HomeAssessoria ReleasesConsciência Negra: Oficina Cultural Alfredo Volpi tem programação especial

Consciência Negra: Oficina Cultural Alfredo Volpi tem programação especial

Durante todo o mês de novembro, a Oficina Cultural Alfredo Volpi – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis –, celebrará o dia da Consciência Negra (20) com atividades especialmente pensadas para o público que desejar conhecer melhor a cultura afro-brasileira. Este ano, o evento Preta Leste está em sua 3ª edição, com uma programação mais extensa e cristalizada, se tornando uma referência na zona leste da cidade. Nascido em 2016, o projeto agora se desdobra em atividades mensais e, em novembro, terá roda de Jongo, samba de roda baiano, performance, shows e muito mais. Toda a programação é aberta, livre e gratuita.

O grupo de percussão Batakerê convida Luiza Ylone (Preta) para abrir as comemorações no dia 1º de novembro, das 19h30 às 21h30. A professora Preta irá ministrar a aula aberta de samba duro e samba de roda corrido ao som do grupo Batakerê e, logo depois, terá uma festa dançante para fechar a noite. Na pista vai tocar diversos ritmos afro-brasileiros como samba reggae, samba de roda e samba duro. É só chegar e aproveitar!

Já no dia 8, das 19h30 às 21h30, a artista Val Ribeiro apresentará sua performance Dan – Meu Fim é Meu Começo, cuja construção foi feita com o Coletivo Pretos’Soul a partir de 2016. O trabalho dialoga com a simbologia da serpente sagrada, que está presente na cultura afro-brasileira e haitiana. A performance contempla também questões da cultura negra, feminino e masculino, o ritual, a memória, a identidade, a história, a unidade cultural e o corpo híbrido afro-brasileiro e haitiano.

No dia seguinte (9), às 20h, será a vez do Samba de Roda Nega Duda, que esquentará o público com essa tradição ancestral tão brasileira. Dulcinéia Cardoso, a Nega Duda, é referência do samba de roda baiano na capital paulista. Vinda de São Francisco do Conde, na região do Recôncavo baiano, Nega Duda deu ao mundo a voz e a força dessa modalidade contagiante e geracional. O show do Coletivo Cairé, que tem um repertório com variados ritmos da música popular brasileira, antecederá o samba de roda, às 19h. Para garantir os ingressos é necessário chegar com uma hora de antecedência.

A Cia Lelê de Oyá recebe a Comunidade Jongo Dito Ribeiro no dia 24, às 15h, para realizar a lavagem das escadarias da Igreja N. S. do Carmo e, na sequência, seguir em cortejo até a Oficina Cultural Alfredo Volpi, onde será realizada a ancestral roda de Jongo. Ambos os grupos, liderados por mulheres negras, poderão trocar experiências e saberes nesse encontro tão importante. Sediada em Itaquera, a Cia Lelê de Oyá tem como sua patrona uma orixá feminina (Oyá), que é cultuada nos candomblés. Suas principais fontes de inspiração são a musicalidade e a corporeidade da religiosidade afro-brasileira. Já a Comunidade Jongo Dito Ribeiro vive a cultura do Jongo através da memória de Benedito Ribeiro, mineiro que foi para a cidade de Campinas em 1932, onde manteve sua tradição familiar: as rodas de Jongo. Sob a liderança de Alessandra Ribeiro, neta de Dito, a tradição ancestral ainda se mantém viva e forte na Comunidade Jongo Dito Ribeiro.

Confira toda a programação da Preta Leste, no mês de novembro, na Oficina Cultural Alfredo Volpi:

Batakerê convida Luiza Ylone (Preta) Quinta-feira, 1/11 – das 19h às 21h30

Dan – Meu Fim é Meu Começo (performance) Quinta-feira, 8/11 – das 19h às 21h30

Samba de Roda Nega Duda (show) Sexta-feira, 9/11 – às 20h Abertura: show do Coletivo Cairé – às 19h

Pastoras do Rosário (show) Sábado, 10/11 – das 20h às 21h

Botica Poesia com Sérgio Vaz e Renato Gama (show)

Sexta, 23/11 – às 20h Cia Lelê de Oyá recebe a Comunidade Jongo Dito Ribeiro Sábado, 21/11 – às 15h Saída: Igreja N. S. do Carmo – R. Flôres do Piauí, 170 (Itaquera) Craca e Dani Nega apresentam O Desmanche (show)

Terça, 27/11 – às 20h

Dança Ritual – Lançamento da videodança Quinta-feira, 29/11 – às 19h30

Sarau Bixaria Literária convida Danna Lisboa Sexta, 30/11 – às 19h

SOBRE A OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI

Criada pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, desde 1986 a Oficina Cultural trabalha com a formação de jovens profissionais em diversas áreas como: artes plásticas, dança, fotografia, moda, performance, processos gráficos e teatro.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Oficina Cultural Alfredo Volpi

Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo

Telefone: (11) 2205-5180 | 2056-5028

Funcionamento: de terça a sexta-feira das 10h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h

www.oficinasculturais.org.br

Poiesis – Assessoria de Imprensa

Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br

Marcela Reis | (11) 4096-9857 | marcelareis@poiesis.org.br

Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa

Elisabete Alina Skwara | (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com

Monique Rodrigues | (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com

Stephanie Gomes | (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Compartilhe!