HomeAssessoria ReleasesClássico 2001 – Uma odisseia no espaço é tema de live no #Cineciência

Clássico 2001 – Uma odisseia no espaço é tema de live no #Cineciência

Filme de Stanley Kubrick, de 1968, ganha debate ao vivo entre especialistas. Atividade acontece no dia 9 de agosto, às 17h, no canal do MIS no Youtube

No próximo domingo, 9 de agosto, o #CineCiência, tradicional programa mensal do MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo-, que apresenta a cada edição um filme em longa-metragem de variados gêneros e promove em seguida um bate-papo com especialistas, ganha mais uma live. A atividade, que acontece dentro da campanha virtual #MISemCasa, discutirá o clássico 2001- Uma Odisséia no Espaço (dir. Stanley Kubrick, EUA – UK, 1968 148 min, Livre).  Com mediação de José Luiz Goldfarb, curador do projeto, os convidados desta edição serão o físico Luís Carlos Meneses e o doutor em cinema Francisco Tupy.

O #MISemCasa acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento suspenso temporariamente.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

Sobre o filme

2001: Uma odisseia no espaço é um filme de ficção científica de 1968 produzido e dirigido por Stanley Kubrick, coescrito por Kubrick e Arthur C. Clarke, baseado parcialmente no conto “The Sentinel” do próprio Clarke. O filme lida com os elementos temáticos da evolução humana, existencialismo, tecnologia, inteligência artificial e vida extraterrestre. É notável por seu realismo científico, efeitos especiais pioneiros, imagens ambíguas que são abertas a ponto de se aproximarem do surrealismo, som no lugar de técnicas narrativas tradicionais e o uso mínimo de diálogo.

CONVIDADOS

Luís Carlos Meneses – Bacharel em Física (Universidade de São Paulo -1967), Mestre em Física (Carnegie Mellon University -1971), Doutor em Física (Universitat Regensburg -1974), Professor Sênior do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e orientador do programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Atua na área de Educação, em formação de professores, ensino básico, ensino de física e de ciências. É membro do Conselho Técnico Científico da CAPES para Educação Básica e membro da equipe da UNESCO do Projeto de Currículos Integrados para o Ensino Médio.

Francisco Tupy – Doutor em Cinema pela ECA-USP. Curso de educação e inovação pela UCSB da Califórnia e Krishnamurti Foundation of America. Professor de Letramento Digital no Colégio Visconde de Porto Seguro. Palestrante Internacional e Game Designer. Em 2018 foi indicado à Medalha Darcy Ribeiro de Educação. Bicampeão no evento “Educator Exchange”:  2015 (Seattle) e 2016 (Hungria). Responsável Pedagógico pelo projeto #HistoryBlocks presente em mais de 100 países (UNESCO/ Agência África Brasil).

MEDIADOR/CURADOR – José Luiz Goldfarb – Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGill University, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Diretor da EDUC e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC/SP. Coordenador do projeto #Rede MIS, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências.

S e r v i ç o

#cineciência| 2001 – Uma odisseia no espaço

9 de agosto, às 17h, no canal do youtube do mis

 

SITE www.mis-sp.org.br

REDES

museudaimagemedosom
@mis_sp
@mis_sp
/missaopaulo

 

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Compartilhe!