HomeAssessoria ReleasesDezembro animado na Biblioteca de São Paulo

Dezembro animado na Biblioteca de São Paulo

A Biblioteca de São Paulo (BSP), instituição da Secretaria da Cultura do Estado, gerida pela Organização Social SP Leituras (que consta entre as 100 Melhores ONGs do País), tem uma série de atividades gratuitas e destinadas para todas as idades, para quem está passando pela capital paulista, já está na cidade em férias ou para aproveitar o período das festas de final de ano. Contação de histórias, luau, clube de leitura, sarau e exposição marcam o mês. A biblioteca tem programação também na Virada Inclusiva: no domingo, dia 2, a Hora do Conto traz a Cia. Fantoccini apresentando “A lua, o macaco e o tambor”, de Arlene Holanda, com interpretação em Libras, às 16h.

Entre os destaques do último mês do ano está o Domingo no Parque, programa que leva as atividades que costumam ser realizadas dentro da biblioteca para o Parque da Juventude. No dia 16 de dezembro, das 11h30 às 12h15, teremos sessões do programa Lê no Ninho, atividade indicada para os pequenos entre 6 meses e 4 anos com seus pais ou responsáveis, e das 12h15 às 16h, sessões de contações de histórias com a Cia. Mapinguary.

Além da Cia. Mapinguary e Cia. Fantoccini, passam pela BSP, em dezembro, os seguintes grupos convidados para a Hora do Conto, sempre aos domingos, às 16h: Cia. Arte Negus, Agrupamento Teatral, Grupo Mãos de Fadas e Cia. do Tok Tok. Sextas-feiras, às 15h, as contações são realizadas pela equipe BSP.

Já o último Clube de Leitura de 2018 propõe o debate em torno de “Estrelas além do tempo”, de Margot Lee Shetterly, no dia 13, das 15 às 17h. O encontro, que trata não só a obra mas da trajetória de autores, é comandado pela equipe BSP e acontece no auditório da biblioteca. Para participar, basta chegar, não é necessário fazer inscrição. É só chegar e aproveitar também a Exposição A Zona Norte Conta suas Histórias, que tem abertura no dia 11, às 14h e visitação sempre de terça a domingo, das 9h30 às 18h30. A mostra reúne as memórias, em formato de textos e desenhos, contadas por moradores da Zona Norte de São Paulo. O grupo fez parte do processo de formação promovido pelo Museu da Pessoa com a equipe da BSP, que pôde aprender a metodologia de memória social e utilizá-la na coleta de registros orais, escritos e ilustrativos da história dos espaços, regiões e comunidades.

Em função das festas de final de ano, vale lembrar que a biblioteca estará fechada nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. Mais informações sobre a BSP, acesse: https://bsp.org.br/

Confira a programação da Biblioteca de São Paulo:

INFANTIL

HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças.  Não é necessário fazer inscrição.

Sextas-feiras, às 15 horas.

7 – “Como o Grinch roubou o Natal”, de Dr. Seuss. Com equipe BSP.

14 – “Histórias à brasileira”, de Ana Maria Machado. Com equipe BSP.

21 – “Lá vem o ano novo”, de Ruth Rocha. Com equipe BSP.

28 – “Contos de enganar a morte”, de Ricardo Azevedo. Com equipe BSP.

Domingos, às 16 horas.

2 – “A lua, o macaco e o tambor”, de Arlene Holanda. Com interpretação em Libras. Com a Cia. Fantoccini – programação da Virada Inclusiva

9 – “Lolo Barnabé”, de Eva Furnari.  Com a Cia. Arte Negus.

16 – “Trem sem destino: Villa-Lobos”, inspirado nas obras de Karen Acioly e Nereida S. Santa Rosa. Com o Agrupamento Teatral.

23 – “A irmã do Conde”, de Helena Gomes e Geni Souza. Narração de histórias em Libras com interpretação para o português. Com o Grupo Mãos de Fada.

30 – “Chapeuzinho Vermelho”, de Charles Perrault. Com a Cia. do Tok Tok.

BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Com equipe BSP. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Quartas-feiras, das 15 às 16 horas.

5 – Peteca.

12 – Boca do palhaço.

19 – Morto-vivo.

26 – Jogo da memória.

PINTANDO O 7 – Atividade para pintar, desenhar, colar e criar, inspirada em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Com equipe BSP. A partir de 6 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Quintas-feiras, das 15 às 16 horas.

6 – Pega vareta.

13 – Palhaço bate-lata.

20 – BVL para colorir.

27 – Releitura de obras de Portinari.

LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Sábados, das 11 às 11h45. Domingos, das 11h30 às 12h15. No dia 16, a atividade acontecerá no Parque da Juventude, dentro do programa Domingo no Parque.

