HomeAssessoria ReleasesContação de histórias, Clube de Leitura e oficinas agitam a Biblioteca Parque Villa-Lobos em fevereiro

Contação de histórias, Clube de Leitura e oficinas agitam a Biblioteca Parque Villa-Lobos em fevereiro

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil), promete um fevereiro bem animado com atividades para pessoas de todas as idades. E tudo grátis! Entre os destaques do mês, a biblioteca realiza, em 24 de fevereiro, das 11h às 16h, o Domingo no Parque. O programa abre espaço para sessões de contação de histórias no Parque Villa-Lobos e traz, em fevereiro, a Cia. Na Ponta da Língua.

O Clube de Leitura do mês tem a obra “O ministério da felicidade absoluta”, de Arundhati Roy, no centro do debate, que acontece no dia 22, das 15h às 17h. Também em fevereiro, cursos e oficinas oferecem oportunidades para os que desejam ampliar ou aprofundar o conhecimento. O curso “A palavra é nossa âncora”, com o escritor Evandro Affonso Ferreira, começa no dia 6 (confira a disponibilidade de vagas) e a oficina de palhaçaria, com Hugo Passolo, dos Parlapatões, tem encontros marcados para os dias 12, 13, 14, 19 e 20 do mês (vagas também limitadas).

Vale lembrar que quem quer começar o ano cuidando melhor do corpo tem as aulas de Yoga, com Fernanda Haskel, na BVL, das 17h15 às 18h15 nas terças-feiras, dias 12, 19 e 26. Já a exposição “Lembra, corpo?”, inaugurada em 30 de janeiro, está aberta ao público. Promovida pelo Museu da Pessoa e reunindo fotografias que passaram por intervenções artísticas, a mostra é composta por acervo reunido pelo Museu da Pessoa durante o ano passado e tem curadoria do escritor, curador de fotografia e editor Diógenes Moura.

Acessibilidade

Importante ressaltar que a BVL tem novidade na área de acessibilidade. A biblioteca conta agora com óculos com tecnologia revolucionária, que oferece maior independência às pessoas com deficiência visual, déficit de leitura, dislexia e síndrome de down. Para mais informações, procurar a equipe de atendimento.

Confira, a seguir, a programação completa (sujeita a alterações), que inclui atividades lúdicas, de compartilhamento de conhecimento e contações de histórias, entre outras:

INFANTIL

HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário fazer inscrição.

Sextas-feiras, às 15h.

1º – O menino perfeito, de Bernat Cormand.

8 – Malala: uma menina muito corajosa, de Jeanette Winter.

15 – A turma do Sítio na Semana de 22: Uma aventura modernista, de Marcia Camargos. 22 – A moça tecelã, de Marina Colasanti.

Com equipe BVL.

Sábados e domingos, às 16h

2 – O macaco e a boneca de cera, de Luis da Camara Cascudo. Com Kelly Orasi.

3 – O papagaio real, de Regina Machado. Com Tricotando Palavras.

9 – A bailarina gorda, de Jarid Arraes. Com Heidi Monezzi.

10 – A esposa do corvo, de Helena Gomes e Geni Souza. Com interpretação em Libras. Com o Grupo Mãos de Fada.

16 – Carne de língua, de Ilan Brenman. Com Conte com Elas.

17 – Rebelião em Tortoni, de Pablo Bernasconi. Com Paula Dugaich.

23 – Bojabi – a árvore mágica, de Piet Grobler. Com interpretação em Libras. Com Mirela Estelles e Amarilis Reto.

24 – Urashima Taro: a história de um pescador, de Lucia Hiratsuka. Com a Cia. Mapinguary.

LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Com equipe BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Sábados e domingos, das 10h30 às 11h15.

PINTANDO O 7 – Atividades para pintar, desenhar, colar e criar, inspiradas em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Com equipe BVL. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Quartas-feiras, das 10h30 às 11h30.

6 – Cartão de mensagem para a BSP (em referência ao aniversário da Biblioteca de São Paulo).

13 – Jogo da memória auditiva.

20 – Confecção do jogo “cai e não cai”.

27 – Confecção do jogo “vai e vem”.

BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Com equipe BVL. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Sextas-feiras, das 15h30 às 16h30 horas.

1– Stop.

8 – Jogo Dixit.

15 – Pula corda e brincadeiras de roda (em referência ao Dia da Amizade).

22 – Ping-pong (em referência ao Dia do Esportista).

TODOS OS PÚBLICOS

DOMINGO NO PARQUE – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias no Parque Villa-Lobos. Com a Cia. Na Ponta da Língua. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da biblioteca.

