@culturasp - secretaria da cultura do estado de são paulo

Compositor e instrumentista Zé Renato Gimenes participa da Série Guri Convida, em Araçatuba

Publicado em 28 de novembro de 2018

O compositor e instrumentista Zé Renato Gimenes fará uma apresentação gratuita com o Grupo de Referência de Araçatuba – Camerata de Violões, no dia 28 de novembro, às 19h, no Teatro Paulo Alcides. Com o objetivo de promover a convivência entre músicos consagrados e jovens aprendizes, a iniciativa faz parte do Guri Convida, série de concertos organizados pelo Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

“É uma honra participar do Guri Convida, pois é um Projeto que tenho admiração”, descreve Gimenes. “Para a ocasião, criei uma peça junto com Grupo de Referência de Araçatuba que segue um padrão de composição diferente do que eles estão acostumados, pois utilizamos ‘instrumentos’ pouco convencionais, como uma enxada. Sempre afirmo que conseguimos extrair música de qualquer lugar, até mesmo do que não é um instrumento em si. Acredito que essa experiência será enriquecedora para os jovens”, complementa.

Os encontros com os artistas convidados visam contribuir para a formação dos alunos do Grupo de Referência, viabilizando o aprimoramento técnico, a criatividade, a improvisação, a amplitude de referencial musical, as técnicas instrumentais estendidas, o uso da voz e o movimento no processo de trabalho, além da presença cênica.

Para o Guri Convida, foram selecionados artistas com carreiras consolidadas nacional e internacionalmente, com papel de difusores de conhecimento, que procuram manter a essência de cada Grupo de Referência. Há um repertório escolhido especialmente para o encontro, estruturado de acordo com as peculiaridades dos jovens.

REPERTÓRIO

Zé Renato Gimenes e o Grupo de Referência de Araçatuba – Camerata de Violões

Composição: Michael Praetorius

Composição: Michael Praetorius

Composição: Johann Sebastian Bach

Arranjo: Lou Warde

Composição: Waldemar Henrique

Arranjo: Jair Teodoro de Paula

Composição: Música tradicional peruana

Composição: Heitor Villa Lobos

Arranjo: Eduardo Fleury

Composição: GR Araçatuba

Composição: GR Araçatuba

Composição: Paulo Bellinati

Composição: Zé Renato Gimenes

Serviço: Guri Convida
Zé Renato Gimenes e o Grupo de Referência de Araçatuba – Camerata de Violões

Quando: 28 de novembro

Horário: às 19 horas

Local: Teatro Paulo Alcides

Endereço: Rua Armando Sales de Oliveira, s/nº, Vila Estádio, Araçatuba – SP

Entrada gratuita. Evento aberto ao público.

Sobre Zé Renato Gimenes

Zé Renato Gimenes é compositor e multi-instrumentista. Licenciado em Música e Educação Artística pela Fac. Pi XII de Bauru – SP, atual Universidade do Sagrado Coração. Graduado em Pedagogia pela Universidades Integradas Urubupungá – Pereira Barreto SP. Pós-graduado em Psicologia Organizacional e Recursos Humanos pela UNITOLEDO – Araçatuba –SP. Dirige a ZRG Produções Culturais, empresa que presta serviços em várias áreas: ensino musical, produção musical, capacitação musical para professores do ensino fundamental, aplicação da metodologia Sons & Vínculos para Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Estudou flauta transversal com o Prof. João Dias Carrasqueira no Conservatório Dramático Musical de Tatuí. Atualmente tem um projeto sonoro/show musical – Artesanato Sonoro onde mescla Instrumentos Étnicos de várias culturas com piano, viola e música eletrônica e mantém o Ateliê Musical Zé Renato.

Sobre o Grupo de Referência de Araçatuba – Camerata de Violões
Nascida em 2013, interpreta um repertório diversificado, explorando toda versatilidade e riqueza do violão. Destaque para as obras de Francisco Tárrega, Fernando Sor, Heitor Villa-Lobos, Paulinho Nogueira e Enrique Granados. Os integrantes apresentaram-se com a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, ao lado do violonista Edson Lopes (2013), com o Duo Siqueira Lima (2014) e com Fabio Bartoloni (2015). Em 2016, o grupo tocou no Festival Internacional de Londrina e na abertura do concerto do Quarteto Brasileiro (em Birigui/SP). Na última edição da série Guri Convida, o conjunto compartilhou o palco com o violinista Sidney Molina.

Patrocinador dos Grupos de Referência: Catho.

Parceiros locais: Prefeitura Municipal de Araçatuba

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias; CTG Brasil; VISA; VALGROUP; Supermercados Tauste; AES Tietê; Microsoft; WestRock; Novelis; Usina Colorado; Banco Votorantim; Capuani do Brasil; Caterpillar; Grupo Maringá; Pinheiro Neto; EMS; Sky; Magazine Luiza; Mercedes-Benz; ASTA; Catho; CODESP; Raízen; Arteris; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Hasbro.

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria de Cultura que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 710 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Amigos do Guri

A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.

Informações para imprensa:

Máquina Cohn & Wolfe: 11 3147-7900

Stefane Braga | Patricia Oliveira –  projetoguri@maquinacohnwolfe.com

(11) 3147-7449| (11) 3147-7490

Secretaria da Cultura do Estado
Assessoria de imprensa
Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 – stgomes@sp.gov.br
Elisabete Alina Skwara – (11) 3339-8164 – betealina.culturasp@gmail.com
Monique Rodrigues – (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com

Compartilhe!