HomeA Secretaria Assessoria Assessoria ReleasesCinema e Literatura: Casa Guilherme de Almeida oferece palestras e cursos gratuitos em junho

Cinema e Literatura: Casa Guilherme de Almeida oferece palestras e cursos gratuitos em junho

Crítica cinematográfica, adaptações para enredos de escolas de samba, filme Noir e obra de Guimarães Rosa fazem parte da programação do mês de junho

Quem gosta de cinema e literatura já pode se preparar, porque a Casa Guilherme de Almeida organizou várias atividades sobre os temas. Os cursos e palestras são gratuitos e acontecem entre 6 e 30 de junho. Toda programação precisa de inscrições, que podem ser feitas pelo site do museu, que integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

Abrindo a programação, no dia 6, quarta-feira, começa o curso Crítica Cinematográfica, cuja proposta é expandir o entendimento sobre o que é visto na tela. O ministrante Daniel Fontana irá abordar as etapas da realização de um filme e seus aspectos comerciais e artísticos. Os participantes conhecerão ferramentas narrativas, para incentivar a reflexão de cada um sobre a linguagem cinematográfica – tanto para amparar quem deseja escrever sobre cinema, quanto para refinar o olhar dos cinéfilos. As aulas acontecerão às quartas-feiras, de 6 a 27, das 19h00 às 21h00. Daniel Fontana é designer, crítico de cinema e de HQ, e sócio-fundador e editor do site Formiga Elétrica.

Já no dia 8, sexta-feira, das 19h00 às 21h00, será a palestra Literatura na Avenida: adaptações para enredos de escolas de samba. Silvia Cobelo vai abordar alguns clássicos do romantismo brasileiro para enredos e alegorias de escolas de samba, dentre eles as obras Iracema e O guarani. A literatura do século passado também fará parte do repertório, com os romances Casa-grande e senzala e Macunaíma, além de obras de Jorge Amado. Silvia é tradutora literária, roteirista e pesquisadora sênior em três grupos de pesquisa do CNPq ligados à tradução literária.

A Sessão Versátil do mês de junho vai tratar da Introdução ao filme Noir, no dia 23, sábado, das 10h00 às 18h00, com intervalo para almoço. O curso intensivo pretende mostrar que a essência desse cinema transcende os temas clichês que tratam de violência da criminalidade urbana, traições, trapaças e a vileza de detetives corruptos. O filme Império do crime (1955), de Joseph H. Lewis, será exibido e, logo depois, haverá um debate com Fernando Brito e Raphael Cubakowics. Fernando é crítico de cinema e curador da Versátil Home Video, e Raphael também é crítico e atua como editor da produtora.

Fechando a programação, no dia 30, sábado, das 16h00 às 18h00, será realizada a palestra Guimarães Rosa: o processo de transcodificação no discurso literário, ministrada por Augusto Cesar Vassilopoulos. O autor mineiro revolucionou as formas possíveis de transformação da narrativa literária em televisual, por meio de um método em que as particularidades das paisagens, dos costumes, das vivências, das crendices e do vocabulário regional se materializassem em seu discurso. Guimarães observou atentamente o “espaço-vivo” do sertão mineiro e decidiu transcrevê-lo para os seus contos e romances. Augusto, professor universitário e do ensino médio, é doutor em Literatura, mestre em Linguística e Literatura, além de especialista em Estética e História.

A Casa Guilherme de Almeida tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, por meio de seu Programa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro.

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurado em 1979, o museu Casa Guilherme de Almeida funciona na residência onde viveu o poeta e tradutor paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte de artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. A Casa – primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país – oferece uma intensa programação de atividades relacionadas às diversas áreas de atuação de Guilherme de Almeida, que incluem o cinema, o jornalismo e o teatro. A Casa Guilherme de Almeida integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO

Crítica Cinematográfica

Quartas-feiras, 6, 13, 20 e 27/6 – das 19h00 às 21h00

Literatura na Avenida: adaptações para enredos de escolas de samba

Sexta-feira, 8/6 – das 19h00 às 21h00

Sessão Versátil: Introdução ao filme Noir

Sábado, 23/6 – das 10h00 às 18h00 (com intervalo para almoço)

Guimarães Rosa: o processo de transcodificação no discurso literário

Sábado, 30/6 – das 16h00 às 18h00

Casa Guilherme de Almeida

Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943

Museu: Rua Macapá, 187 – Perdizes – São Paulo

Telefone: (11) 3673-1883 | 3672-1391

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00

www.casaguilhermedealmeida.org.br

RelatedPost

Compartilhe!