Domingo, 24, das 11h às 16h.

JOGOS DE VIDEOGAME – A BVL conta com uma sala equipada com os videogames mais legais do momento. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

De terça a domingo, das 9h30 às 18h30.

JOGOS SENSORIAIS – Experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Com equipe BVL. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Terças-feiras, das 16h30 às 17h30.

JOGOS PARA TODOS!  Oficina de Xadrez – Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do jogo, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Com a FOX – Formação e Orientação de Xadrez. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Sábados, das 15h às 17h.

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

Quartas-feiras, das 16h30 às 17h

6- Estação Carandiru, de Drauzio Varella.

13 – Semana de 22: entre vaias e aplausos, de Marcia Camargos.

20 – Baratas, de Scholastique Mukasonga.

27 – As vinhas da ira, de John Steinbeck.

JOVEM

COMPARTILHANDO SABERES: Curso livre – inglês básico – Venha aprender uma nova língua e conhecer novas culturas. A partir de 16 anos. Com Martim Mendonça de Albuquerque Cavalcanti. Inscrições pelo link www.bvl.org.br/inscricao.

Quartas e sextas, das 10h30 às 11h30.

LUAU BVL – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

Quintas-feiras, das 16h às 17h

OFICINA ESPALHAFATOS – Os participantes aprendem técnicas de entrevista e aplicam esses conhecimentos com artista convidado surpresa. O trabalho é publicado no jornal Espalhafatos.  A oficina ensina técnicas para que os jovens se expressem de maneira clara, criativa e atraente. Indicado para pessoas de 12 a 16 anos. Inscrições pelo link www.bvl.org.br/inscricao (confira disponibilidade de vagas). Com João Varella, da Editora Lote 42. Varella é jornalista, escreveu para veículos como IstoÉ Dinheiro, El Economista América, R7, Gazeta do Povo, Cândido, entre outros. Fundador da editora Lote 42 e da Banca Tatuí, espaço de publicações independentes em São Paulo. Escreveu os livros 42 Haicais e 7 Ilustrações​ (Lote 42), Curitibocas – Diálogos Urbanos​ (Coração Brasil), e A Agenda (Novo Conceito).

Quinta e sexta-feira, dias 21 e 22 de fevereiro, das 14h30 às 17h30. Carga horária: 6 horas.

ADULTO

CURSO – A PALAVRA É NOSSA ÂNCORA – Curso dedicado a discutir literatura, mercado editorial e o trabalho das livrarias. Entenda como funciona o processo de edição de um livro e principalmente como escrevê-lo. Toda semana, o encontro promove a discussão do trabalho de um escritor de suma importância na literatura mundial. Indicado para pessoas a partir de 15 anos. Inscrições pelo link www.bvl.org.br/inscricao (confira disponibilidade de vagas). Com Evandro Affonso Ferreira. Ferreira é autor de mais de uma dezena de romances, entre eles, Minha mãe se matou sem dizer adeus (Prêmio APCA Melhor romance do Ano); O Mendigo que sabia de cor os adágios de Erasmo de Rotterdam (Prêmio Jabuti Melhor romance do Ano); Nunca houve tanto fim como agora (Prêmio Biblioteca Nacional Melhor Romance do Ano).

Quartas e sextas-feiras, de 6 de fevereiro a 15 de março, das 15h às 18h. Carga horária: 36h.

OFICINA DE PALHAÇARIA – A oficina traz a visão dos Parlapatões sobre a arte da palhaçaria, incluindo os recursos clássicos, bem como a investigação contemporânea, a arte da bufonaria, além da História do Circo e dos Palhaços. O intuito é desenvolver, de forma prática e teórica, os conceitos da palhaçaria por meio do contexto histórico, envolvendo ações corporais e teóricas. Indicado para pessoas a partir de 16 anos. Inscrições pelo link www.bvl.org.br/inscricao (confira disponibilidade de vagas). Com Hugo Possolo. Possolo é ator, cenógrafo, figurinista, aderecista e diretor. Ele, que faz questão de ser chamado de Palhaço, é formado em jornalismo e dedica-se ao Teatro desde a adolescência. Após 10 anos de teatro profissional, nos quais passou por vários grupos e pela Escola de Circo Picadeiro, começou a atuar na rua, passando o chapéu para sobreviver. Assim surgiu, no início da década de 90, o grupo teatral Parlapatões, Patifes & Paspalhões, que em 2018 completa 27 anos.