JOVEM

LUAU BSP – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e abre espaço para apresentações artísticas. Com equipe BSP. A partir de 13 anos. Não é necessário fazer inscrição. Quintas-feiras, das 12h30 às 13h30. Não haverá atividade nos dias 20 e 27.

ADULTO

CLUBE DE LEITURA – Todos os meses, a BSP seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. Em dezembro, o título escolhido é “Estrelas além do tempo”, de Margot Lee Shetterly. Quinta-feira, dia 13, das 15 às 17 horas. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

COMPARTILHANDO SABERES: Yoga – Desfrute desta prática, que promove bem-estar e melhorias na qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga apostam em posturas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e contemplam o alongamento, o fortalecimento muscular, o equilíbrio, a concentração e o relaxamento. Com Amanda Velloso. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. Sábados, dias 1º, 8 e 15, das 15 às 16 horas.

SARAU NA BSP – Literatura, canto e poesia. Com o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo. Coordenação de Terezinha Rocha. Não é necessário fazer inscrição. Domingo, dia 2, das 14h30 às 16h30.

PALESTRA HISTÓRIA DO PODER LEGISLATIVO DO BRASIL ATRAVÉS DO TEMPO – 1826-2009 – Com Josué dos Santos Ferreira, do Instituto de Estudos Legislativos Brasileiros – IDELB. Contemplado pelo ProAC/ICMS. Vagas preenchidas por ordem de chegada. Carga horária: 2 horas. Quarta-feira, dia 19, das 15 às 17 horas.

EXPOSIÇÃO A ZONA NORTE CONTA SUAS HISTÓRIAS – A exposição reúne as memórias, em formato de textos e desenhos, contadas por moradores da Zona Norte de São Paulo. O grupo fez parte do processo de formação promovido pelo Museu da Pessoa com a equipe da BSP, que pôde aprender a metodologia de memória social e utilizá-la na coleta de registros orais, escritos e ilustrativos da história dos espaços, regiões e comunidades. Até 13 de janeiro de 2019. Abertura: Terça-feira, dia 11, às 14h. Visitação: de terça a domingo, das 9h30 às 18h30. Não é necessário fazer inscrição.

TODOS OS PÚBLICOS

JOGOS SENSORIAIS – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. A partir de 11 anos. Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Terças-feiras, das 15 às 16 horas. Não haverá atividade no dia 25.

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Com equipe BSP. Sextas-feiras, das 16h30 às 17 horas. Não é necessário fazer inscrição.

7 – “Negrinha”, de Jean-Christophe Camus.

14 – “Me chame pelo seu nome”, de André Aciman.

21 – “Devassos no paraíso: a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade”, de João Silvério Trevisan. (*atividade não recomendada para menores de 18 anos)

28 – “Portinari”, de Nadine Trzmielina e Angelo Bonito.

JOGOS PARA TODOS! Oficina de xadrez – Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Sábados, 1º e 15, das 11 às 13 horas. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

DOMINGO NO PARQUE

Domingo, dia 16, no Parque da Juventude.

11h30 às 12h15 – Sessões do programa Lê no ninho, com equipe BSP.

12h15 às 16h – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias com a Cia. Mapinguary.

Não é necessário inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da Biblioteca.

SALA DE VIDEOGAMES – A BSP oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão: uma sala equipada com os jogos de videogame mais legais do momento.  De terça a sexta, das 9h30 às 18 horas. Aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

PONTOS MIS – Sabia que aqui na BSP tem até sessão de cinema? Em parceira com o Museu da Imagem e do Som (MIS), o programa exibe filmes e estimula a formação de plateias. Não é necessário fazer inscrição. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

SESSÃO ADULTO – quartas-feiras, às 10 horas. Exibição do filme “Era o Hotel Cambridge” (dir. Eliane Caffé, Brasil, 2016, 1h39, drama, português, 12 anos, elenco: Isam Ahmad Issa, Paulo Américo, Juliane Arguello). Refugiados recém-chegados ao Brasil dividem com um grupo de sem-tetos um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Além da tensão diária que a ameaça de despejo causa, os novos moradores do prédio têm que lidar com seus dramas pessoais e aprender a conviver com pessoas que, apesar de diferentes, enfrentam juntos a vida nas ruas.

SESSÃO INFANTIL – sextas-feiras, às 15h30. Exibição da animação “O menino e o mundo” (dir. Alê Abreu, Brasil, 2013, 1h20, animação/ aventura/ família, português, livre, elenco: Vinicius Garcia, Marco Aurélio Campos, Lu Horta). Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude – Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo (SP) (ao lado da Estação Carandiru do Metrô) Tel.: 11 2089 0800. https://bsp.org.br/

Compartilhe!