HomeAssessoria ReleasesConceito “Juntos” norteia debates do 10º Encontro Paulista de Museus

Conceito “Juntos” norteia debates do 10º Encontro Paulista de Museus

Diálogo, inclusão e participação permeiam tema, programação e desdobramentos do evento

Juntos. Essa curta, mas significativa palavra foi escolhida pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria da Cultura do Estado, para servir de inspiração ao 10º Encontro Paulista de Museus (10EPM). O evento, principal acontecimento anual da museologia paulista e um dos principais do setor no país, acontece de 18 a 20 de julho, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Dessa maneira, a temática, programação e também os futuros desdobramentos do Encontro têm como norteadora a palavra “juntos”. Ela permeia, por exemplo, os assuntos dos 20 Painéis Digitais selecionados – “Democratização de processos museológicos” e “Ações de fomento à participação”; e o próprio tema central do 10EPM, focado em “Gestão e Governança”.

Como estabelecer a inclusão e o diálogo como processos inerentes à gestão de um museu? Se desejamos incluir um novo público frequentador de museus, estamos dispostos a conversar com ele – aceitando e, porventura, integrando as diferenças? Serão permitidas que novas vozes integrem o jeito de se pensar e fazer cada museu? Essas e outras perguntas certamente serão levantadas e amplamente discutidas no 10EPM.

“Saibamos compreender que um museu não deve se fechar em seus processos e, com isso, esperar que o público flua naturalmente – para assim ser visto como espaço de importância na sociedade. Um museu só será importante quando se tornar frequente na vida do público que ele deseja para si”, argumenta o responsável pela coordenação da programação do 10EPM, Luiz Mizukami.

O próprio Encontro não existiria sem que houvesse a união de uma série de agentes, tanto os pertencentes ao SISEM-SP nas representações regionais em todo Estado, quanto às parcerias nacionais e internacionais tecidas em cada edição.

“Um evento cujo nome carrega a palavra Encontro só pode ser pensado, realizado e prestigiado tendo-se em mente a junção de muitas forças. Desde sua primeira edição, o EPM sempre teve como objetivo promover o encontro, a troca e a disseminação de novas práticas e ideias. Juntos é o conceito que define e caracteriza o EPM”, explica o diretor do Grupo Técnico de Coordenação (GTC) do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

A programação, detalhes de edições anteriores, informações sobre hospedagem, transporte e alimentação, bem como as inscrições para o 10EPM estão disponíveis no link: https://www.sisemsp.org.br/epm

SERVIÇO

10º Encontro Paulista de Museus (10EPM)

 

Onde: Memorial da América Latina

Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo/SP

Quando: 18 a 20 de julho

Inscrições: www.sisemsp.org.br/epm

Informações: (11) 3339-8208 / www.sisemsp.org.br

Informações para a imprensa

 

SISEM-SP | Outras Palavras Comunicação Empresarial

Ana Cândida Tofeti: (16) 9 9128-9419 / anacandida@outras.com.br

Lucas Lourenço: (16) 9 9209-9004 / lucas@outras.com.br

Telefone: (16) 3610-2554

Site: www.outras.com.br

Facebook: facebook.com/opalavras

 

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Gisele Turteltaub – (11) 3339-8162 | gisele@sp.gov.br

Damaris Rota – (11) 3339-8308 | drota@sp.gov.br

Gabriela Carvalho – (11) 3339-8070 | gabrielacarvalho@sp.gov.br

Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Marina Teles – (11) 3339-8164 | mteles@sp.gov.br

Compartilhe!