HomeCultura + NotíciasMarço tem dança, literatura e escrita nas Oficinas Culturais

Março tem dança, literatura e escrita nas Oficinas Culturais

As Oficinas Culturais, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, oferecem atividades gratuitas de dança, artes visuais, escrita e produção cultural durante o mês de março. Os espaços são gerenciados pela Organização Social Poiesis.

O Ateliê Aberto de Gravura é um espaço destinado à produção e desenvolvimento de trabalhos de linguagem gráfica, possibilitando a prática da xilogravura e da gravura em metal, bem como de variantes alternativas desses processos. Os participantes terão acesso à estrutura necessária para gravação e impressão, além de auxílio técnico, sendo necessário apenas providenciar os materiais individuais. A proposta é indicada para quem já tem alguma experiência na área e necessita de estrutura adequada para desenvolver seus trabalhos. O ateliê será realizado às segundas-feiras, até 26 de abril, das 13h30 às 16h30 na Oficina Cultural Oswald de Andrade.

Na oficina Corpo Consciente – O movimento e a escrita a partir da técnica Klauss Vianna, serão conduzidas práticas de experimentação corporal a partir do trabalho de pesquisa do OBARA – Grupo de Pesquisa e Criação. Trabalhando os tópicos principais da Técnica Klauss Vianna, o objetivo é propiciar a experimentação de um processo de conscientização maior dos indivíduos em relação a si mesmos, a seus padrões físicos e comportamentais, ao espaço que os rodeia, e em relação à sua comunidade. A oficina acontecerá de 9 de março a 1 de abril, terças e quintas-feiras, das 10h às 12h30. As inscrições estão abertas até quarta-feira,  3 de março.

O celular é o novo moleskine é a oficina de criação literária em que serão utilizados recursos digitais para a construção da narrativa e para a elaboração de textos. O aparelho celular será uma forma de olhar e registrar a realidade, não apenas lançando mão de fotos mas, também de vı́deos digitais. A Oficina é dividida em quatro módulos: estudo de cenas clássicas da literatura; como usar o celular como o novo Moleskine; aprendendo a criar escaletas digitais; transcriando imagens pela escrita. Os encontros acontecerão pelo Zoom de 10 de março a 30 de abril, quartas e sextas-feiras, das 18h às 19h30. As inscrições devem ser feitas  até o dia 7 de março.

Compreender o corpo como território de saberes ancestrais afrodiaspóricos, como espaço de resiliência e transgressão é o objetivo da live Afro-narrativas em dança. Para discorrer sobre essas novas narrativas,foram convidadas Vânia Oliveira e Vera Passos, com mediação de Kelly Santos. A live será transmitida no YouTube das Oficinas Culturais no dia 11 de março, quinta-feira, das 19h às 20h.

O espetáculo Platô é um trabalho que transita com a memória, a passagem do tempo, a mudança dos corpos, o correr das histórias. Corpos que se reencontram no tempo e no espaço, trajetos que se acompanham por muito tempo, desviam e voltam a se tocar. A exibição será no dia 12 de março no Instagram @insaio e no dia 1 de abril no YouTube das Oficinas Culturais.

O Festival 45+ de duetos de dança live é um festival on-line de valorização do trabalho de bailarinos e bailarinas com mais de 45 anos. Na programação serão apresentados duetos e mesas de discussão. O festival será exibido pelo YouTube e Facebook das Oficinas Culturais com retransmissão em YouTube Atelier Cênico, de 16 a 21 de março. As mesas de debate têm início às 11h e os espetáculos às 20h.

A oficina Conexão entre dança contemporânea e danças brasileiras apresentará aos participantes as danças brasileiras de origem africana e ameríndias como o Frevo, Samba de Côco, Bumba meu Boi e Maracatu Rural, trazendo novas possibilidades e qualidades de movimentos. A oficina será realizada pelo Zoom, nos dias 22, 24, 29 e 31 de março, das 10h às 12h. As inscrições devem ser feitas neste link até o dia 10 de março.

A oficina Lei Aldir Blanc: Prestação De Contas – Subsídio Inciso II E Editais Inciso III será dividida em duas turmas, sendo a primeira destinada aos gestores públicos e a segunda à sociedade civil. A oficina tem como objetivo apresentar conceitos e discutir a aplicação da Lei Aldir Blanc (Lei federal 14.017/2020) em municípios do Estado de São Paulo, a partir das bases estabelecidas pela regulamentação da mesma. Será abordado especificamente o Inciso II (subsídio; Tipos de gastos possíveis de acordo com a regulamentação federal e algumas referências municipais; Prazo e forma da prestação de contas); Inciso III (editais; Tipos de gastos possíveis; Formas mais comuns de prestação de contas de editais de concurso e premiação; Como elaborar um relatório; Juntada de documentos e guarda de notas fiscais); e, por fim, um panorama da prestação de contas dos entes municipais com a gestão federal. Estes conteúdos serão tratados de formas diferenciadas visando a atender as demandas de gestores públicos e da sociedade civil quanto aos processos de prestação de contas da LAB.

