HomeAssessoria ReleasesConservatório de Tatuí homenageia Maestro Ernst Mahle em Concurso de Piano

Conservatório de Tatuí homenageia Maestro Ernst Mahle em Concurso de Piano

Evento reúne 87 pianistas, que farão recitais gratuitos de 7 a 10 de outubro

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – promove, de 7 a 10 de outubro, o 14º Concurso Interno de Piano, edição dedicada ao Maestro Ernst Mahle. O evento reúne 87 pianistas, que interpretarão obras de Mahle e de outros compositores. Os recitais serão realizados em vários horários, sempre com entrada gratuita.

De acordo com o regulamento do concurso, cada candidato deverá apresentar uma obra de Mahle e outra peça de livre escolha. Os pianistas serão divididos em categorias, de acordo com seu nível de aperfeiçoamento técnico: Preparatório 1, Preparatório 2, 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano, 6º Ano e 7º Ano. Todos os inscritos devem se apresentar para uma banca de professores e os vencedores participarão de um grande recital no dia 10, às 19h30, com a presença do homenageado.

Ernst Mahle nasceu em Stuttgart (Alemanha) em 1929. Foi aluno de composição de J.N. David na Alemanha, de H.J. Koellreutter (ex-diretor do Conservatório de Tatuí) no Brasil e de O. Messiaen, W. Fortner, E. Krenek em cursos internacionais de férias. Estudou também regência com L. Von Matacic, R. Kubelik e Mueller-Kray.

Mudou-se para o Brasil em 1951 e foi, em 1953, um dos fundadores da Escola de Música de Piracicaba, onde atuou como diretor, professor e maestro por 50 anos. Naturalizou-se brasileiro em 1962 e, em 1965, recebeu o titulo de “Cidadão Piracicabano” por seus trabalhos em prol da educação da juventude. Foi idealizador e presidente da Comissão Julgadora dos Concursos Jovens Instrumentistas Brasil – Piracicaba de 1971 a 2003; professor em vários cursos e festivais; vice-presidente da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea; e é membro da Academia Brasileira de Música.

Premiado em vários concursos de composição, em 1995 recebeu o Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e, em 2006, o “Prêmio Martius Staden”, conferido anualmente pelo Instituto Martius Staden ao profissional que mais contribuiu para o intercâmbio cultural Brasil-Alemanha. Recebeu, em 2010, o prêmio APCA pelo conjunto de sua obra. Entre suas composições figuram obras para todos os instrumentos de orquestra, música de câmera para as mais variadas formações, concertinos e concertos, obras para canto e coro, para orquestras, ballets e óperas. Aos 90 anos, vive em Piracicaba-SP.

SERVIÇO
14º Concurso Interno de Piano do Conservatório de Tatuí – Homenagem a Ernst Mahle
Renato Bandel, coordenação
Data: 07 a 10 de outubro de 2019
Horários variados
Local: Salão Villa-Lobos e Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Compartilhe!