HomeCultura + Cultura + NotíciasConvênio com Estado possibilita reforma do Centro Cultural em Campinas

Convênio com Estado possibilita reforma do Centro Cultural em Campinas

A reforma do Centro de Convivência Cultural de Campinas, uma obra muito aguardada pela população, agora é definitiva! Em cerimônia realizada no dia 4/4, no Palácio dos Bandeirantes, o Governador Geraldo Alckmin e o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, assinaram o documento que oficializa o convênio para o repasse de R$ 40 milhões destinados à revitalização do complexo.

“É uma boa parceria. São R$ 40 milhões que vão fazer o restauro, a recuperação desse centro cultural importantíssimo. Parabéns a Campinas, cidade que é um orgulho de São Paulo e do Brasil, e um grande polo de inovação de pesquisa, de ensino e também da cultura.”
MESSAGE-ICON
Geraldo Alckmin
Governador do Estado de São Paulo

A etapa seguinte à liberação dos recursos é a elaboração do edital de licitação.  O imóvel será completamente recuperado e receberá novos equipamentos. A obra, prevista para ser iniciada ainda em 2018, estará pronta em dois anos.

“Acabamos de assinar o convênio que vai revitalizar o Centro de Convivência, um dos maiores convênios que foi assinado pela Casa Civil, cerca de R$ 40 milhões. O Centro de Convivência é uma memória da nossa cidade, terra de Carlos Gomes.”
MESSAGE-ICON
Jonas Donizette
Prefeito de Campinas

Para o secretário de Cultura do município de Campinas, Ney Carrasco, o convênio representa um “grande passo para a finalização do processo de reforma do Centro de Convivência, que será totalmente configurado. Continuará  a ideia original do arquiteto Fábio Penteado, mas vai se sofisticar muito com equipamentos de última geração. Estamos devolvendo um equipamento amado pela cidade”.

Também esteve presente na cerimônia o secretário-adjunto da Cultura do Estado de São Paulo, Romildo Campello. “É uma grande conquista! A reabilitação e capacitação do centro cultural para receber óperas e outras grandes apresentações é um marco fundamental no desenvolvimento da Cultura de Campinas”, destacou Campello.

Interditado desde em 14 de dezembro de 2011, o Centro de Convivência é um dos maiores patrimônios arquitetônicos de Campinas. Se consolidou como um dos mais significativos equipamentos culturais de toda a Região Metropolitana, desde sua inauguração, em 9 de setembro de 1976.

Como será a restauração?

O projeto de restauro, elaborado pela empresa Falcão Bauer como parte de um Termo de Acordo de Compromisso com a Prefeitura de Campinas, preserva a ideia original do arquiteto Fábio Penteado (o projeto foi premiado com a Grande Medalha de Ouro da I Quadrienal de Teatro de Praga, em 1967, na então Tchecoslováquia, em um concurso de projetos de teatro).

O complexo tem quatro galerias, seis salas (entre teatro, de ensaio, técnica, administrativo etc), cinco camarins individuais e três coletivos, todos com banheiro, saguão e o teatro de arena.

A área total é de cerca de seis mil metros quadrados, sendo quatro mil da área externa (Teatro de Arena) e dois mil da interna (salas e galerias).

Em relação ao teatro propriamente dito, a reforma prevê a valorização da estrutura cênica e a acústica para manter a altíssima qualidade, com padrões de referência internacional, como a Sala São Paulo.

Localizado imediatamente à frente do palco, em nível abaixo, e considerado essencial para a encenação de espetáculo dramático musical, o fosso de orquestra será reativado representando um ponto importante do projeto, permitindo a realização plena de espetáculos dramático-musicais, tais como óperas, musicais e balés. A orquestra contará com espaço administrativo e um salão de ensaio com a mesma acústica do palco.

Entre as intervenções previstas estão, ainda, novo sistema de drenagem, recuperação da estrutura, impermeabilização para evitar novas infiltrações, reforma dos banheiros com modernização e adaptação para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, novos sistemas luminotécnico, cênico e acústico com equipamentos modernos e tecnológicos de alta qualidade; acessibilidade com rampas, corrimões, piso táteis, elevadores; substituição das redes elétrica e hidráulica, remodelação da sala de teatro, troca de poltronas e modernização do sistema de ar condicionado.