HomeAssessoria ReleasesDebate sobre 2001 – Uma odisseia no espaço e Especial Festival de Curtas e são destaques do #MISemCasa

Debate sobre 2001 – Uma odisseia no espaço e Especial Festival de Curtas e são destaques do #MISemCasa

Cineastas Laís Bodanzky, Tata Amaral e Ana Luiza Azevedo fazem debate ao vivo no canal do MIS, dentro da programação do Festival Internacional de Curtas – Kinoforum. Ainda nesta semana, o #MISemCasa traz encontros sobre cinema, música, criança, fotografia e mais uma edição do #Cineciência ao vivo

O cinema é destaque na programação da semana do #MISemCasa, campanha virtual com conteúdo diário e inédito do Museu da Imagem e do Som – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Nesta quinta, às 20h, acontece uma live especial no canal do MIS no Youtube, dentro da programação do Festival Internacional de Curtas – Kinoforum. As cineastas Laís Bodanzky, Tata Amaral e Ana Luiza Azevedo irão debater os filmes “Cartão Vermelho”, de Laís Bodanzky, “Viver a Vida”, de Tata Amaral, e “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado. A atividade acontece dentro do programa especial ‘Criatividade em Tempo de Crise’, reúne alguns dos mais importantes cineastas revelados durante a denominada ‘Primavera do Curta’ (1986 – 1996).

Ainda para os cinéfilos, nesta semana o #MISemCasa apresenta mais uma edição ao vivo do #CineCiência, tradicional programa do Museu que traz um debate com especialistas sobre filmes de variados gêneros. Neste domingo, acontece bate-papo sobre o clássico 2001- Uma Odisséia no Espaço (dir. Stanley Kubrick, EUA – UK, 1968 148 min, Livre).  Mediado por José Luiz Goldfarb, curador do projeto, o debate conta com o físico Luis Carlos Meneses e do doutor em cinema Francisco Tupy.

Oficinas gratuitas para crianças

O Pontos MIS, programa de difusão do Museu que leva atividades culturais para diversos municípios do Estado de São Paulo, segue com suas atividades virtuais – gratuitas e abertas para todos os públicos. Na quarta-feira, acontece mais uma edição do Pontos MIS Criança, com duas novas oficinas dentro do tema Monstros e Monstrices. A oficineira Marta Russo apresenta a “Oficina Monstros e Criaturas Extraordinárias – O Mundo de Tim Burton”, enquanto Maria Cecília Amaral traz a “Oficina Guarda-roupa dos Monstros – Figurino em Cena para Crianças”. Para participar, basta preencher formulário a partir das 11h do dia 5 de agosto, neste link.

+ Programação

Completam a programação do #MISemCasa desta semana: o depoimento do cineasta Luiz Castellini, que integra a Coleção Memória do Cinema do Acervo MIS; mais um episódio do projeto Lendo Imagens; Masterclass com Guilherme Chiapetta; Notas Contemporâneas com Amaral Vieira; e o Pontos MIS – bate papo de cinema com o filme Domingo.

O #MISemCasa acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19, que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento temporariamente suspenso.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

Programação #MISemCasa | 03 a 09.08


03.08 | Segunda-feira | 20h | Coleção Memória do Cinema – Luiz Castellini 

O programa “Memória do cinema” colheu depoimentos de importantes nomes do universo cinematográfico brasileiro que são imprescindíveis para a compreensão da evolução da forma de fazer cinema no Brasil e suas nuances, técnicas e gêneros. Neste episódio, uma edição especial do depoimento de LUIZ CASTELLINI, realizado no MIS, em parceria com a Heco Produções, em 2012. O cineasta, roteirista e produtor Luiz Castellini conta sobre o início de sua trajetória cinematográfica e sobre sua atuação no cinema paulista, no movimento independente denominado “Boca do Lixo”. Como roteirista, fala de seu primeiro filme: “Cio – Uma Grande História de Amor” (direção de Fauzi Mansur), e de trabalhos com os diretores  Antônio Polo Galante, Custódio Gomes e Hércules Breseghelo, respectivamente com os filmes: “Presídio de Mulheres Violentadas”, “Terra Quente” e “Por um corpo de mulher”. Além disso, o diretor também fala sobre as musas no cinema da “Boca”, o aprendizado com Mazzaropi  e de trabalhos pontuais de sua trajetória como: “Tara- Prazeres proibido”, “Reencarnação do Sexo”, “Instinto Devasso” e “As Gazelas”, no qual criou-se os filmes de episódios e teve produção de Davi Cardoso. 

Outros depoimentos de importantes personalidades do cinema brasileiro, como Rogério Sganzerla, Nelson Pereira dos Santos, Tizuka Yamazaki, Cacá Diegues, Jean-Claude Bernardet e Eduardo Coutinho, podem ser acessados pelo Acervo Online.