Dias 12, 13, 14, 19 e 20 de fevereiro de 2019, das 14h às 17h. Carga horária 15h.

COMPARTILHANDO SABERES: Yoga – Em ambiente aconchegante e inspirador, a atividade promove o bem-estar e a melhora da qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga apresentam posturas e técnicas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e contemplam o trabalho dinâmico do corpo (alongamento – fortalecimento muscular – equilíbrio), a concentração na respiração e o relaxamento. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. Com Fernanda Haskel. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Terças-feiras, 12, 19 e 26, das 17h15 às 18h15.

EXPOSIÇÃO  “LEMBRA, CORPO?” – Trata-se de uma seleção de narrativas de histórias de vida do acervo produzido no ano de 2018 pelo Museu da Pessoa. A mostra, que reúne fotografias, imagens e palavras, propõe uma reflexão sobre a relação entre o corpo e a memória. Cada corpo tem sua história. Em cada corpo cabem muitas histórias. Com a curadoria de Diógenes Moura e com fotografias bordadas pelo artista Nário Barbosa, “Lembra, corpo?” desafia cada um de nós a refletir sobre como o corpo e a memória se conectam e se misturam, seja com as nossas próprias histórias de vida, seja com as dos outros.

Visitação: de terça a domingo, das 9h30 às 18h30, até o dia 3 de março.

CLUBE DE LEITURA – Todos os meses a BVL seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes sobre a história com os leitores da obra, incentivando o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. O ministério da felicidade absoluta, de Arundhati Roy, é o centro do debate do encontro de fevereiro. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

Sexta-feira, 22, das 15h às 17h.

DE OLHO NAS INSCRIÇÕES!

CURSO – QUADRINHOS DE AUTOR – O curso apresenta o processo de produção e execução de uma história em quadrinhos ou novela gráfica. Noções de roteiro e desenvolvimento em imagens e narrativa. Enquadramento, plano, composição de página e espelho. Apresentação de análise e possibilidades técnicas. Indicado para pessoas a partir de 15 anos. Inscrições pelo link www.bvl.org.br/inscricao (confira disponibilidade de vagas). Com Lourenço Mutarelli. Mutarelli começou a carreira como desenhista e depois passou a fazer histórias em quadrinhos e então se tornou escritor. Atualmente ministra oficinas de histórias em quadrinhos e de processos criativos no Sesc Pompeia. Como quadrinhista publicou 12 álbuns: “Transubstanciação”(1991), “Desgraçados”(1993), “Eu te amo Lucimar”(1994), “A Confluência da Forquilha”(1997), “Sequelas”(1998), “O Dobro de Cinco”(1999), “O Rei do Ponto(2000)” e a “Soma de Tudo” (2001, 2002) vol 1 e 2 (que integram meu ultimo lançamento em quadrinhos pela Companhia das Letras intitulado “Diomedes, a trilogia do acidente”), além de “Mundo Pet”(2004), “A caixa de Areia”(2006) e “Quando Meu pai se encontrou com o ET fazia um dia quente”(2011).
Escreveu também 7 peças de teatro, cinco delas reunidas no livro “O Teatro de Sombras”(2007) e uma mini série para internet www.teatroparaalguém.com.br intitulada “Corpo Estranho”. Como escritor, tem 8 livros publicados:  “O Cheiro do Ralo”(2002), “O Natimorto” (2004), “Jesus Kid”(2004), “A Arte de Produzir Efeito sem Causa”(2008), “Miguel e os Demônios”(2009) e “Nada me faltará”(2011), “O Grifo de Abdera” (2015), “O Filho Mais Velho de Deus e/ou Livro IV” (2018).

Terças e quintas-feiras, do dia 12 de março a 4 de abril de 2019, das 14h30 às 17h30. Carga horária: 24 horas.

TECNOLOGIA DIA A DIA – CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICO +60

Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. Carga horária: 34 horas. Indicado para pessoas acima de 60 anos. Inscrições no balcão de atendimento da biblioteca, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h ou pelo telefone 3024-2500.

TECNOLOGIA DIA A DIA – OFICINA DE SMARTPHONES – Os primeiros passos dentro do universo dos smartphones. Indicado para pessoas acima de 60 anos. Carga horária: 24 horas. Inscrições no balcão de atendimento da biblioteca, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h ou pelo telefone 3024-2500.

Biblioteca Parque Villa-Lobos – Av. Queiroz Filho, 1205, Alto de Pinheiros, São Paulo (SP).Tel.: 11-3024-2500 – https://bvl.org.br/

Compartilhe!