HomeCultura + Cultura + NotíciasConselho Estadual Indígena reúne-se na Secretaria de Estado da Cultura

Conselho Estadual Indígena reúne-se na Secretaria de Estado da Cultura

Pela primeira vez, estarão reunidas todas as etnias existentes em SP

A Secretaria de Estado da Cultura vai sediar a 15a Reunião Ordinária do Conselho Estadual dos Povos Indígenas de São Paulo (CEPISP), no próximo dia 22 de novembro. Na ocasião, haverá um encontro dos membros do Conselho com o secretário estadual da Cultura, José Luiz Penna. Pela primeira vez, estarão reunidas todas as etnias existentes no estado de São Paulo. O evento é uma parceria com a Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, à qual o Conselho é vinculado.

Pela manhã, na Secretaria da Justiça, ocorrerá a cerimônia de posse da nova diretoria do Conselho (gestão 2017-2020). A reunião na Secretaria da Cultura começa às 13 horas e se estende até às 19 horas. Entre os objetivos, está montar um Plano de Trabalho para ações a serem realizadas em 2018.

Segundo o novo presidente do CEPISP, Karai Popygua (cujo nome em português é David Fernandes Martim), da etnia Mbya Guarani, “este será um importante momento para dar voz aos povos originários de São Paulo”.

Karai explica que uma das discussões na reunião do Conselho será sobre a proteção dos territórios e o reconhecimento do direito à terra, um ponto fundamental para os indígenas. “Em nossos territórios, temos a base de toda a nossa existência: nossas línguas, medicina tradicional, moradia, saúde, segurança alimentar, nossos rituais sagrados, valorização do nosso saber, educação escolar indígena específica e diferenciada, intercultural e bilíngue. Temos o direito à consulta livre, prévia e informada sobre todas as questões que tratem de nossos territórios e nossas vidas”.

Além dos novos conselheiros e conselheiras, a reunião do Conselho na Secretaria da Cultura será aberta pelo coral do Povo Mbya Guarani Amba Wera, da aldeia Tekoa Pyau (Terra Indígena Jaraguá), que entoarão um canto tradicional. Ao final, será oferecido um jantar indígena.

RelatedPost

Compartilhe!