@culturasp - secretaria da cultura do estado de são paulo

Conservatório de Tatuí abre novas vagas para cursos da Área de Choro

Publicado em 18 de dezembro de 2017

São oferecidas oito vagas para aulas de violão, percussão, bandolim e cavaquinho

O Conservatório de Tatuí – instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado – inicia nesta quarta-feira, dia 20, as inscrições para oito novas vagas em cursos de instrumento da Área de Choro. Há opções para pessoas com e sem conhecimento musical. Interessados devem se cadastrar pela internet até o dia 12 de janeiro de 2018.

São oferecidos quatro cursos. Para as turmas de violão e percussão, há apenas uma vaga cada. A idade mínima exigida é de 14 anos e só serão aceitos candidatos que já tenham conhecimento musical. Para as turmas de bandolim e cavaquinho são oferecidas duas vagas para pessoas com conhecimento musical e uma vaga para iniciantes – sem conhecimento musical. A idade mínima exigida é de 9 anos.

O processo seletivo será feito em duas etapas. A primeira é uma avaliação por vídeo. Ao preencher a ficha de inscrição, o candidato deve informar o link de uma gravação em vídeo em que toca o instrumento desejado. A filmagem deve ter no máximo cinco minutos de duração. É importante que seja realizada com a câmera parada, focalizando o corpo inteiro do músico e sem cortes. Não serão admitidas edições. A gravação deve ser disponibilizada no Youtube, com a opção “não listado”, e precisa ficar disponível até o dia 5 de março de 2018.

Candidatos às vagas de violão, bandolim e cavaquinho devem gravar um vídeo solo, tocando uma música do repertório chorístico de livre escolha. Para a vaga de percussão, deve-se gravar um vídeo solo, tocando um ritmo co-formador do choro: maxixe, polca ou samba. Em todos os casos, não serão avaliadas gravações com acompanhamento ou em que haja solo de terceiros.

Segunda fase – A partir do dia 22 de janeiro, o Conservatório de Tatuí divulgará, em seu site (www.conservatoriodetatui.org.br/novos-alunos) e nos murais da secretaria escolar, a lista dos candidatos aprovados na primeira fase, com nome, dia, horário e local onde serão realizados os testes práticos.

Na data e horário determinados, o candidato deve comparecer ao local indicado para uma entrevista e avaliação presencial com professores da instituição. Na oportunidade, ele deverá tocar a mesma música apresentada no vídeo, uma peça de livre escolha e uma peça cuja partitura será indicada na hora pela banca para avaliação de leitura à primeira vista. Confira detalhes do regulamento em www.conservatoriodetatui.org.br/vagas.

Inscrições – As inscrições podem ser feitas de 20 de dezembro até as 18h00 do dia 12 de janeiro de 2018, pelo site www.conservatoriodetatui.org.br/vagas. É necessário ler o regulamento completo, preencher a ficha de inscrição corretamente e pagar uma taxa no valor de R$ 60,00. Cada candidato só poderá ser inscrito para um único curso.

É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento das divulgações, convocações e avisos referentes ao processo no site do Conservatório de Tatuí ou nos murais da secretaria escolar.

Importante ressaltar que todos os cursos do Conservatório de Tatuí são gratuitos – não há mensalidades. Caso a quantidade de candidatos seja superior à quantidade de vagas disponíveis, os nomes dos excedentes constarão em uma lista de espera, com chance de serem chamados em caso de desistência de alunos durante o primeiro bimestre do ano letivo, a critério da Assessoria Pedagógica da escola.

Dúvidas poderão ser dirimidas por e-mail (secretaria@conservatoriodetatui.org.br) ou pelos telefones (15) 3205-8443/8448/8447 ou pessoalmente, em horário comercial, na secretaria escolar, localizada na Rua São Bento, 808.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de Coop – Cooperativa de Consumo – e CCR SPVias.

Compartilhe!