HomeDESTAQUES ESPECIAIS Cultura + Notícias Sem categoriaDia da Cultura: 17 museus e suas curiosidades

Dia da Cultura: 17 museus e suas curiosidades

Hoje é 5 de novembro, Dia da Ciência e da Cultura. Pensando nisso, preparamos uma lista com 17 curiosidades sobre os nossos museus, confira.

Casa das Rosas

Libras -> Você sabia que é possível fazer um tour pela Casa das Rosas em Libras? O roteiro do videoguia mostra cada pedaço da casa que leva literatura de uma forma charmosa para a Avenida Paulista.
https://www.casadasrosas.org.br/noticias/confira-o-videoguia-da-casa-das-rosas

Casa Guilherme de Almeida
Além de abrigar obras modernistas como dos artistas Anita Malfatti, Lasar Segall e Tarsila do Amaral, a Casa Guilherme de Almeida é o primeiro centro voltado à tradução literária no país.
https://www.casaguilhermedealmeida.org.br/

Casa Mario de Andrade
Você sabia que a Casa Mario de Andrade foi reaberta ao público no ano do 70º aniversário de morte de escritor? Hoje a casa integra a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, junto com a Casa Guilherme de Almeida e a Casa das Rosas.
https://www.casamariodeandrade.org.br/index.php

Catavento Cultural
E como unir ciência e cultura? Esse é o desafio do Catavento, que divide sua programação em quatro áreas, como: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. O espaço é um dos preferidos das crianças, já que tem como objetivo ser educativo e principalmente divertido.
https://www.cataventocultural.org.br/

Pinacoteca
A Pinacoteca é considerada o museu mais antigo da cidade de São Paulo. Ele foi fundado em 1905 e hoje conta com mais de 10 mil peças de artistas renomados, como Anita Malfatti, Lygia Clark, Tarsila do Amaral e Candido Portinari.
https://pinacoteca.org.br/

Memorial da Resistência
Você sabia que o Memorial da Resistência está localizado dentro do prédio da Pinacoteca? Além disso, ele guarda as “memórias” da resistência e da ditadura brasileira e também oferece um curso intensivo sobre Direitos Humanos.
https://memorialdaresistenciasp.org.br/memorial/

Museu Afro
São mais de 11 mil metros quadrados que abrigam mais de seis mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje.
https://www.museuafrobrasil.org.br/

Museu Casa de Portinari
Uma casa na cidade de Brodowski, interior de São Paulo que abriga toda a história de Candido Portinari. No site você pode conferir um álbum sobre a inauguração da casa. Acesse https://www.museucasadeportinari.org.br/albuminauguracaomuseu/

Museu da Casa Brasileira
Você sabia que o museu da Casa Brasileira é voltado para ser o “guardião” da memória da arquitetura e design? Por lá você encontra a grande diversidade e estilos das moradias do Brasil.
https://mcb.org.br/pt/

Museu da Imagem e do Som
Voltado para a produção audiovisual, o espaço abriga mais de 200 mil itens como fotos, vídeos e cartazes. A exposição recordista de público foi o Castelo Ra-Tim-Bum,  em 2014, com 410 mil visitantes.
https://www.mis-sp.org.br/

Museu da Imigração
Como é o processo imigratório entre as nações? Quem guarda esses e outros segredos é o Museu da Imigração, que reúne a história das 2,5 milhões de pessoas, de mais de 70 nacionalidades, que passaram pelo prédio entre os anos de 1887 e 1978.
https://museudaimigracao.org.br/

Museu de Arte Sacra
O museu abriga peças antigas, datadas entre o século 16 e 20. A visita ao museu também é uma viagem à história do Brasil, já que suas obras fizeram parte do processo de colonização da América do Sul.
https://www.museuartesacra.org.br/

Museu do Café
Como a história do café se mistura com a história do Brasil? Quem revela essa trajetória é o Museu do Café, que está instalado no edifício da antiga Bolsa Oficial de Café, local onde, até 1957, aconteciam as negociações do produto.
https://www.museudocafe.com.br/

Museu do Futebol
Inspirado na paixão nacional, o Museu do Futebol está localizado no Pacaembu e está estruturado em três eixos – emoção, história e diversão.
https://museudofutebol.org.br/

Museu Felícia Leirner
E porque não unir um lindo jardim com obras de arte em Campos do Jordão? O Museu Felícia Leirner reúne um conjunto de 85 obras de bronze, cimento branco e granito da artista por uma área de mata de 35 mil metros quadrados.
https://www.museufelicialeirner.org.br/

Museu Índia Vanuíre
Localizado na cidade de Tupã, o museu guarda as  memórias de seus habitantes, indígenas e não indígenas, e exerce as funções social e educacional nos princípios democráticos e interculturais.
https://www.museuindiavanuire.org.br/

Paço das Artes
O local ideal para diversos movimentos artísticos contemporâneos, abrangendo segmentos das artes visuais, tais como artes plásticas, artes gráficas, design e multimídia.
https://www.pacodasartes.org.br/

Compartilhe!