HomeCultura + DESTAQUES GERAIS (MENORES)Clube de Leitura do Memorial da América Latina recebe a escritora paraense Monique Malcher

Clube de Leitura do Memorial da América Latina recebe a escritora paraense Monique Malcher

Encontro apresenta o conto “Suas Sandálias me Cabem”, dia 15 de maio, com a participação da autora

O Memorial da América Latina recebe, no próximo encontro do Clube de Leitura Ler a América Latina, no dia 15 de maio, às 10h, a escritora paraense Monique Malcher, que apresenta o conto “Suas sandálias me cabem”, publicado no livro Flor de Gume, da Editora Jandaíra.

A publicação, composta por 37 contos, tem uma prosa poética intensa que traz à tona as dores de meninas, mães e avós, em um passeio pelas ruas e águas do Pará. A autora é também a criadora da capa e das imagens que subdividem o texto em partes.

Com objetivo de fomentar a leitura e a discussão sobre a literatura latino-americana, o clube tem como tema, neste semestre, “Mulheres Contam”, com escritoras da Bolívia, Uruguai e Brasil. O primeiro encontro, em 13 de março, foi com a autora boliviana Giovanna Rivero, com cerca de 150 participantes. Dia 10 de abril foi a vez da uruguaia Gabriela Aguerre e contou com 103 participantes.

Os encontros acontecem sempre aos sábados, com a curadoria do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) e em parceria com as editoras Incompleta e Jandaíra, por meio da plataforma Zoom, das 10h às 11h30. O link para acessar os contos selecionados para o projeto será enviado por e-mail para todos os inscritos.

Em junho (12), último encontro dessa segunda edição, apresentará os três minicontos “Jogo da Velha”, “Casinha” e “Coelho sai da toca”, de Ana Brêtas (Brasil), inspirados em brincadeiras infantis tradicionais.

O link para acessar a plataforma será enviado por e-mail aos participantes 15 minutos antes de cada encontro. Haverá emissão de certificado (frequência mínima de 75%).

As inscrições devem ser feitas por meio de formulário on-line, no link  https://forms.gle/siGjrY9gT3gDsRBx7.

A atividade também está relacionada com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente ao Objetivo 4: “Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” (https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/).

Sobre a autora:

Monique Malcher é paraense e tem se destacado no cenário literário feminino amazônico. Editou a zine Segredo, com 13 escritoras do seu estado, resultado do curso de autopublicação, ministrado por ela no Sesc no Pará. É uma das curadoras da antologia de escritoras paraenses Trama das Águas, da Monomito Editorial. Flor de Gume é seu livro de estreia.

Programação

15 de maio
“Suas Sandálias me Cabem?”, com Monique Malcher (Brasil)

12 de junho
“Jogo da Velha”, “Casinha” e “Coelho Sai da Toca”, com Ana Brêtas (Brasil)

Serviço:
Clube de Leitura Ler a América Latina – Mulheres Contam
Dia 15 de maio, às 10h
“Suas Sandálias me Cabem”, com Monique Malcher

Plataforma: Zoom (link enviado um dia antes de cada encontro)

Certificados: frequência mínima de 75% dos encontros do ciclo

Inscrições: https://forms.gle/siGjrY9gT3gDsRBx7

Saiba mais:

https://bit.ly/3kmLmlf

Compartilhe!