HomeCultura + Cultura + NotíciasConservatório de Tatuí realiza audição de violão clássico

Conservatório de Tatuí realiza audição de violão clássico

Quatro alunos se apresentam dia 29, às 15h00, no Auditório da Unidade 2

Quatro alunos do curso de Violão Clássico do Conservatório de Tatuí – instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado – farão uma audição nesta quarta-feira, dia 29, às 15h00, para mostrar os trabalhos realizados ao longo deste semestre. Todos pertencem à classe do professor Edson Lopes, renomado violonista brasileiro. A apresentação será no Auditório da Unidade 2 da escola.

O primeiro a se apresentar será Pedro Floriano Camargo Santos, com as músicas “Milonga” de Jorge Cardoso, “Ballet” de Manuel Ponce, “Sons de carrilhões” de João Pernambuco e “Garoto Prodígio” de Ed Gagliardi. O estudante Daniel Rodolfo Silva dos Santos interpretará “Allemande, BWV 812” e Gavotta 1 e 2, BWV 995”, ambas do compositor alemão Johann Sebastian Bach.

A audição continua com Victor Henrique Anastácio, que executará “Registro” de Antonio Lauro, “Prelúdio, BWV936” de Bach, “Plainte” de Marco Pereira e “Les Jambes” de Paulo Bellinati. Quem encerra a apresentação é Rafael Vieira Santos, com as obras “Minueto em Sol maior” de Joseph Haydn, “Prelúdio para cello, BWV 1007” de Bach, “Alba” de Paulo Bellinati  e “Sambalanço”, clássico assinado por Jair de Paula, que foi o primeiro professor de violão do Conservatório de Tatuí e faleceu em 2012.

O curso de Violão Clássico é um dos mais procurados e concorridos da escola. É oferecido para crianças a partir dos nove anos de idade e tem duração de 14 semestres. Além das aulas individuais, o aluno também tem oportunidade de desenvolver seus conhecimentos em orquestras infantis, infantojuvenis e adultas, com destaque para a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, grupo profissional formado por professores e alunos bolsistas.

As aulas seguem material didático elaborado pelos próprios professores da instituição, que inclui apostilas e CDs. Trata-se de um trabalho pioneiro, visto que muitas das obras inseridas no material foram produzidas especialmente para crianças, algo raro no país. A alta qualidade do curso é atestada pelo grande número de premiações conquistadas por seus alunos nos mais diversos concursos de violão do país.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de Coop – Cooperativa de Consumo – e CCR SPVias.

Audição de Alunos de Violão Clássico do Conservatório de Tatuí
Edson Lopes, professor responsável