HomeAssessoria ReleasesDesenho-desafio, bexiga d’água, bibliokê e mais brincadeiras incentivam a coletividade nas bibliotecas das Fábricas de Cultura

Em dezembro, crianças e seus familiares encontram diversas atividades lúdicas que incentivam ações criativas

Aquecendo para as férias de fim de ano, as bibliotecas das Fábricas de Cultura – programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciadas pela Poiesis – oferecem diversas brincadeiras em dezembro, com foco no público infantil e seus familiares.

A biblioteca da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha inicia a programação. A criatividade e diversas narrativas serão incentivadas e praticadas em Criando marionete, no dia 3 de dezembro, terça-feira, às 15h. Neste encontro, cada participante confecciona uma divertida marionete para criar as próprias histórias e brincadeiras.

Já pensou em desenhar sem lápis nem papel, sem enxergar ou com partes inusitadas do corpo? Em Desenho-desafio, frequentadores da Vila Nova Cachoeirinha descobrem maneiras divertidas e imprevisíveis de criar ilustrações envolvendo o corpo e pela participação coletiva. A atividade ocorre em 12 de dezembro, quinta-feira, a partir das 14h30.

Desenho-desafio também passa pelas bibliotecas das Fábricas de Cultura Jardim São Luís, Diadema, Capão Redondo, Jaçanã e Brasilândia, nos dias 4, 5, 6, 11 e 13 de dezembro, respectivamente, sempre a partir das 14h30.

No dia 3/12, terça, às 14h30, o espaço a céu aberto da Fábrica de Cultura Capão Redondo será palco para Molhada!. Nesta brincadeira, as equipes de participantes tentam acertar os oponentes com bexigas d´água. O tom refrescante da atividade também lembra a proximidade do verão.

Na biblioteca da unidade Capão Redondo, um repertório musical inspirado em cantoras e cantores, os quais suas biografias estão presentes no acervo – como a da compositora Dona Ivone Lara – forma uma gincana de karaokê, a Bibliokê. Essa forma de celebração e de incentivo à leitura a partir da música está marcada para o dia 13 de dezembro, sexta, às 14h30.

Na Fábrica de Cultura Jaçanã, a biblioteca promove um “esquenta” para as férias de verão em Jogos e brincadeiras tradicionais!. Pula corda, amarelinha, queimada, entre outros jogos tradicionais, e ao mesmo tempo em que valorizam a prática coletiva, são exercitados no dia 12 de dezembro, das 14h30 às 16h30.

A seguir, todas as datas, horários, classificação indicativa e número de vagas de cada atividade. Não é necessária inscrição para participar e toda a programação é gratuita. Chegue mais e aproveite as brincadeiras.

SERVIÇO

Biblioteca – Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha | Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1575 – Vila Nova Cachoeirinha

Criando marionete
3/12 – terça-feira – 15h às 17h
Faixa Etária: maiores de 10 anos / Vagas:15

Brincando e cantando
6/12 – sexta-feira – 14h às 16h
Aqui, a proposta é conhecer e viajar pelos estados brasileiros por meio das brincadeiras e cantigas de roda. Venha se divertir com sua família e amigos, ao mesmo tempo em que conhece mais sobre a diversidade cultural do Brasil.
Faixa Etária: maiores de 8 anos / Vagas: 30

12/12 – quinta-feira – 14h30 às 16h30
Faixa Etária: maiores de 6 anos / Vagas: 20

Jogando o jogo!
4/12 – quarta-feira – 14h30 às 16h30
Em ritmo de férias, essa atividade propõe um dia de interação com os jogos para aprendermos o que não conhecemos e pensar sobre o que já usamos diariamente, além de renovar o espaço de jogos com novas iniciativas e brincadeiras.
Faixa etária: livre / Vagas: 40

Bibliokê
13/12 – sexta-feira – 14h30 às 16h30
Faixa etária: livre / Vagas: 20

Biblioteca – Fábrica de Cultura Jardim São Luís | Rua Antônio Ramos Rosa, 651 – Jardim São Luís

4/12 – quarta-feira – 14h30 às 16h30
Faixa Etária: maiores de 6 anos / Vagas: 20

Biblioteca – Fábrica de Cultura Jaçanã | Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138; Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360

Jogos e brincadeiras tradicionais!
12/12 – quinta-feira – 14h30 às 16h30
Faixa Etária: livre / Vagas: 20

Biblioteca – Fábrica de Cultura Diadema | Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema/SP

5/12 – quinta-feira – 14h30 às 16h30
Faixa etária: maiores de 6 anos / Vagas: 20

Biblioteca – Fábrica de Cultura Brasilândia | Av. General Penha Brasil, 2508

13/12 – sexta-feira – 14h30 às 16h30
Faixa Etária: maiores de 6 anos / Vagas :20

Fábricas de Cultura
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h
www.fabricasdecultura.org.br

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2019, as Fábricas de Cultura são patrocinadas, por meio da lei de Incentivo à Cultura, pelo instituto Center Norte (região Norte) e Fundação Via Varejo (região Norte e Sul).

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.