HomeAssessoria ReleasesCultura árabe pautará ações do Museu do Café na segunda quinzena de junho

Cultura árabe pautará ações do Museu do Café na segunda quinzena de junho

Complementando a programação, transmissões sobre conversação de fotos e seminário envolvendo educação museal também acontecem gratuitamente

Mesmo após a oficina de fotografia em casa, as visitas educativas online e lives abordando métodos de preparo e receitas com o grão, o Museu do Café – equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – ainda tem muitos eventos virtuais gratuitos na agenda de junho. Além de dar continuidade às programações já estabelecidas, como as transmissões ao vivo toda sexta-feira, a instituição também traz novas adições ao cronograma do mês, com webinário, mostra no site e mais.

Exposição “Café Árabe, um símbolo de generosidade”

20 de junho

Mensalmente, desde abril, o MC lança uma nova exposição na plataforma “Google Arts & Culture”, a fim de levar um pouco da experiência de visitação às pessoas em isolamento social. Neste novo período, o destaque fica por conta da temática árabe, outra pauta que já integrou os espaços físicos do Museu e encantou o público com depoimentos de imigrantes, curiosidades sobre os hábitos de consumo nessa região – e as suas similaridades em relação aos costumes brasileiros –, e informações ligadas ao título de patrimônio cultural imaterial, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Convertido para o universo digital, todo esse conteúdo estará disponível a partir do dia 20, podendo ser acessado pelo site www.museudocafe.org.br.

Live sobre conservação de fotos

23 de junho, às 17h

Compartilhando orientações e métodos para garantir a boa conservação de fotografias pessoais, de maneira que mais gerações tenham acesso ao histórico da família, as equipes de salvaguarda dos acervos do Museu do Café e do Museu da Imigração participarão de uma live no Instagram, pelos perfis das instituições, no dia 23 (terça-feira), a partir das 17h. Os seguidores poderão enviar perguntas para serem respondidas ao término da apresentação do conteúdo.

Visita “Olhar educativo sobre a exposição ‘Café Árabe, um símbolo de generosidade”

25 de junho

As mediações voltadas à mostra baseada nas telas de Benedicto Calixto e ao edifício da antiga Bolsa Oficial de Café, divulgadas nos dias 1 e 10 de junho, proporcionaram um entendimento ampliado sobre esses tópicos, por meio de imagens e áudios gravados pelos educadores. Quem gostou de acompanhar as atrações, terá a chance de aproveitar uma terceira visita online, sobre a exposição “Café Árabe, um símbolo de generosidade”. A proposta visa estabelecer diálogos, construindo diferentes pontos de vistas sobre os conteúdos que permeiam o patrimônio cultural do café.

Assim como a mostra, esse material será divulgado no site do MC.

Seminário “Quantos views? Experiências da educação museal em plataformas digitais”

30 de junho, às 15h

Para além das visualizações de conteúdos produzidos nas redes sociais, as equipes do Museu do Café e do Museu da Imigração buscam alternativas para a realização de ações educativas significativas aos seus públicos. Por essa razão, convidam especialistas da área a apresentar iniciativas inovadoras na construção desse conhecimento e na abertura dos equipamentos para novos públicos, dialogando sobre estratégias e os desafios de tornar essas instituições cada vez mais acessíveis e democráticas nos meios digitais.

As inscrições gratuitas devem feitas clicando aqui. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail agendavisitas@museudocafe.org.br.

Museu do Café

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP

Telefone: (13) 3213-1750

Funcionamento: de terça a sábado, (fechado às segundas) das 9h às 17h e, aos domingos, das 10h às 17h

R$ 10,00 e meia entrada para funcionários da rede pública do Estado de São Paulo e terceira idade

Grátis aos sábados

Acessibilidade no local museudocafe.org.br

Compartilhe!