HomeDESTAQUES ESPECIAIS Cultura + NotíciasConselho do Condephaat é empossado em cerimônia na Secretaria

Conselho do Condephaat é empossado em cerimônia na Secretaria

Governo remodelou colegiado a fim de torná-lo paritário e mais ágil e representativo

Nesta quinta-feira (13), em cerimônia realizada na Secretaria de Cultura e Economia Criativa, tomaram posse o Presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) Carlos Augusto Mattei Faggin, a Vice-Presidente Valéria Rossi Domingos e os conselheiros titulares e suplentes que integram a nova composição.

A Secretária Executiva de Cultura e Economia Criativa Cláudia Pedrozo deu início à cerimônia celebrando a remodelação do Conselho: “A nova composição de colegiados buscou conciliar os esforços da preservação e a gestão dos bens tombados como garantia de sua manutenção e realidade. A inclusão de segmentos representativos do interior do Estado ao Conselho intenciona aproximar o diálogo com as prefeituras no planejamento de ações de proteção aos bens, além de empreender maior dinâmica no reconhecimento do registro do patrimônio cultural”.

O Governo do Estado de São Paulo remodelou o Condephaat a fim de fortalecer o órgão, tornando-o mais ágil e mais representativo, de modo a valorizar e proteger mais e melhor o importante patrimônio cultural material e imaterial do Estado. Buscou-se tornar o Condephaat paritário, com número equivalente de membros do Governo e da sociedade civil – o que, por princípio, deve pautar a composição deste e de todos os Conselhos de Estado. Com a inclusão de profissionais de notório saber, supre-se a necessidade de opiniões especializadas sobre temas específicos, contribuindo para a qualidade técnica das discussões e a agilidade das decisões. Também foram incluídas novas entidades, como a Associação Paulista de Municípios, que representa o interior do estado, e o Instituto de Engenharia, que possui Divisão Técnica de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural, a partir do entendimento de que poderão contribuir significativamente para as decisões.

Cláudia Pedrozo concedeu posse ao Professor Carlos Faggin, reconduzido ao cargo para o biênio de 2019 a 2021. “Hoje, é necessário promover a descentralização nas decisões sobre o patrimônio cultural. E nossas ferramentas de mudança são o diálogo, o trabalho e o destemor, pelo uso da razão, da lei e da ordem. Nesses dois anos de mandato, eu e o Conselho temos a incumbência de atender aos anseios da sociedade, de quem somos servidores. Dialogar e mudar, são essas as nossas ferramentas”, disse Faggin.

Em seguida, Faggin deu posse à Vice-Presidente do Conselho Valéria Rossi, também reconduzida ao cargo, que explicou aos presentes o funcionamento do Condephaat. “O colegiado passa a ser composto por 24 conselheiros, 12 representantes de instituições governamentais e 12 representantes da sociedade civil”, e destacou a importância da representação do interior: “A proximidade com o interior vai ser muito positiva, é uma forma de dar uma dinâmica maior aos municípios”.

O conselheiro titular de notório saber em História da Arte e Arquitetura Paulo Vicelli falou sobre a participação da sociedade civil. “Acho que muito importante ter essa representatividade no Conselho. A renovação vem em boa hora. Temos aqui uma série de outros representantes de diversas áreas, não somente institucionais, mas pessoas que conhecem a matéria. Isso é fundamental para que as decisões sejam tomadas mais rapidamente e que seja garantida a preservação do bem tombado”, afirmou.

Membros do Conselho:

SECRETARIA DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA

CARLOS AUGUSTO MATTEI FAGGIN – Presidente

VALÉRIA ROSSI DOMINGOS – Vice-Presidente

ERIKA HEMBIK BORGES FIORETTI (Suplente)

ANTONIO THOMAZ LESSA GARCIA JÚNIOR (Titular)

DAVIDSON PANIS KASEKER (Suplente)

MARCELO MANHÃES DE ALMEIDA (Titular)

ALBERTO MUSSALLEM (Suplente)

SECRETARIA DE GOVERNO

HELOISA MARIA DE SALLES PENTEADO PROENÇA (Titular)

MARÍLIA ALVES BARBOUR (Suplente)