HomeAssessoria ReleasesDia da Leitura e Dia da Criança agitam a Biblioteca Parque Villa-Lobos

Dia da Leitura e Dia da Criança agitam a Biblioteca Parque Villa-Lobos

O Dia da Leitura e o Dia da Criança serão comemorados com programação especial na Biblioteca Parque Villa-Lobos, instituição da Secretaria da Cultura do Estado gerida pela Organização Social SP Leituras. Em 12 de outubro, o espaço recebe a Oficina de Escrita Criativa com Ivana Arruda Leita, às 13h; tarde de lançamentos, às 14h, com os autores Adão Machado, J.C. Marangoni, Lucy Rocha, Marcos PL e Professor Olavo Dias; e o espetáculo Expedição Pacífico, às 15h, com Cia. Truks.

O aguardado bate-papo com escritores “Segundas Intenções” acontece em 6 de outubro, às 11h, na Oca e traz Fernando Vilela e Stela Barbieri. O encontro será mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto.

Na programação do mês também consta oficina de produção de livros, com a autora Vanessa Meriqui, em 30 de outubro, às 14h. Já o Clube de Leitura do mês promove debate em torno do livro O perfume, de Patrick Süskind, no dia 26 de outubro, às 15h. O Domingo no Parque, com sessões de contação de histórias, está marcado para o dia 21, com a Cia. Duo Encantado, e é programa imperdível para a família.

Quem quer aprender um outro idioma tem oportunidade a partir de 3 de outubro com o Compartilhando Saberes: Curso livre – inglês básico (inscrições em www.bvl.org.br/inscricao). E é bom ficar também ligado no início das inscrições para a Oficina: criação e produção de histórias em quadrinhos a partir de 16 de outubro e o Curso clube de escrita literária que abre vagas em 9 de outubro.

Para saber mais sobre a BVL acesse: bvl.org.br

Confira a programação da Biblioteca Parque Villa-Lobos:

 

ESPECIAL

12 DE OUTUBRO – DIA DA LEITURA E DIA DA CRIANÇA!

Venha se divertir com a gente!

Sexta-feira, 12 de outubro.

– OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA – Toda criança gosta de ouvir e de contar histórias, certo? Essa oficina propõe que, além de ouvir histórias, as crianças as reescrevam e também inventem outras novas histórias.  Com a escritora Ivana Arruda Leite. Indicado para pessoas de 10 a 14 anos. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Das 13h às 15h

– TARDE DE LANÇAMENTOS – Evento de lançamento de livros que visa incentivar a produção literária, estimular diálogos e divulgar o trabalho de escritores. Entre os autores que irão participar desta edição estão Adão Machado, J.C. Marangoni, Lucy Rocha, Marcos PL e Professor Olavo Dias.

Das 14h às 17h

– ESPETÁCULO: EXPEDIÇÃO PACÍFICO – É na Grande Ilha de Lixo do Pacífico que vão parar toda sorte de detritos e rejeitos da nossa humanidade. Dois catadores, conforme recolhem o lixo, conseguem construir um mundo fantástico de diversão, bom humor e muitos sonhos, criando uma poesia visual cheia de belas imagens e incríveis cenários para onde são capazes de viajar. Com a Cia. Truks. Não é necessário fazer inscrição.

Das 15h às 15h50.

INFANTIL

– HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infanto-juvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário fazer inscrição. Com equipe BVL.

Sextas-feiras, às 15h

*No dia 12, a contação está especial!

Domingos, às 16h

7/10 – Toda forma de amor.  Com a Cia. Arte Negus.

14/10 – Mata. Com Os Fabulistas.

21/10 – O circo chegou. Com o Grupo Girasonhos.

28/10 – Contos brasileiros. Com o Grupo Três Marias e um João.

– PINTANDO O 7 – Atividades para pintar, desenhar, colar e criar, inspiradas em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Com equipe BVL. A partir de 7 anos. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Quartas-feiras, das 10h30 às 11h30.

– BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Com equipe BVL. A partir de 7 anos. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Sextas-feiras, das 15h30 às 16h30.

(No dia 12 não haverá a atividade).

– LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Com equipe BVL. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Sábados e domingos, das 10h30 às 11h15.

– OFICINA DE PRODUÇÃO DE LIVROS – A partir da abordagem de cada uma das etapas dos processos da produção editorial e um bate-papo sobre o universo da literatura, a oficina tem o objetivo de estimular os participantes à confecção de um livro próprio. Indicado pessoas de 10 a 17 anos. Com a autora Vanessa Meriqui. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Terça-feira, dia 30, das 14h às 17h.

JOVEM

– LUAU BVL – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e oferece espaço para apresentações artísticas. Com equipe BVL. A partir de 13 anos. Não é necessário fazer inscrição.