A atividade para gestores públicos acontecerá de 15 a 19 de março, das 10h às 12h, e as inscrições devem ser feitas neste link até o dia 3 de março. Para a sociedade civil, a oficina acontecerá nos dias 23 e 25 de março, das 18h às 20h, e os interessados podem se inscrevem neste link até o dia 3 de março.

Serviço

Onde: Oficina Cultural Oswald de Andrade
Atividade: Ateliê Aberto de Gravura
Data: até  26/4
Horário: das 13h30 às 16h30 Público
Prazo para inscrição: até 15/03
Link para inscrição: clique aqui
Vagas: 10
Seleção: ordem de Inscrição


Onde: Oficina Cultural Oswald de Andrade
Atividade: Corpo consciente – O Movimento e a Escrita a partir da técnica klauss vianna
Data: de  9/3 a 1/4 (terças e quintas)
Horário: das 10h às 12h30
Público: maiores de 18 anos
Prazo para inscrição: até 03/03
Link para inscrição: clique aqui
Vagas: 20
Seleção: análise da ficha de inscrição

Onde: Oficina Cultural Oswald de Andrade
Atividade: O Celular e o Novo Moleskine
Data: de  9/3 a 1/4 (terças e quintas)
Horário: das 10h às 12h30
Público: maiores de 18 anos
Prazo para inscrição: até 03/03
Link para inscrição: clique aqui
Vagas: 20
Seleção: análise da ficha de inscrição

Oficina Cultural Oswald de Andrade

OFICINA :

Coordenação: Fernando Magalhães Rangel, Adriana Coppi e Arara Xestal

Data e horário: De 10/3 a 30/4 – quartas-feiras e sextas-feiras – Das 18h às 19h30

Inscrições: Até 7/3

Seleção: Por ordem de Inscrição

Link para Inscrição: https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/91726a6e8c9faa2bb5f26d442a59c203

Vagas: 30

Plataforma de exibição: Zoom

Oficina Cultural Alfredo Volpi LIVE: AFRO-NARRATIVAS EM DANÇA Dança, Cultura Afro, Cultura Tradicional Com: Vânia Oliveira e Vera Passos

Mediação: Kelly Santos Data e horário: 11/3 – quinta-feira – 19h às 20h Participação: Aberta ao Público Plataforma de exibição: Via Youtube Oficinas Culturais

Oficina Cultural Oswald de Andrade

EXIBIÇÃO DO ESPETÁCULO: PLATÔ

Coordenação: iNSAiO Cia. de Arte

Datas e horários:

Dia 12/3 – sexta-feira – Às 15h.

Dia 1/ 4 – quinta-feira – 20h

Faixa Etária: maiores de 16 anos

Participação: Aberta ao Público

Descrição do Público: interessados em geral

Inscrição: Atividade com exibição aberta, sem a necessidade de inscrição.

Plataforma de exibição: Dia 12/3 assista em instagram @insaio e no dia 1/4 assista em youtube das Oficinas Culturais.

Oficina Cultural Oswald de Andrade FESTIVAL: 45+ DE DUETOS DE DANÇA LIVE

Data e horário: De 16 até 21/3 – Terça-feira a domingo.

Horários dos espetáculos: Sessões sempre 20h; Exceto pelo dia 17/3 que terá sessões em duas opções de horários, às 20h e também às 16h.

Horários das mesas de debate: Às 11h;

Faixa Etária: maiores de 16 anos

Participação: Aberta ao Público

Descrição do Público: interessados em geral

Plataforma de exibição: Youtube e Facebook das Oficinas Culturais com retransmissão em YouTube Atelier Cênico.

Oficinas Culturais – Formação Para o Interior

OFICINA: CONEXÃO ENTRE DANÇA CONTEMPORÂNEA E DANÇAS BRASILEIRAS

Coordenação: Mônica Alvarenga

Datas e horários: Dias 22, 24, 29 e 31 de março, das 10h às 12h Inscrições: Até 10/3https://forms.gle/cGCcTM4SxzQmxeCW8

30 Vagas

Público-alvo: atores, bailarinos, educadores e demais interessados, mesmo sem experiência na dança, com idade a partir de 16 anos.

Plataforma de exibição: Zoom

Programa: Oficinas Culturais – Formação Para o Interior

LEI ALDIR BLANC: PRESTAÇÃO DE CONTAS – SUBSÍDIO INCISO II E EDITAIS INCISO III – GESTORES PÚBLICOS

Coordenação: Ana Paula do Val, Ivan Montanari e Maria Carolina de Oliveira

Datas e horários: Dias 15 e 19 de março, das 10h às 12h Inscrições: Até 3/3https://forms.gle/ZJmGFymadwH4U6pW7

70 Vagas

Público-alvo: gestores públicos da área cultural

Plataforma de exibição: Zoom

LEI ALDIR BLANC: PRESTAÇÃO DE CONTAS – SUBSÍDIO INCISO II E EDITAIS INCISO III – SOCIEDADE CIVIL

Coordenação: Ana Paula do Val, Ivan Montanari e Maria Carolina de Oliveira

Datas e horários: Dias 23 e 25 de março, das 18h às 20h Inscrições: Até 3/3https://forms.gle/9cf2KqpdrboZyMsd7

70 Vagas

Público-alvo: agentes culturais da sociedade civil

Plataforma de exibição: Zoom

Compartilhe!