HomeAssessoria ReleasesCom bate-papo e convidados, Museu do Futebol lança livro póstumo do Professor José de Souza Teixeira

Com bate-papo e convidados, Museu do Futebol lança livro póstumo do Professor José de Souza Teixeira

Profissional aproveitou experiência de seis décadas no esporte, da preparação física ao comando de departamentos de futebol, e criou obra que discute o papel do treinador

O Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, receberá às 19h30 do dia 4 de setembro (terça-feira) o lançamento do livro “Treinador de futebol – herói ou vilão?”, obra póstuma de José de Souza Teixeira (1922-2018), que trabalhou na modalidade durante seis décadas e foi um dos pioneiros da preparação física no país. O evento será realizado no auditório e contará com um bate-papo entre personalidades do esporte nacional, com mediação do escritor, jornalista e professor Celso Unzelte.

Dividido em 11 capítulos, o livro de Teixeira aborda o trabalho do treinador a partir de diferentes temas (autoavaliação, técnica, tática, físico, liderança e preparação mental, por exemplo). O material é baseado em informações que o profissional compilou durante os anos de carreira – ele passou por 19 clubes (14 no Brasil e cinco no exterior), além de seleções estaduais e nacionais em diferentes categorias. Em abril de 2018, quando morreu, Teixeira iniciava contatos com editoras para publicação da obra.

“Existem algumas diferenças no trabalho prático entre os treinadores”, escreveu Teixeira, comparando “aqueles que conseguem alcançar a vitória final, consolidando sua consagração profissional” aos que “apesar de muito trabalho, incessante luta e total dedicação ficam somente no desejo das grandes e distantes conquistas”.

O livro é o terceiro de Teixeira, que já havia lançado “A história de um tabu que durou 22 anos” (sobre a mais famosa estiagem de títulos do Corinthians) e “50 anos dentro do futebol” (autobiografia profissional).

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Estado da Cultura e é gerido pelo IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, Organização Social de Cultura. O museu conta com patrocínio máster da Motorola e patrocínio do Grupo Globo, e seu Programa Educativo conta com o patrocínio do Pontofrio/Fundação Via Varejo, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Treinador de futebol: herói ou vilão?” e bate-papo entre personalidades do futebol

Data: 04 de setembro de 2018 (terça-feira)

Horário: 19h30

Local: auditório Museu do Futebol

Evento gratuito e sem necessidade de inscrição prévia, com participação condicionada à disponibilidade de lugares (o auditório comporta 174 pessoas e tem quatro vagas para pessoas com deficiência)

 

Museu do Futebol: Praça Charles Miller, S/N São Paulo, SP

Funcionamento: Terça a domingo, 9h às 18h (bilheteria até as 17h)

Ingressos: R$ 12 | Meia-entrada: R$ 6 | Entrada gratuita às terças-feiras.

* O Museu normalmente não abre às segundas-feiras.

* Horários diferenciados de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu. Consulte o site museudofutebol.org.br.

* Estacionamento na Praça Charles Miller, sendo necessário uso de Zona Azul Digital, que pode ser adquirido por meio de aplicativos para celulares ou em postos oficiais. Mais informações no site da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET cetsp.com.br.

Sobre o Museu do Futebol

Inaugurado em setembro de 2008, o Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados que fica embaixo das arquibancadas do Estádio Paulo Machado de Carvalho, conhecido como Pacaembu. Trata-se de um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil acaba se confundindo com a própria história do país.

A exposição de longa duração do equipamento está espalhada por 15 salas, com 1.500 imagens e cinco horas de vídeos. O percurso está alicerçado em três eixos (emoção, história e diversão).

Sobre José de Souza Teixeira, o “Professor Teixeira”

Filho de agricultores portugueses, o paulistano José de Souza Teixeira sempre teve apreço por esporte e atividade física. Era goleiro do time do bairro em que cresceu, mas teve trajetória ainda mais longeva nas corridas de rua.

Em 1957, quando já estudava educação física na USP (Universidade de São Paulo), Teixeira tornou-se o primeiro atleta universitário a disputar a tradicional Corrida de São Silvestre. No mesmo ano, conseguiu um estágio como preparador físico do São Paulo Futebol Clube. Até então, a função era desempenhada na equipe pelo treinador Vicente Feola.

Teixeira foi efetivado no São Paulo em 1958. Concomitantemente, trabalhava como preparador físico do time profissional e treinador da equipe de aspirantes. Permaneceu no clube até 1964, quando decidiu investir de v ez na carreira de técnico.

Em 60 anos no futebol, Teixeira trabalhou como preparador físico, técnico e dirigente. Passou por 19 clubes (14 do Brasil e cinco do exterior), além de seleções estaduais e nacionais em diferentes categorias. Também foi ativo na Associação Brasileira de Treinadores de Futebol e no Sitrefesp (Sindicato dos Treinadores de Futebol do Estado de São Paulo), entidade em que ocupou diversos cargos na diretoria e foi nomeado presidente de honra.

O site oficial de José de Souza Teixeira é www.professorteixeira.com.br.

CONFIRA A AGENDA DE ATIVIDADES EDUCATIVAS E CULTURAIS DO MUSEU:

museudofutebol.org.br/visite/agenda/

OUTRAS FORMAS DE CONTATO:

Acompanhe o Museu do Futebol (museudofutebol) e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (culturasp) nas redes sociais. Para conhecer a programação cultural de todo o Estado, acesse a plataforma SP Estado da Cultura: www.estadodacultura.sp.gov.br

MAIS INFORMAÇÕES À IMPRENSA

 

Museu do Futebol – Comunicação

Mônica Saraiva

11 3664-3848 Ramal 77 monica.saraiva@museudofutebol.org.br

Guilherme Costa

11 3664-3848 Ramal 133 |guilherme.silva@idbr.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa

Stephanie Gomes 11 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br
Bete Alina | (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com

Compartilhe!