Quintas-feiras, das 16h às 17h

– COMPARTILHANDO SABERES: Curso livre – Inglês Básico – Você sabia que aqui na BVL agora tem também curso de inglês? Venha aprender uma nova língua e conhecer novas culturas! Com Martim Mendonça de Albuquerque Cavalcanti. A partir de 16 anos. Inscrições: pelo link www.bvl.org.br/inscricao.

Quartas e sextas, a partir de 3 de outubro, das 10h30 à 11h30.

(Não haverá atividade no dia 12).

ADULTO

– CLUBE DE LEITURA – Todos os meses, a BVL seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura.

Sexta-feira, dia 26, das 15h às 17h

O perfume, de Patrick Süskind. Com equipe BVL. Não é necessário inscrição.

– SEGUNDAS INTENÇÕES – Bate-papo com Fernando Vilela e Stela Barbieri. Mediação: Manuel da Costa Pinto. Não é necessário fazer inscrição. Declaração de atividades complementares para estudantes universitários.

Sábado, dia 6, das 11h às 13h

– COMPARTILHANDO SABERES: Yoga – Desfrute desta prática milenar, que promove bem-estar e melhorias na qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga apostam em posturas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e contemplam o alongamento, o fortalecimento muscular, o equilíbrio, a concentração na respiração e o relaxamento.  Com Fernanda Haskel. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

Terças-feiras, das 17h15 às 18h15.

DE OLHO NAS INCRIÇÕES!

– OFICINA: CRIAÇÃO E PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS – Aprenda a criar projetos de história em quadrinhos e detalhes sobre o processo de produção, criação de universos e séries, formas de viabilização e noções do atual mercado. Carga horária: 12 horas. Com Daniel Esteves e Samuel Bono. A partir de 12 anos. Inscrições: a partir de 16 de outubro, pelo link www.bvl.org.br/inscricao

Dias 9, 10 e 11 de novembro, das 14h às 18h

– CURSO CLUBE DE ESCRITA LITERÁRIA – Laboratório para desenvolvimento de recursos e técnicas literárias, visando a escrita de textos em prosa de ficção. Por meio de discussões conjuntas da produção de cada um dos participantes, o objetivo é alcançar a voz autoral do participante. Com o escritor Luiz Ruffato. Indicado para pessoas acima de 16 anos. Pré-inscrições: a partir de 9 de outubro, pelo link www.bvl.org.br/inscricao. Vagas limitadas. É obrigatório que o participante envie um texto de prosa de ficção (conto, trecho de romance) com até 6 mil caracteres. O endereço para envio do texto será divulgado no ato da pré-inscrição.

Dias 27, 28 e 29 de novembro, das 14h às 18h

Carga horária: 12 horas.

– TECNOLOGIA DIA A DIA

CURSO DE INFORMÁTICA – BÁSICO (+60)

Carga horária: 34 horas.

OFICINA DE SMARTPHONES (+60)

Carga horária: 24 horas.

Quer aprender a mexer no computador, digitar, escrever um texto e usar e-mail? Ou então, a usar o telefone celular, o WhatsApp e mandar fotos? A BVL é o lugar! Aqui o conteúdo é passado de um jeito fácil, sem complicações. Inscreva-se e veja como tecnologia não é um bicho de sete cabeças!

Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Inscrições: diretamente no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas) ou pelo telefone (11) 3024-2500.

TODOS OS PÚBLICOS

– JOGOS SENSORIAIS – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Com equipe BVL. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Terças-feiras, das 16h30 às 17h30.

– LEITURA AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

Quartas-feiras, das 16h30 às 17h

– JOGOS PARA TODOS!  Oficina de xadrez – Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Sábados, dias 13 e 27, das 15h às 17h

– DOMINGO NO PARQUE – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias no Parque Villa-Lobos. Com a Cia. Duo Encantado. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da Biblioteca.

Domingo, dia 21, das 11h às 16h

– JOGOS DE VIDEOGAME – A BVL oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão, uma sala equipada com videogame, com os jogos mais legais do momento. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

De terça a domingo, das 9h30 às 18h30.

– PONTOS MIS – Sabia que aqui na BVL tem até sessão de cinema? Em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS), o programa promove a exibição de filmes e a formação de plateias. Não é necessário fazer inscrição.

Quartas-feiras, às 14h

O menino e o mundo – Dir. Alê Abreu, Brasil, 2013, 1h20, animação/ aventura, livre. Elenco: Vinicius Garcia, Marco Aurélio Campos, Lu Horta. Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

 

Biblioteca Parque Villa-Lobos – Av. Queiroz Filho, 1205, Alto de Pinheiros, São Paulo (SP) Tel.: 11-3024-2500 – https://bvl.org.br/

 

Secretaria da Cultura do Estado – Assessoria de imprensa

Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 – stgomes@sp.gov.br

Elisabete Alina Skwara – (11) 3339-8164 – betealina.culturasp@gmail.com

Monique Rodrigues – (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com

 

Compartilhe!