HomeAssessoria ReleasesCurso de português para refugiados leva casal iraniano ao Mesa SP

Curso de português para refugiados leva casal iraniano ao Mesa SP

Mahdi Nadim e Marjan Mansouriarshad fazem o preparo de um prato no Mesa Ao Vivo, dia 26; o casal participou da primeira turma do curso de português para pessoas em situação de refúgio, oferecido pelo Memorial da América Latina, Uninove, Caritas Arquidiocesana e Acnur

Mais do que oferecer cultura, o Memorial da América Latina também promove inclusão. No primeiro semestre desse ano, o Memorial, em parceria com a Uninove, a Caritas Arquidiocesana de São Paulo e o Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), ofereceu um curso de português para pessoas em situação de refúgio, que durou 8 semanas e recebeu mais de 20 alunos.

Dois deles, o casal de iranianos Mahdi Nadim e Marjan Mansouriarshad, há 7 meses no Brasil, participam agora do Mesa SP, um dos maiores eventos de gastronomia do Brasil, que acontece no Memorial da América Latina entre os dias 24 e 27 de outubro. Eles são uma das atrações do Mesa Ao Vivo, dia 26, às 15h30, apresentando o preparo de um aperitivo iraniano conhecido como mirsa qasemi.

Nadim trabalhou por 12 anos na cozinha e é especialista na comida de seu país. Com Marjan, está montando um pequeno restaurante que terá no cardápio um misto de gastronomia iraniana e internacional.

Curso de português

O curso de português foi criado para atender pessoas em situação de refúgio no Brasil e que se encontram em contexto de vulnerabilidade. A iniciativa pretende aproximar e promover a integração dos povos por meio do aprendizado do português, pois o não conhecimento da língua é um dificultador para o convívio social e para pleitear oportunidades no mercado de trabalho.

A primeira turma formou 23 alunos em agosto desse ano. Agora em outubro, uma nova turma foi formada. O curso tem duração de 8 semanas, com aulas às quartas, quintas e sextas-feiras, das 14h às 17h. Os formandos têm como país de origem Irã, África do Sul, Palestina, Nigéria, Venezuela, Síria, Somália, República da Guiné, Burkina Fasso e República Democrática do Congo.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Fundação Memorial da América Latina, a Uninove, a Caritas Arquidiocesana de São Paulo e o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados).

Serviço
Mesa SP
De 24 a 27 de outubro
Mesa Ao Vivo – Com Mahdi Nadim e Marjan Mansouriarshad
Dia 26, 15h30
Praça Cívica, Auditório Simón Bolívar e Salão de Atos
Ingressos: www.mesasp.com.br
Classificação livre para os espaços gratuitos. Pagantes do Mesa Tendências ou Mesa ao Vivo deverão ser maiores de 18 anos.
Mais informações: www.mesasp.com.br

Compartilhe!