secretaria da cultura do estado de são paulo

Conservatório de Tatuí tem 107 vagas abertas

Publicado em 28 de setembro de 2017

São 24 cursos instrumentais e de canto, sendo que mais da metade aceita candidatos sem conhecimento musical

O Conservatório de Tatuí, um dos principais escolas de música do País, está com inscrições abertas para 107 vagas remanescentes do segundo semestre de 2017. São oferecidas vagas em 24 cursos instrumentais e de canto, sendo que em 13 cursos também são aceitos candidatos sem conhecimento musical.

As inscrições devem ser feitas pelo site do Conservatório de Tatuí (www.conservatoriodetatui.com.br/vagas) até as 18h00 do dia 3 de outubro, terça-feira, com taxa no valor de R$ 60,00.

Entre as 107 vagas oferecidas, 14 são da área de Cordas Sinfônicas: violino (2), viola (7) e contrabaixo (5). A área de Sopros/Madeiras oferece 29 vagas, sendo 2 para flauta transversal, 11 para saxofone, 14 para clarinete e 2 para fagote. Já os Sopros/Metais têm 18 vagas: 1 é para trompa, 6 são para trompete, 7 são para trombone, 1 é para eufônio e 3 são para tuba.

No curso de Percussão Sinfônica são oferecidas 12 vagas remanescentes. Para estudar Canto Lírico no Conservatório de Tatuí há 3 vagas e, no curso de Violão Clássico, foram abertas mais 10 oportunidades.

Os cursos da área de MPB/Jazz totalizam 15 vagas remanescentes, sendo 2 para baixo elétrico, 2 para canto, 4 para saxofone, 2 para trompete, 2 para bateria e 3 para percussão. Na área de Choro, foram abertas 3 vagas para bandolim, 1 para violão e 2 para percussão.

Depois de acessar o site do Conservatório, o candidato deve ler o regulamento e preencher a ficha de inscrição. Feito isso, o candidato tem acesso ao boleto bancário. A inscrição somente será validada após a confirmação do pagamento. Depois de efetuada a inscrição, o candidato deverá acompanhar pelo site do Conservatório (no espaço “Novos Alunos”) os avisos e convocações referentes aos dias e horários dos testes.

O candidato sem conhecimento musical será submetido a uma fase eliminatória, que consiste em entrevista presencial por uma banca. A banca poderá pedir algumas atividades e exercícios musicais simples, com a finalidade de averiguar a percepção auditiva, memória musical e coordenação motora básica.

O candidato com conhecimento musical passará por duas fases eliminatórias. Na primeira, ele deverá gravar um vídeo e disponibilizá-lo no Youtube para ser avaliado pelo Conservatório de Tatuí. A segunda fase, presencial, é uma avaliação de performance: o selecionado deve cantar ou tocar o instrumento escolhido diante da banca. Também passará por uma entrevista, na mesma data.

O regulamento do processo seletivo deve ser lido atentamente, pois traz outras informações importantes, como a idade mínima exigida para cada curso. Também informa a lista de peças musicais que deverão ser executadas nas avaliações dos candidatos com conhecimento musical para cada instrumento. Tem, ainda, orientações para a gravação do vídeo.

Dúvidas poderão ser resolvidas por e-mail (secretaria@conservatoriodetatui.org.br), pelos telefones (15) 3205-8443/8448/8447 ou pessoalmente na secretaria escolar, localizada à rua São Bento, 808, em Tatuí, das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00, de segunda a sexta-feira.

Compartilhe!