HomeAssessoria ReleasesDia da Consciência Negra é lembrado com dança e arte no Museu do Café

Dia da Consciência Negra é lembrado com dança e arte no Museu do Café

O Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, é uma homenagem ao Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, considerado o símbolo da resistência e luta contra a escravidão. No Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a data será celebrada com canto, dança e arte.

A programação tem início no dia 21 de novembro com uma Roda de Jongo, que será realizada pelo grupo Zabelê de Cultura Popular, na Cúpula do Museu, às 13h00. A apresentação preserva o formato tradicional dos jongos, com banco de tambores, dança e cantos, que demonstram a trajetória desta tradição típica, a contribuição bantu na nossa cultura e o seu papel na comunicação e manutenção da memória deste povo.

O Núcleo Educativo ministrará a oficina “Reflexões sobre arte contemporânea afro-brasileira”, no dia 25, às 15h00. Baseada na vida e obra de artistas brasileiros negros, a atividade tem o objetivo de desenvolver uma reflexão acerca da produção das artes plásticas contemporâneas. A proposta aliará estratégias de análise de obras de arte, contextualização histórica e prática artística. São 20 vagas voltadas para o público familiar e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail educativo@museudocafe.org.br. Os menores de 12 anos devem estar acompanhados de um responsável.

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h00 às 17h00, e aos domingos entre 10h00 e 17h00. Os ingressos para visitação custam R$ 10, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h00 às 18h00, e aos domingos entre 10h00 e 18h00. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.

Serviço

Roda de Jongo

21/11 | TER | 13h00

Local: Cúpula do Museu do Café

Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP

Telefone: (13) 3213-1750

Preço: Grátis

Oficina “Reflexões sobre arte contemporânea afro-brasileira”

25/11 | SÁB | 15h00

Local: Museu do Café

Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP

Telefone: (13) 3213-1750

Preço: Grátis

Inscrição: educativo@museudocafe.org.br

RelatedPost

Compartilhe!