secretaria da cultura do estado de são paulo

#CulturaSP lança edital de premiação dos Pontos de Cultura

Publicado em 29 de março de 2018

O programa Pontos de Cultura, que oferece incentivo financeiro e kits de audiovisual e música a grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural, está de volta. O edital de premiação do programa foi lançado em cerimônia na sede da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo nesta quinta-feira, 29, com presença do Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin e o Secretário da Cultura do Estado, José Luiz Penna.

A reativação do Pontos de Cultura, após um hiato de cinco anos, premiará 544 iniciativas culturais – 94 a mais do que na última edição. Do total, 144 iniciativas receberão a premiação no valor de R$ 60 mil reais e 400 receberão a premiação em forma de Kit Cultura de Audiovisual ou Kit Cultura Musical. O programa contará com 35 Agentes Mobilizadores, sete fóruns regionais e a TEIA – Encontro Estadual de Pontos de Cultura.

"Não são as palavras que movem o mundo, são as ações. Sem a dedicação das nossas equipes, muitas horas de trabalho e empenho, nada disso teria sido possível. Estou muito satisfeito em poder reconhecer o trabalho cultural feito por milhares de pessoas e entidades, de todo o país, com forte inserção comunitária, mas que muitas vezes não são devidamente reconhecidas pelo mercado cultural."
MESSAGE-ICON
Sérgio Sá Leitão
Ministro da Cultura
“Os Pontos de Cultura voltam com o desafio de dinamizar e impulsionar o trabalho de agentes culturais não só no estado de São Paulo, mas em todo o Brasil. A grande diversidade da cultura brasileira e o trabalho de artistas de todas as áreas só tem a ganhar com a expansão e consolidação do programa.”
MESSAGE-ICON
Geraldo Alckmin
Governador do Estado de São Paulo

As premiações atendem as ações estruturantes da Política Nacional Cultura Viva, que tem como objetivo assegurar e ampliar o protagonismo da diversidade cultural do Estado de São Paulo. A política também busca garantir o acesso aos meios de fruição e difusão cultural, para potencializar energias sociais e culturais e dar vazão à dinâmica própria das comunidades, entrelaçando-as e desenvolvendo uma cultura cooperativa e transformadora.

O Edital de chamamento será lançado em breve no site da Secretaria de Estado da Cultura e no site do Ministério da Cultura.

“A iniciativa de retomar os Pontos de Cultura é um reflexo do trabalho da Secretaria em expandir iniciativas culturais para cada vez mais municípios, fortalecendo a ideia de que a cultura deve falar com todos e contribuir para transformar comunidades.”
MESSAGE-ICON
José Luiz Penna
Secretário da Cultura do Estado de São Paulo
“Que tenhamos nos Pontos de Cultura um diálogo com todos. Que seja uma forma de levarmos igualdade, desenvolvimento e cultura.”
MESSAGE-ICON
Romildo Campello
Secretário-Adjunto da Cultura do Estado de São Paulo
Compartilhe!