HomeAssessoria ReleasesCoral Infantil do Guri Capital e Grande São Paulo apresenta Suíte Quebra-Nozes na Unibes Cultural

Coral Infantil do Guri Capital e Grande São Paulo apresenta Suíte Quebra-Nozes na Unibes Cultural

Grupo formado por crianças entre 7 e 12 anos faz concerto gratuito compeças como  Suíte Quebra-Nozes, balé de Tchaikovsky, e canções do Sítio do Pica-Pau Amarelo 

O Coral Infantil do Guri Capital e Grande São Paulo faz apresentação gratuita no dia 30 de novembro, sábado, às 16h, na Unibes Cultural. O grupo é composto por alunas e alunos de 7 a 12 anos do Guri Capital e Grande São Paulo, programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura na Capital e região metropolitana de São Paulo.

O Coral Infantil interpreta, sob regência da maestrina convidadas Ana Yara Campos, um repertório variado que abrange desde Gilberto Gil aTchaikovsky, com canções para crianças e adultos de música clássica e popular.

Será uma oportunidade para levar as crianças para conhecerem compositores como Johannes Brahms de quem o Coral Infantil interpreta canções com versões em português como Canção de Ninar (Wiegenlied), Canção das Meninas(Mädchenlied) e O Ferreiro (Der Schmied), além de SuíteQuebra-Nozes, do famoso balé do compositor russo Tchaikovsky. Para fechar a apresentação, as crianças interpretam algumas músicas da trilha sonora de Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Após o Coral Infantil, é a vez do Coral de Familiares subir ao palco da Unibes Cultural. O grupo, formado por familiares dos alunos e alunas do Guri Capital e Grande São Paulo, apresentará,sob a regência de Déborah Rossi, um programa com clássicos da MPB, de Milton Nascimento a Gonzaguinha, e canções que unem melodias do repertório com poemas de autores consagrados, como as dobradinhas de Villa-Lobos com Ferreira Gullar, Antônio Ribeiro com Cora Coralina, e José Vieira Brandão com Manuel Bandeira.

Serviço:

CORAL INFANTIL

Ana Yara Campos, regente convidada

Programa 

Johannes Brahms (1833-1897)
Canções (versão em português, Ana Yara Campos)
Sonntag (Domingo) op.47 n.3
Der Schmied (O ferreiro) op.19 n.4
Wiegenlied (Canção de ninar) op.49 n.4
Mädchenlied (Canção das Meninas) op.107 n.5
Dort in denWeiden (Lá no campo) op.97 n.4
[versão em português, Ana Yara Campos]

PyotrIlych Tchaikovsky (1840-1893)
Suíte Quebra-Nozes (letras por Ana Yara Campos)
Marcha
Dança da fada dos doces
Dança russa
Dança árabe
Dança chinesa
Dança dos sopros
Valsa das flores

Hekel Tavares (1896-1969)
Canções (arr. Ana Yara Campos)
Azulão, com Luiz Peixoto
Bia-ta-tá, com Jaime d’Altavitta
Engenho Novo, em “Três Canções Sertanejas”
Você, com Nair Mesquita

Canções de Sítio do Pica-Pau Amarelo (trilha sonora original de 1977)
(arr. Yara Campos;, com exceção de *Christina Brito Bottura)
Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Gilberto Gil
Ploquetpluft nhoque (Jaboticaba), de Dori Caymmi e Paulo Cesar Pinheiro
Saci, de Guto Graça Mello
Dona Benta, de Ivan Lins e Vitor Martins
Pedrinho*, de Dori Caymmi e Paulo Cesar Pinheiro
São João Dararão (folclore do Piauí)

CORAL DE FAMILIARES
Déborah Rossi, regente convidada

Programa

Milton Nascimento e Fernando Brant
Ponta de areia (arr. Boca Livre)

Gonzaguinha
A felicidade bate à sua porta (arr. André Protasio)

Adoniran Barbosa
Trem das onze (arr. Eduardo Dias Carvalho)

Heitor Villa-Lobos / Ferreira Gullar
O trenzinho do caipira (arr. Ana Yara Campos)

