HomeAssessoria ReleasesDia do Patrimônio Histórico e do Folclore pautarão ações virtuais no Museu do Café em agosto

Dia do Patrimônio Histórico e do Folclore pautarão ações virtuais no Museu do Café em agosto

Novidades aumentam o leque de programações online da instituição, que vem levando cultura para a casa dos seguidores da instituição desde março

Com uma agenda consolidada de atrações no mundo digital, o Museu do Café, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, renovará várias atividades para agosto e implantará programações temáticas inéditas, cheias de conteúdo interessante para o público em casa. Algumas datas contempladas nesse calendário especial incluem o Dia Nacional do Patrimônio Histórico (17) e o Dia do Folclore (22). A participação é gratuita em todas as ações!

Oficina “Eureka com Café”

Dia 1, às 15h

No dia 1º de agosto, o MC convida as famílias a reunirem as crianças em frente à telinha do computador para acompanhar a oficina “Eureka com Café”, às 15h. Combinando aprendizados científicos sobre o grão e momentos artísticos criativos, o workshop ensinará como criar tintas naturais a partir do cafezinho. Por meio desse material, será possível elaborar desenhos incríveis – outra ação que, sem dúvidas, encantará o público infantil ainda mais.

Para participar gratuitamente, basta sinalizar o interesse no e-mail inscricao@museudocafe.org.br

Curso online de café solúvel

Dia 7, às 16h

Em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABICS), o curso digital abordará o universo do café solúvel, apresentando um breve histórico desse item no Brasil e no mundo, diferentes tipos de produto, como prepará-lo e armazená-lo, e as categorias de qualidade. Com transmissão na plataforma Zoom, a conversa será liderada pela consultora Eliana Relvas. Ela é formada em engenharia de alimentos, pela Escola de Engenharia Mauá, pós-graduada em administração industrial, pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini – USP, e em Gastronomia, pelo Centro Universitário FMU. 

O cadastro gratuito também precisa ser realizado pelo e-mail inscricao@museudocafe.org.br.

Lives com o barista

Dias 14 e 28, às 11h

Os momentos preferidos dos coffee lovers que seguem o Museu do Café continuam a fazer parte do cronograma de agosto. Com as transmissões do barista Hallyson Ramos, instrutor responsável pelos cursos de capacitação da instituição, o público em casa explora vários assuntos ligados ao preparo da bebida, incluindo a execução de receitas quentes e geladas, a utilização de diferentes métodos, teorias envolvendo o uso da água e pontos de moagem, e muito mais. Neste mês, os bate-papos acontecerão nos dias 14 e 28, às 11h, contando, ainda, com seções dedicadas às dúvidas dos espectadores ao final do vídeo.

Ações para o Dia Nacional do Patrimônio Histórico

Dia 17

Para comemorar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, em 17 de agosto, o Museu do Café alia-se, mais uma vez, ao Museu da Imigração, para uma live temática no Instagram, às 17h. Pesquisadores dos dois equipamentos apresentarão a história e a arquitetura dos edifícios que abrigam as instituições em Santos e São Paulo, respectivamente. Além disso, o MC promoverá uma semana de posts (tendo início na mesma segunda-feira) dedicados a informações e curiosidades sobre locais históricos de Santos, como o próprio edifício da antiga Bolsa Oficial. 

Aula online de Cafeomancia

Dia 22, às 15h

Neste encontro virtual, o foco será a leitura da borra de café: quais materiais são necessários, como a bebida deve ser preparada, as posições dos símbolos nas xícaras e as interpretações das principais figuras. Promovida no Dia do Folclore, o objetivo da aula – além de proporcionar muita diversão e descontração em casa – é ensinar os participantes a analisarem as imagens na caneca.

Assim como na oficina “Eureka com Café” e no curso de cafés solúveis, os interessados em aderir, sem custo, devem entrar em contato pelo e-mail inscricao@museudocafe.org.br

Live “Arquitetura de Fazendas”

Dia 27, às 17h

Ainda no Instagram, essa nova transmissão ao vivo será o destaque do final do mês. No dia 27, às 17h, o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), André Argollo, conversará com os seguidores do Museu sobre a sua pesquisa envolvendo as estruturas e edificações de fazendas históricas, projeto que resultou no livro “Arquitetura do Café”.

Museu do Café

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP

Telefone: (13) 3213-1750

Funcionamento: temporariamente fechado

Cafeteria: de terça-feira a domingo, das 11h às 17h

Acessibilidade no local

museudocafe.org.br 

Compartilhe!