão parte de uma escavação de um sítio arqueológico no jardim do Mosteiro da Luz. As inscrições devem ser feitas pelo site www.museuartesacra.org.br.

O Museu da Casa Brasileira começa o dia 12 com a oficina ”Contacriação: as histórias do subterrâneo”, das 10h30 às 12h. Na atividade, os participantes irão observar de perto a criação de solo fértil pelas minhocas e inventar histórias e aventuras das passagens dessas criaturas em seus buracos e túneis, cheios de mistério, escuridão e transformação. Das 13h às 15h, inicia-se a série de lançamento dos livros “A Fazedora de Sonhos” e “Conversa com a Chuva”, com a presença da autora Betânia Farias, que contará para as crianças um pouco de suas histórias. Em seguida, das 16h às 18h, o autor Thiago Franco e o ilustrador Alisson Ricardo lançam “O Rei Careca”. Com ilustrações coloridas, o livro conta a história de um jovem rei que não tinha cabelos e, por isso, sentia vergonha e pensava que não poderia fazer amizades. No jardim, haverá também food bikes para as refeições em família.

O Museu Afro Brasil convida o público infantil e adulto do Parque Ibirapuera a conhecer a história do Parque e as memórias, artes e histórias afro-brasileira. As visitas são conduzidas pelos educadores à exposição de longa duração, que será mediada a seguir na marquise do Parque. Atividade é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo site: www.museuafrobrasil.org.br.

Na Pinacoteca, o dia 12 terá diversão com o JogaJunto, programação que disponibiliza jogos relacionados ao acervo do museu, das 11h às 15h. Já no domingo, 14 de outubro, o PinaFamília levará as famílias a uma viagem divertida pelo acervo por meio de jogos e vivências educativas e distribuirá jogos e guia de visita ao público.

INTERIOR E LITORAL

No Museu do Café, o feriado vai ser animado com dança, teatro e oficina para os pequenos. No dia 12, a “Oficina de Minibarista” vai ensinar as crianças a prepararem a bebida e fazerem desenhos com chocolate em pó ou calda. A edição da oficina será especial, realizada na Linha Turística do Bonde de Santos, com saídas às 13h10 e 15h10, além de contação de histórias durante o trajeto. No mesmo dia, haverá apresentação de ballet infantil com a ONG Frutos do Amanhã às 16h00. Já no sábado, 13, às 15h00, o Teatro de Fantoches do Núcleo Educativo do museu vai apresentar contos sobre o café e sua história. Em todas as atividades, é necessário realizar inscrição pelo email inscricao@museudocafe.org.br e as crianças devem estar acompanhadas de um responsável

No Museu Casa de Portinari a ação para a criançada começa no dia 9 e se estende até o dia 13 de outubro. A programação “É Gostoso ser Criança” conta com atividades de Quebra-Cabeça, Jogo da Memória, Amarelinha, Dança das Cadeiras, Diabolô, Bilboquê, Morto-vivo, Brincadeiras de roda, Brincadeiras pedagógicas e Oficina de peteca, que visam o desenvolvimento artístico e social das crianças, jovens e adultos, contribuindo para o fortalecimento das artes e das relações familiares. As atividades são gratuitas e ocorrem das 10h às 12h e das 14h às 17h.

No dia 12, o Museu Índia Vanuíre celebra o Dia das Crianças e o aniversário de 89 anos da cidade de Tupã com uma programação repleta de brincadeiras e oficinas. No mesmo dia, das 15h às 16h30, a oficina de “Confecção de Maletas Decoradas” vai convidar o público infantil a usar a criatividade para confeccionar maletas. A atividade “Família no Museu” realiza ações lúdicas e reflexivas com os participantes, com o objetivo de integrar as famílias e o Museu. As atividades acontecem aos sábados e domingos, de 6 a 28 de outubro, das 9h às 16h.

 

O Museu Felícia Leirner celebra a data com diversas atividades durante todo o mês. Entre elas, “Ligue os Pontos: Meu Museu, Minhas Conexões!”, em que o participante criará um “roteiro pessoal“ no museu, por meio da dinâmica realizada com os educadores, e o “Roteiro Cultura – Campos de Jordão”, ação que acontece em parceria com o Museu Casa da Xilogravura e consiste em enigmas e brincadeiras que interligam as instituições e incentivam o público a conhecer esses dois importantes espaços culturais. As duas atividades acontecem de 1 a 31/10, de terça-feira a domingo, das 09h00 às 18h00. A programação teatral , no dia 13, às 14h, fica por conta do espetáculo “Yaga: Uma História para Crianças Corajosas”, adaptação do antigo conto russo “Vasalisa – a Sabida”, que trata da história de uma menina em sua jornada para enfrentar diversos perigos, guiada pela própria intuição – conhecida como a “velha sábia” que está sempre nos lembrando que nem tudo é o que parece ser. No dia 20, às 14h, “Circuito do Riso” apresenta ao público um variado repertório cênico-circense da palhaçaria universal, com dramaturgia não linear e nonsense, com elementos da mágica, da mímica e dos malabares. Por fim, no dia 27, às 14h, a peça “Mjiba – A Boneca Guerreira”, conta a história de dois palhaços carteiros que, ao se depararem com uma encomenda sem remetente, encontram algo totalmente inesperado: uma boneca negra. A partir do contato com a boneca, os palhaços apresentam e discutem de maneira lúdica os problemas enfrentados pela mulher negra.