Antonio Ribeiro / Cora Coralina
Trem de gado (estreia)

Milton Nascimento e Fernando Brant
Travessia (arr. Alexandre Zilahi)

José Vieira Brandão / Manuel Bandeira
Trem de Ferro

Geraldo Rocca/Paulo Simões
Trem do pantanal (arr. Iso Fischer)

Tradicional Negro Spiritual
Ev’ry time I fellthespirit (arr. Henry Smith)

Data:30 de novembro, sábado

Horário: 16h

Local:Unibes Cultural

Endereço:  Rua Oscar Freire, 2.500,São Paulo/SP

Entrada Gratuita

Coral Infantil do Guri

O canto é uma das formas mais antigas de se fazer música, e sua história está intimamente ligada ao desenvolvimento da sociedade e da cultura. No Guri, o ensino e a prática coral é preceito básico da formação musical, e o Coral Infantil, que reúne crianças de 7 a 12 anos, é o conjunto mais jovem de todo o programa. Nele, acontece um caminho de mão dupla: ao mesmo tempo que a criança aprende que música é interpretação e performance, a performance acolhe a propensão natural da criança pela brincadeira, e transforma a experiência musical um processo ao mesmo tempo aprofundado e lúdico, trabalhando de forma integrada música e expressão corporal. Em seu repertório, o Coral Infantil aprende música e história da música, tendo contato com uma ampla gama de composições, que vão desde peças populares brasileiras da Era do Rádio e da MPB, passando pelo folclore popular a arranjos de compositores clássicos e do contemporâneo. Representativo, o grupo já participou de diversos projetos importantes, como o Especial de Fim de ano da TV Cultura (2012), o CD Cantos Novos, com o Coral Juvenil do Guri (2012), e a interpretação de Carmina Burana, na Sala São Paulo, com a Orquestra Jovem do Estado (2015).

Coral de Familiares do Guri

Criado para atender os pais dos alunos durante os ensaios dos Grupos Infantis e Juvenis, o Coral de Familiares é um exemplo da interação entre as esferas artística e social da pedagogia do Guri. Ao acompanhar de perto as atividades dos filhos, participar de seu cotidiano, compartilhar suas aspirações, os pais acabam compreendendo e incentivando a formação das crianças e adolescentes. Esse apoio ajuda a fortalecer não apenas o aluno, mas também os vínculos familiares e sociais dos envolvidos. O Coral de Familiares interpreta arranjos de canções populares e eruditas, com participação de um pianista ou a capella (sem acompanhamento instrumental).
Grupos Infantis e Juvenis

Os Grupos Infantis e Juvenis são parte fundamental da estrutura artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo. Suas apresentações refletem não apenas o ensino de música oferecido pelo programa, como também deixam evidente o trabalho social presente em cada um dos 46 polos distribuídos pela capital e região metropolitana de São Paulo. A temporada 2019 dos Grupos Infantis e Juvenis do Guri é realizada porque a instituição conta com parceiros que acreditam na missão de formar pessoas pela música. A temporada recebe o patrocínio master do Grupo Verzani &Sandrini, o patrocínio prata da Chiesi Farmacêutica e o patrocínio Bronze do BNY Mellon, ambos por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania. A instituição recebe patrocínios incentivados, não incentivados e conta com os programas de doações para pessoas-físicas, o DOE MÚSICA e ADOTE MÚSICA. Mais informações, no site santamarcelinacultura.org.br/saiba-como-contribuir.

