HomeAssessoria ReleasesClássico alemão Metrópolis ganha sessão e bate-papo no #CineCiência de abril

Clássico alemão Metrópolis ganha sessão e bate-papo no #CineCiência de abril

Longa de 1927 ganha sessão seguida por bate-papo com historiadora no dia 7, domingo. Entrada gratuita

Em abril, o #Cineciência do MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – traz o clássico do expressionismo alemão Metrópolis (1927, Alemanha, direção Fritz Lang). Após a sessão, o público debate com a historiadora Laura Trachtenberg Hauser as questões centrais do longa.

Metrópolis, ano 2026. Os poderosos ficam na superfície, onde há o Jardim dos Prazeres, destinado aos filhos dos mestres. Os operários, em regime de escravidão, trabalham bem abaixo da superfície, na Cidade dos Trabalhadores. Esta poderosa cidade é governada por Joh Fredersen (Alfred Abel), um insensível capitalista cujo único filho, Freder (Gustav Fröhlich), leva uma vida idílica, desfrutando dos maravilhosos jardins. Mas um dia Freder conhece Maria (Brigitte Helm), a líder espiritual dos operários, que cuida dos filhos dos escravos. Paralelamente, Rotwang (Rudolf Klein-Rogge), um inventor louco que está a serviço de Joh, diz ao seu patrão que seu trabalho está concluído, pois criou um robô à imagem do homem. Ele diz que agora não haverá necessidade de trabalhadores humanos, sendo que em breve terá um robô que ninguém conseguirá diferenciar de um ser vivo.

A sessão acontece no dia 7 de abril, domingo, às 16h. A entrada é gratuita, basta retirar ingresso uma hora antes do início na recepção do museu.

Debatedora: Laura Trachtenberg Hauser. Graduada em história pela Universidade Panthéon-Sorbonne, possui um mestrado em Mediação cultural pela Universidade Sorbonne-Nouvelle. Seus principais estudos discorrem sobre os diversos conceitos ou discursos relativos ao que definimos como cultura e seu impacto social através das políticas e instituições culturais no Brasil e na França. Atuando em meio a organização e coordenação de diversos projetos culturais, obteve experiências marcantes como, por exemplo, a assistência à coordenação do setor das Atividades Culturais do Mémorial de laShoah de Paris (2015), a coordenação local da Festa Literária de Paraty (2014) e a pesquisa para a apostila de formação para os mediadores da exposição Genesis de Sebastião Salgado (2013).

Mediação: José Luiz Goldfarb – possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGillUniversity, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Diretor e membro do Conselho da EDUC (Editora da PUC) e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC/SP.

Ciclo de Filmes: #CineCiência

Data: 7 de abril de 2019

Horário: domingo, das 16h às 19h

Local: Auditório LABMIS

Ingressos: os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência

Classificação indicativa: 16 anos

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 18,00. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.