04.08 | Terça-feira | 20h | Masterclass com Guilherme Chiappetta

Guilherme Chiappetta é baixista e produtor musical. Nesta entrevista, realizada durante o projeto Núcleo Experimental de Cinema do MIS, ele fala sobre o trabalho de som no cinema, técnicas de captação, momentos de silêncio e de como é importante observar o que pede a narrativa para trabalhar o som no filme. Explica a necessidade, em especial de diretores que estão começando na área, de pesquisar por referências. Analisar produções de curtas e longas-metragens para entender de que forma o som pode ser trabalhado em cada produção. 

Criado em 2016, o Núcleo Experimental de Cinema do MIS busca incentivar a produção de curtas-metragens nacionais, contribuir para o aperfeiçoamento de novos produtores de conteúdo audiovisual e ser um espaço de convergência.

05.08 | Quarta-feira | 11h | Pontos MIS Criança: Monstros e Monstrices – Ep 7 e 8

O Pontos MIS, programa de difusão do Museu, apresenta o projeto infantil inédito Pontos MIS Criança, com o tema Monstros e Monstrices. Toda quarta-feira, durante um mês, crianças e famílias poderão conferir dois vídeos com oficinas sobre desenhos, colagens e criação de histórias, a partir da linguagem cinematográfica – utilizando técnicas de gravação, trilha sonora, figurino, animação, efeitos especiais e edição. 

Nesta semana, vão ao ar os dois últimos episódios do projeto. A oficineira Marta Russo apresenta a “Oficina Monstros e Criaturas Extraordinárias – O Mundo de Tim Burton”, enquanto Maria Cecília Amaral traz a “Oficina Guarda-roupa dos Monstros – Figurino em Cena para Crianças”. Para participar, basta preencher formulário a partir das 11h do dia 5 de agosto, neste link.

05.08 | Quarta-feira | 20h | Notas Contemporâneas – Amaral Vieira

O programa Notas Contemporâneas registra depoimentos de significativos nomes do cenário musical brasileiro, erudito e popular, cuidando da manutenção da prática de história oral do MIS, um dos pilares de criação do museu. Durante a programação #MISemCASA, uma série de edições inéditas a partir desse material vem sendo apresentada, com organização e curadoria da historiadora Rosana Caramaschi, responsável pela entrevista, pesquisa e roteiros desde a primeira edição do programa em 2011. Amaral Vieira nasceu em São Paulo, é pianista, compositor, musicólogo e professor e um dos principais nomes da música brasileira. Ele conta um pouco sobre a sua trajetória no Notas Contemporâneas gravado em agosto de 2012. Entre suas obras próprias são mais de 500 composições para vários tipos de conjuntos musicais. Recebeu inúmeros prêmios como pianista e compositor, assim como distinções e honrarias em reconhecimento ao seu trabalho artístico no Brasil, França, Alemanha, Inglaterra, Hungria e Japão. Da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), recebeu diversos prêmios sendo alguns deles, o de compositor da “Melhor Obra Vocal de 1992”, por sua “Fantasia Coral”, para mezzosoprano, piano, órgão, harpa, coro e duas banda sinfônicas, da “Melhor Obra Sinfônica de 1993” com “Sons Inovadores” para orquestra e “Melhor Obra Camerística de 1999” com seu quinteto “Fronteiras”.

06.08 | Quinta-feira | 20h | Especial – Festival Internacional de Curtas Kinoforum

Em parceria com o MIS, o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum – propõe um “esquenta” com projeções de curtas brasileiros históricos e lives com seus diretores. O programa especial ‘Criatividade em Tempo de Crise’ reúne alguns dos mais importantes cineastas revelados durante a denominada ‘Primavera do Curta’ (1986 – 1996). Entre outras questões, os debates têm como pauta a criação, produção e circulação desses curtas e de como foi possível eclodir uma filmografia criativa e impactante em pleno período de crise aguda na produção cinematográfica brasileira? E que lições pode-se extrair de tal experiência para iluminar os dias que se seguirão à pandemia planetária do Covid-19?

Nesta quinta, às 20h, acontece uma live especial no canal do MIS no Youtube com Laís Bodanzky, Tata Amaral e Ana Luiza Azevedo. As cineastas irão debater os filmes “Cartão Vermelho”, de Laís Bodanzky, “Viver a Vida”, de Tata Amaral, e “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado, que serão exibidos às 19h na plataforma do Festival (mais informações neste link).