CAMPANHA NAS REDES SOCIAIS

Os museus da Secretaria da Cultura do Estado vão convidar o público a publicarem vídeos das crianças nas redes sociais respondendo à pergunta “O que você mais gosta no museu?”, utilizando a hashtag #ÉDiadeMuseucomaCriançada.

Sobre “É Dia de Museu”

Lançada no Dia Internacional dos Museus (18 de maio) deste ano, a campanha “É Dia de Museu” engloba todos os museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e os que integram o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP). A iniciativa contempla uma programação especial nos museus da rede ao longo do ano. O objetivo da campanha é inspirar e cativar as pessoas a buscarem novas experiências a partir da programação e dos serviços oferecidos pelos museus.

SERVIÇO

Museu da Imigração

Endereço: na Rua Visconde de Parnaíba, 1.316,  Mooca

Tel.: (11) 3032.3727

Funcionamento: de terça a sábado das 9h00 às 17h00; aos domingos, das 10h00 às 17h00.

R$ 10,00 (meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição

www.museudaimigracao.org.br

Museu do Futebol

Praça Charles Miller, S/N – Pacaembu,  São Paulo- SP

Tel.: (11) 3664-3848

Funcionamento: terça a domingo, das 9h00 às 18h00 (Bilheteria até às 17h00)

R$ 12,00 | Grátis às terças-feiras

Estacionamento na Praça Charles Miller (Zona Azul)

www.museudofutebol.org.br

Museu de Arte Sacra de São Paulo

Av. Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo – SP

Tel.: (11) 3326-3336

Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 9h00 às 17h00

Estacionamento gratuito entrada pela Rua Jorge Miranda, 43

R$ 6,00 | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local

www.museuartesacra.org.br

Pinacoteca de São Paulo

Praça da Luz, 02

Tel.: (11) 3324-1000

Funcionamento: quarta segunda, das 10h00 às 17h30, com permanência até 18h00

www.pinacoteca.org.br

Museu Catavento

Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP

Tel.: (11) 3315-0051

Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas), das 9h00 às 17h00 (Bilheteria fecha às 16h00)

Estacionamento pago no local

R$ 10,00 e meia-entrada para estudantes, idosos e portadores de deficiência. | Grátis às terças-feiras

Estacionamento: R$ 15 até 4 horas (para visitantes do museu). Adicional por hora: R$ 5,00 (capacidade para 200 carros). Ônibus e vans: R$30,00. Adicional por hora: R$ 10,00.

Infraestrutura: acesso para pessoas com deficiência locomotora.

Acessibilidade no local

www.cataventocultural.org.br

Museu da Casa Brasileira – MCB

Endereço: Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano

Tel.: (11) 2692-1866

Funcionamento: de terça a domingos, das 10h00 às 18h00.

R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada); crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos; pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada

Gratuito nos finais de semana e feriados

Acessibilidade no local – Bicicletário com 40 vagas – Estacionamento pago no local

www.mcb.org.br

Museu Afro Brasil

Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Pavilhão Manoel da Nóbrega – Parque do Ibirapuera, portão 10 – São Paulo-SP

Tel.: (11) 3320-8900

Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas), das 10h00 às 17h00 (permanência até às 18h00)

Estacionamento pelo portão 3 (Zona Azul)

Entrada R$ 6,00 | Meia entrada R$ 3,00 | Gratuito aos sábados

Acessibilidade no local

www.museuafrobrasil.org.br

Museu do Café – Santos

Rua XV de novembro, 95 – Centro – Santos-SP

Tel.: (13) 3213-1750

Funcionamento: terça a sábado, (fechado às segundas) das 9h00 às 17h00 | domingo das 10h00 às 17h00

R$ 10,00| Grátis aos sábados

Acessibilidade no local

www.museudocafe.com.br

Museu Casa de Portinari – Brodowski

Praça Candido Portinari, 298 – Brodowski/SP

Tel.: (16) 3664-4284

Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 9h00 às 18h00

Entrada: ingresso voluntário

Acessibilidade no local

www.museucasadeportinari.org.br

Museu H. P. Índia Vanuíre

Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP

Tel.: (14) 3491-2333

Funcionamento: de terça a domingo, (fechado às segundas) das 9h00 às 17h00

Ingresso voluntário

Acessibilidade no local

www.museuindiavanuire.org.br

Museu Felicia Leirner – Campos do Jordão

Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1.880 – Campos do Jordão/SP

Tel.: (12) 3662-6000

Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 9h00 às 18h00

Estacionamento gratuito no local

Cidadãos jordanenses não pagam mediante apresentação de comprovante de residência

Entrada: inteira R$10,00 e meia R$5,00 (estudante e idoso) – gratuita aos domingos

Acessibilidade no local

www.museufelicialeirner.org.br

Compartilhe!