secretaria da cultura do estado de são paulo

Conservatório de Tatuí realiza audição de violão clássico

Publicado em 28 de novembro de 2017

Quatro alunos se apresentam dia 29, às 15h00, no Auditório da Unidade 2

Quatro alunos do curso de Violão Clássico do Conservatório de Tatuí – instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado – farão uma audição nesta quarta-feira, dia 29, às 15h00, para mostrar os trabalhos realizados ao longo deste semestre. Todos pertencem à classe do professor Edson Lopes, renomado violonista brasileiro. A apresentação será no Auditório da Unidade 2 da escola.

O primeiro a se apresentar será Pedro Floriano Camargo Santos, com as músicas “Milonga” de Jorge Cardoso, “Ballet” de Manuel Ponce, “Sons de carrilhões” de João Pernambuco e “Garoto Prodígio” de Ed Gagliardi. O estudante Daniel Rodolfo Silva dos Santos interpretará “Allemande, BWV 812” e Gavotta 1 e 2, BWV 995”, ambas do compositor alemão Johann Sebastian Bach.

A audição continua com Victor Henrique Anastácio, que executará “Registro” de Antonio Lauro, “Prelúdio, BWV936” de Bach, “Plainte” de Marco Pereira e “Les Jambes” de Paulo Bellinati. Quem encerra a apresentação é Rafael Vieira Santos, com as obras “Minueto em Sol maior” de Joseph Haydn, “Prelúdio para cello, BWV 1007” de Bach, “Alba” de Paulo Bellinati  e “Sambalanço”, clássico assinado por Jair de Paula, que foi o primeiro professor de violão do Conservatório de Tatuí e faleceu em 2012.

O curso de Violão Clássico é um dos mais procurados e concorridos da escola. É oferecido para crianças a partir dos nove anos de idade e tem duração de 14 semestres. Além das aulas individuais, o aluno também tem oportunidade de desenvolver seus conhecimentos em orquestras infantis, infantojuvenis e adultas, com destaque para a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, grupo profissional formado por professores e alunos bolsistas.

As aulas seguem material didático elaborado pelos próprios professores da instituição, que inclui apostilas e CDs. Trata-se de um trabalho pioneiro, visto que muitas das obras inseridas no material foram produzidas especialmente para crianças, algo raro no país. A alta qualidade do curso é atestada pelo grande número de premiações conquistadas por seus alunos nos mais diversos concursos de violão do país.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de Coop – Cooperativa de Consumo – e CCR SPVias.

Audição de Alunos de Violão Clássico do Conservatório de Tatuí
Edson Lopes, professor responsável