HomeAssessoria ReleasesClássico Shoha, de Claude Lanzman, ganha exibição especial no MIS

Clássico Shoha, de Claude Lanzman, ganha exibição especial no MIS

Documentário de 9h sobre o Holocausto será exibido em quatro sessões fracionadas durante o mês de julho. Entrada gratuita

Para marcar o primeiro aniversário do legado do cineasta e intelectual francês Claude Lanzmann, Shoah”, documentário monumental sobre o Holocausto, com mais de 9 horas de duração, será exibido, no MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O público terá a chance de assistir, dividida em quatro partes, a obra-prima de  Lanzmann, considerado um dos filmes mais importantes da história do cinema e um documento definitivo sobre o Holocausto. A iniciativa é da StandWithUs Brasil, Confederação Israelita do Brasil (Conib) e Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp).

Por indicações deixadas pelo diretor, o filme será dividido em quatro sessões:

Sessão 1 | 17 de julho, quarta-feira | 2h33’24’’

Sessão 2 | 18 de julho, quinta-feira| 2h01’16’’

Sessão 3 | 24 de julho, quarta-feira | 2h26’24’’

Sessão 4 | 25 de julho, quinta-feira | 2h26’47’’

As sessões acontecem sempre às 19h30, no Auditório MIS (172 lugares). O ingresso, gratuito, deve ser retirado com 1h de antecedência.

SHOAH (Shoah, dir. Claude Lanzman, 1985, França, 14 anos, 543min.)

Obra-prima do diretor francês Claude Lanzmann, “Shoah”é um documentário sobre o Holocausto —   assassinato de 6 milhões de judeus pelo Nazismo,  durante a Segunda Guerra  Mundial. Lanzmann não usa uma única imagem de arquivo, dedicando o filme inteiramente a relatos de sobreviventes dos campos de extermínio de Chelmno, Treblinka, Sobibor e Auschwitz, além do Gueto de Varsóvia.  Na busca por esmiuçar detalhes sobre como Holocausto tornou-se viável, ele também entrevista personagens importantes para o entendimento da engrenagem genocida,  de ex-oficiais nazistas a maquinistas que  conduziam os trens da morte. Monumental em amplo sentido, o  filme demorou mais de 10 anos para ser realizado, tem 543 minutos de duração e é um documento definitivo sobre o assunto a que se dedica.

CLAUDE LANZMAN (1925 – 2018)

Claude Lanzman durante a adolescência, fez parte da Resistência Francesa, movimento civil contra a ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial. Foi diretor da revista LesTempsModernes, fundada por Jean Paul Sartre e Simone de Beauvoir. Realizou seu primeiro documentário sobre Israel  “Por que  Israel”, em 1973, trabalho que o levou a buscar respostas sobre detalhes do que aconteceu durante o Holocausto. A partir do tema, dirigiu o aclamado documentário “Shoah” e outras obras, como “Sobibor” (2001) e “O relatório Karski” (2010).

Serviço
EXIBIÇÃO ESPECIAL “SHOAH”

DATAS 17, 18, 24 e 25 de Julho

HORÁRIO 19h30

LOCAL Auditório MIS (172 lugares)

INGRESSO Gratuito. Ingressos distribuídos uma hora antes na Recepção MIS

CLASSIFICAÇÃO 14 anos


Museu da Imagem e do Som – MIS

Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Estacionamento conveniado: R$ 18. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

Compartilhe!