HomeAssessoria Releases#Cineciência traz debate online ao vivo sobre o filme O homem que viu o infinito

#Cineciência traz debate online ao vivo sobre o filme O homem que viu o infinito

#Cineciência traz debate online ao vivo sobre o filme O homem que viu o infinito

No próximo domingo, 3 de maio, o #CineCiência, tradicional programa mensal do MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, que apresenta a cada edição um filme em longa-metragem de variados gêneros e promove em seguida um bate-papo com especialistas, ganha mais uma live. A atividade, que acontece dentro da campanha virtual #MISemCasa, discutirá o filme O homem que viu o infinito (The Man Who Knew Infinity, Reino Unido, 2016, dir. Matt Brown).

O longa aborda a criatividade na matemática com a história do jovem hindu Rãmãnujan. Gênio incompreendido e discriminado na Inglaterra das primeiras décadas do século XX, ele teve uma vida curta, mas muito produtiva em conhecimentos matemáticos. Temas como a criação na matemática, ciência e religião, e preconceito ao imigrante, serão abordados pelos professores Jacques Fux (UFMG) e Thomas Haddad (USP) com a mediação de José Luiz Goldfarb (PUC-SP).

O público de casa pode ver ou rever longa em diversas plataformas de streaming (está disponível na Netlfix, Google Play e outros) e participar com perguntas aos especialistas no dia 3. O #Cineciência acontece às 17h, ao vivo, no Canal do MIS no Youtube.

Sobre o filme

Inspirado em uma história real, O homem que viu o infinito conta a emocionante história da genialidade de Srinivāsa Aiyangār Rāmānujan, matemático indiano que, mesmo sem formação acadêmica, contribuiu definitivamente em diferentes áreas da Matemática. Com roteiro e direção de Matt Brown, o longa é ambientado na Inglaterra, durante a Primeira Guerra Mundial. Após uma infância humilde, vivida em Mandra, na Índia, Rāmānujan (Dev Patel, de Quem Quer Ser Um Milionário?) é admitido na Universidade de Cambridge e, com a ajuda de seu professor, G. H. Hardy (Jeremy Irons, vencedor do Oscar por O Reverso da Fortuna), consegue provar como conseguiu ver o infinito. Baseado no livro The Man Who Knew Infinity: A Life of the Genius Ramanujan, de Robert Kanigel, O Homem que viu o Infinito é o segundo trabalho atrás das câmeras do cineasta Matt Brown. Reunindo elementos muito interessantes para explorar a história de um gênio da matemática que usava de sua fé como plataforma para voar, o longa-metragem agrada crítica e público, principalmente pelas atuações dos personagens principais, interpretados pelo ator Dev Patel e pelo experiente Jeremy Irons.

CONVIDADOS

Jacques Fux – Possui graduação em Matemática – UFMG (ICEX – 2001), mestrado em Ciência da Computação – UFMG (DCC – 2004) e doutorado Literatura Comparada na UFMG (POS-LIT – 2010), sob a orientação da Professora Maria Esther Maciel, em cotutela com a Universidade de LIlle 3 (Docteur en Langue, Littérature et Civilisation Françaises) (2010) sob orientação da Professora Christelle Regianni. Especialista nas relações entre Matemática e Literatura. Autor dos livros: Literatura e Matemática: Jorge Luis Borges, Georges Perec e o OULIPO, publicado em 2016, pela Editora Perspectiva; Antiterapias, publicado em 2012; e Brochadas, de 2015, pela Editora Rocco. Pós-doutor em Teoria Literária pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP e pela UFMG. Foi Visiting Scholar na Universidade de Harvard sob supervisão da Professora Susan Suleiman. Recebeu o Prêmio Capes de Teses 2011 de melhor tese em Letras/Linguística 2010. Vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2013 com o livro Antiterapias.

Thomas A. S. Hadaad – Possui Doutorado em Ciências (2004) pela Universidade de São Paulo, e estágio de pós-doutorado no Grupo de História Cultural das Ciências, no Instituto de História do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (IH/CSIC), em Madri, Espanha. É Professor Doutor II da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), na área de história das ciências, atuando na graduação e orientando projetos de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais. Foi professor dessa área no Programa de Pós-Graduação em História Social da FFLCH/USP. Foi membro da diretoria da Sociedade Brasileira de História da Ciência (2012-2014) e conselheiro regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (2009-2011). Suas pesquisas se concentram na história das ciências no século XVII (e, ocasionalmente, no século XVIII), com destaque para a mobilização de práticas cosmográficas e astronômicas nos impérios ibéricos e em contextos missionários.

MEDIADOR/CURADOR – José Luiz Goldfarb – Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGill University, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Diretor da EDUC e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC/SP. Coordenador do projeto #Rede MIS, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências.

O #MISemCasa acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento suspenso por até o dia 10 de maio.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

S e r v i ç o

#cineciência| O homem que viu o infinito

03 de maio, às 17h, no canal do youtube do mis

SITE www.mis-sp.org.br

REDES

museudaimagemedosom
@mis_sp
@mis_sp
/missaopaulo

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Compartilhe!