07.08 | Sexta-feira | 20h | Mostra Cinema de Acervo – São Paulo, a cidade-mundo

A campanha #MISemCASA apresenta a Mostra Cinema de Acervo, uma seleção de filmes brasileiros digitalizados a partir de material físico tais como 16mm, 35mm ou Super 8, disponíveis no Acervo MIS. No mês de julho, a programação traz um recorte de filmes que apresentam discussões e temáticas sobre sociedade, arte e política. São produções documentais e ficcionais que recortam contextos diferentes do Brasil. No mês de agosto, essa programação terá um recorte de produções documentais, mostrando desde as origens da cidade de São Paulo até o comportamento social e político da sociedade brasileira. Nesta sexta-feira, a Mostra São Paulo, a cidade-mundo traz discussões sobre a formação de bairros famosos da cidade e de como esse espaço urbano é característico. São Paulo é uma metrópole cheia de referências e de pessoas distintas, o que faz de sua origem e desenvolvimento ser ainda mais especial. Em Barra Funda (Dir. Ana Regina Freitas, Brasil, 1989, 17 min, Livre), Ana Regina Freitas apresenta as origens de um dos bairros mais queridos da cidade, da chegada dos primeiros imigrantes italianos até a criação de espaços culturais característicos do local. Marcelo Masagão faz de SP (Dir. Marcelo Masagão, Brasil, 1991, 7 min, Livre) um retrato experimental da cidade com fotos históricas em meio aos prédios que identificam a cidade. Completa a mostra o filme Madalena, Beatriz e outras vilas (Dir. Elaine Lavezzo e Ana Regina Freitas, Brasil, 28 min, Livre), que conta a história do famoso bairro paulistano Vila Madalena.

08.08 | Sábado | 18h | Bate-papo de Cinema Pontos MIS | Domingo

O programa, que traz uma sessão de cinema online seguida por bate-papo ao vivo, apresenta nesta semana o longa Domingo (Direção Clara Linhart e Fellipe Barbosa, Cor,  Brasil, 2018, 95 min, 16 anos), em parceria com a Arthouse. Para assistir gratuitamente ao filme, que será exibido às 16h, basta preencher um cadastro neste link. Já o bate-papo ao vivo, que conta as presenças Clara Linhart e Fellipe Barbosa, Cássio Starling e mediação Chico Santos, acontece às 18h no canal do MIS no Youtube.

Sobre o filme: 1º de janeiro de 2003. Enquanto Brasília celebra a posse do Presidente Lula, duas famílias do interior gaúcho se reúnem em uma velha casa de campo para um churrasco regado a champanhe, segredos, anseios e frustrações. ‘Domingo’ poderia ser um dia qualquer – não fosse a tempestade repentina que despertará antigos fantasmas.

09.08 | Domingo | 11h | Lendo Imagens – Ep 5: Fernanda Frazão

O projeto Lendo imagens apresenta um diálogo direto entre artistas e público, partindo das fotos de Acervo MIS. O museu convida artistas a escolherem uma imagem do acervo para compartilhar uma leitura com o público, com o objetivo divulgar as obras e, também, valorizar fotógrafos, curadores, críticos e pesquisadores contemporâneos.

Neste quinto episódio, a fotógrafa e cineasta Fernanda Frazão lê uma imagem do Felipe Larozza, fotógrafo participante do Nova Fotografia 2019 com a série RADIOLAS. Radiolas é o nome dado as festas de reggae e todo um sistema de som, estilo musical muito presente em São Luís do Maranhão. Fernanda nos apresenta detalhes de uma das imagens, que passam desapercebido, e traz questões relacionadas ao ponto de vista do fotógrafo, luz e contexto do cenário das Radiolas. 

09.08 | Domingo | 17h | #Cineciência ao vivo – 2001 – Uma odisseia no espaço

O #CineCiência, tradicional programa do MIS que apresenta a cada edição um debate com especialistas sobre filmes de variados gêneros, ganha mais uma edição online na programação do #MISemCasa. Neste domingo, acontece um debate sobre o clássico 2001- Uma Odisséia no Espaço (dir. Stanley Kubrick, EUA – UK, 1968 148 min, Livre).  Mediado por José Luiz Goldfarb, curador do projeto, para essa edição os convidados são: o físico Luis Carlos Meneses e do doutor em cinema Francisco Tupy.

Exposições virtuais e Acervo Online MIS

Além da programação digital #MISemCASA, o Museu MIS apresenta cinco exposições virtuais realizadas em parceria com o Google Arts & Culture: Moventes (que traz imagens de situações de deslocamento em diferentes tipos de trabalho itinerante); A Coleção Guilherme Gaensly no acervo MIS: uma paisagem humana (que presenta imagens históricas sobre o cultivo do café no interior paulista); Cinema paulista nos anos 1970; Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970 e A mulher na Revolução de 32. Além das exposições virtuais, o público também pode conferir parte do Acervo MIS que está digitalizado e pode ser acessado neste link. No Acervo online, os visitantes encontram informações sobre os itens que compõem os acervos museológico e bibliográfico do MIS e, em alguns casos, terá amplo acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo. Tendo como base um banco de dados desenvolvido especialmente para o acervo do Museu, o Acervo online apresenta-se ao público como um instrumento para a exploração dos milhares de itens que fazem parte do acervo MIS.

S e r v i ç o

 

#MISEMCASA

SITE www.mis-sp.org.br

Redes

museudaimagemedosom
@mis_sp
@mis_sp
/missaopaulo

 

 

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Compartilhe!