Ana Yara Campos

Tem formação em música, comunicações sociais, com mestrado em educação. Foi aluna, em especial, de Adriana de Oliveira Ribeiro, Roberto Schnorremberg, e frequentou cursos e festivais de canto coral na Alemanha, Portugal, Itália e EUA. Durante muitos anos, prestou serviços ao Instituto Nacional de Música da Funarte (Projeto Villa-Lobos), Secretarias da Cultura de SP, PR, MG, diversos órgãos artístico-culturais do país, sempre em práticas relacionadas ao canto coral. Tem atuado junto a grupos infanto-juvenis, universitários, comunitários e de empresas. Em seu trabalho, destaca-se a elaboração de arranjos corais e peças para a educação musical.
Déborah Rossi

Possui graduação em Música – Bacharelado em Regência pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e graduação em Física (Licenciatura) pela Universidade de São Paulo (1990). É Mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professora de Teoria, Percepção Musical e História da Música no Conservatório Municipal Guarulhos, professora nas disciplinas de Canto Coral, Monografia e Regência na Faculdade Santa Marcelina (FASM) e Regente dos corais FGVozes (FGV) e Grupo ACORDAVOCAL – Fac. Medicina USP. Foi regente assistente do Coral Paulistano do Teatro Municipal de São Paulo entre 2009 e 2011. Tem um livro publicado pela EDUSP (Camargo Guarnieri: obras originais para coro a capella). Tem experiência na área de Artes, com ênfase nas áreas de Regência, Canto Coral e Educação Musical. Participou como docente convidada em Festivais de Música, palestras e workshops.

Guri Capital e Grande São Paulo

O Guri é um programa que desenvolve o ensino musical e a inclusão sociocultural para 13 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em 46 polos da capital e em cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Sob gestão da Santa Marcelina Cultura, Organização Social (OS) qualificada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o programa proporciona a oportunidade de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo. Sempre apostando na plena capacidade de desenvolvimento do ser humano, o Guri oferece não apenas uma rede de apoio para suas alunas e alunos, mas também para seus familiares e comunidades nas quais o programa atua.

Grupo Verzani &Sandrini

Fundado em 1967, o Grupo Verzani &Sandrini tornou-se referência nacional na prestação de serviços. Composto atualmente pelas empresas VS Serviços, VS Segurança, VS Tech, VS Parking, Veman e JR Higienização, a organização opera em todo o Brasil, contando atualmente com 38 mil colaboradores. O Grupo VS dedica-se a desenvolver soluções completas, baseadas em altos padrões de qualidade e ampla tecnologia. Com uma estrutura sólida baseada em responsabilidade social, capacitação profissional e excelência no atendimento, a companhia mantém uma trajetória de sucesso e garante a satisfação de clientes e colaboradores.

Grupo Chiesi

Fundada em Parma, na Itália, a Chiesi Farmacêutica é um grupo internacional de pesquisa com mais de 80 anos de experiência no setor farmacêutico, presente em 27 países. No Brasil, possui escritório na Rua Alexandre Dumas e unidade fabril em Santana de Parnaíba/SP. O grupo de pesquisa desenvolve e comercializa medicamentes inovadores na área de doenças respiratórias, cuidados especiais e doenças raras. O centro de pesquisa e desenvolvimento tem base em Parma (Itália) e é integrado com outros 6 centros de pesquisa e desenvolvimento na França, nos Estados Unidos, no Reino Unido e Suécia, para promover o pré-clínico, clínico e programas de registro. O grupo como um todo tem cerca de 4.000 colaboradores. Para mais informações visite: www.chiesi.com

BNY Mellon

O BNY Mellon é uma companhia global de investimentos, dedicada a ajudar seus clientes a gerir seus ativos financeiros por todo o ciclo de vida dos investimentos. Seja no fornecimento de serviços para instituições, corporações ou investidores individuais, o BNY Mellon atua nas áreas de investment management e investmentservices em 35 países. Em 31 de março de 2019, o BNY Mellon tinha cerca de US$ 34,5 trilhões globalmente em ativos sob custódia e/ou administração e US$ 1,8 trilhão em ativos sob gestão. O BNY Mellon pode atuar como um ponto de contato único para clientes que buscam criar, negociar, manter, gerir, distribuir ou reestruturar investimentos. Fundado por Alexander Hamilton em 1784, o BNY Mellon é uma das mais duradouras instituições financeiras no mundo, tendo passado por diversos eventos econômicos e mudanças de mercado nos últimos 230 anos.

Santa Marcelina Cultura

Criada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. É responsável pela gestão do Guri da capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na AppStore. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

Compartilhe!