HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Assessoria Releases10ª Edição do Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias

10ª Edição do Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias

Programação trará palestrantes de diferentes países em sua programação.

A primeira convidada internacional a participar do evento é Mélanie Archambaud, da França, no dia 23, às 9h30, na palestra “Novas formas de mediação nas bibliotecas francesas”. Mélanie irá falar sobre suas experiências na rede de bibliotecas públicas de Bordeaux e sobre parceria com o Museu Georges Pompidou, que fica em Paris. O tema da palestra será aprofundado no curso de imersão, com a participação das especialistas Bianca Santana e Amanda Leal de Oliveira.

No mesmo dia, às 15h30, Gabriele Ceseroglu, da Alemanha, irá falar sobre bibliotecas impactadas por ondas migratórias na palestra “A biblioteca como território cultural”. A especialista dirige um projeto de incentivo à leitura em várias línguas na Biblioteca Pública de Colônia, tendo atuado durante anos com famílias estrangeiras que chegam à Alemanha vindas de territórios em conflito. Ela também conduzirá um curso de imersão sobre interculturalidade e multilinguismo com a participação do educador José Queiroz, da Comunidade Cultural Quilombaque, e da bibliotecária Maria Elizabeth Pedrosa, da Biblioteca Pública Padre José de Anchieta. A mediação será de bibliotecária Ana Teresa Sannazzaro, do Goethe-Institut.

O argentino Javier Mariano Areco ministrará “Bibliotecas Populares: um projeto de articulação entre a sociedade e o Estado para a leitura” no dia 24, às 9h30. Membro da Comissão Nacional de Bibliotecas Populares (CONABIP) do Ministério da Cultura, Javier irá falar sobre articulação do Estado e sociedade para promoção da leitura na Argentina. Ele também participará de uma mesa-redonda, no dia 25, com Isabel Santos Mayer, do LiteraSampa, rede que conta com 14 bibliotecas comunitárias e duas escolares. O debate pretende identificar pontos de convergência entre as diversas tipologias de bibliotecas para melhorar os serviços e conquistar mais leitores.

Já Mirela Roncevic, da Cróacia, irá conduzir a palestra virtual “Livre para ler (Free to Read)” no mesmo dia, às 10h45. Editora e idealizadora do projeto Free Reading Zone e da Biblioteca Virtual para a Croácia, Mirela falará sobre zonas livres de leitura e narrará sua experiência com plataformas de conteúdo e recursos digitais para bibliotecas, abordando novas formas de disponibilização de e-books e conteúdos online para o público. A mediação presencial será de Liliana Giusti Serra, doutoranda em Ciência da informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

As inscrições são gratuitas e todas as palestras de convidados estrangeiros contarão com tradução simultânea. Para mais informações, acesse www.bibliotecaviva.org.br.

Serviço: Palestras com convidados internacionais no 10º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias

Seminário Biblioteca Viva

“Novas formas de mediação nas bibliotecas francesas”, com Mélanie Archambaud (França)

23 de outubro, às 9h30

“A biblioteca como território cultural”, com Gabriele Ceseroglu (Alemanha)

23 de outubro, às 15h30

“Bibliotecas Populares: um projeto de articulação entre a sociedade e o Estado para a leitura”, com Javier Mariano Areco (Argentina)

24 de outubro, às 9h30

“Livre para ler (Free to Read)”, com Mirela Roncevic (Croácia)

24 de outubro, às 10h45

Local: Centro de Convenções Rebouças – Grande Auditório e Auditório Vermelho

Rua Doutor Enéas Carvalho de Aguiar, 23 – Cerqueira César – São Paulo – SP, próximo ao Metrô Clínicas

Realização: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura) e Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB)

Execução: SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura

Apoio institucional: Goethe-Institut São Paulo

Inscrições: www.bibliotecaviva.org.br.

RelatedPost

Compartilhe!