HomeAssessoria ReleasesCinema: Casa Guilherme de Almeida realiza exibições e debates gratuitos

Cinema: Casa Guilherme de Almeida realiza exibições e debates gratuitos

A já tradicional programação de cinema da Casa Guilherme de Almeida – equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis – apresenta em junho exibições e debates. Reflexões sobre as mudanças sociais brasileiras do século 20, isolamento e alienação serão trazidas à tona por meio dos olhares de Julio Calasso, Karim Aïnouz, Jim Jarmusch e Michelangelo Antonioni. Confira:

No dia 8 de junho, às 15h, acontece na Sala Cinematographos a exibição do filme “Longo caminho da morte”, de Julio Calasso. Por meio da história de uma família de coronéis dona de terras para plantio de café, a produção de 1972 denuncia as mudanças da sociedade brasileira do século 20. Ao final da sessão, o diretor conduzirá uma conversa sobre a obra com o público.

No sábado seguinte, o projeto Cine Doppelgänger traz o tema Deserto Interior. A partir da exibição de trechos dos longas “O céu de Suely” (2006), de Karim Aïnouz, e “Homem Morto” (1995), de Jim Jarmusch, o encontro propõe uma discussão sobre distintas realidades de existências solitárias, seja em apartadas regiões do nordeste brasileiro ou no faroeste dos EUA. 15 de junho, às 14h.

Por fim, no dia 29, a partir das 10h, a Sessão Versátil apresenta uma Introdução ao Cinema de Michelangelo Antonioni. Primeira parte de sua trilogia sobre alienação e seu primeiro grande sucesso, “A Aventura” (1960) será ponto de partida para a discussão sobre a obra do diretor italiano.

SERVIÇO:

Longo Caminho da Morte (1972), de Julio Calasso

8 de junho, sábado, às 15h.

Cine Doppelgänger: Deserto Interior

15 de junho, sábado, das 14h às 18h.

 

Sessão Versátil: Introdução ao Cinema de Michelangelo Antonioni

29 de junho, sábado, das 10h às 18h.

 

Casa Guilherme de Almeida

Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Perdizes – São Paulo

Museu: Rua Macapá, 187 – Perdizes

Telefone: (11) 3673-1883 | 3672-1391

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h

www.casaguilhermedealmeida.org.br

Compartilhe!