HomeAssessoria ReleasesCiclo de Cinema e Psicanálise no MIS exibe Vice em Maio

Ciclo de Cinema e Psicanálise no MIS exibe Vice em Maio

Programa mensal traz a cada edição um filme seguido de debate com um psicanalista convidado

No dia 22 de maio, o MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – realiza o Ciclo de Cinema e Psicanálise com exibição do filme Vice, de Adam McKay. O programa é uma parceria com a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e apoio da Folha de S.Paulo. A sessão, que tem entrada gratuita e acontece no Auditório MIS (172 lugares), será seguida de debate com o psicanalista convidado Júlio Hirschhorn Gheller e da jornalista Luciana Coelho. A diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP, Luciana Saddi, mediará a conversa.

VICE (Vice, 2019, dir. Adam McKay, EUA, 134”, biografia/drama, digital) O filme acompanha a ascensão de Dick Cheney (Christian Bale), ao se tornar o homem mais poderoso do mundo. Vice-presidente de George W. Bush (Sam Rockwell), ele remodelou os Estados Unidos e o mundo, gerando mudanças que permanecem até os dias de hoje.

No ensaio, Mal-estar na civilização (1929), Freud afirmava que homens não são criaturas gentis, que no máximo reagem com agressividade quando provocados ou sob ameaça. Homens são grande fonte de infelicidade para outros homens.  Costumam se unir somente quando encontram um inimigo comum, ou seja, para atacar outros homens. Assim, Freud reiterava a famosa frase atribuída a Hobbes, o homem é o lobo do homem.

A sede de poder e riqueza talvez seja incomensurável, mas teria na Lei e na Justiça um lenitivo para minorar seus efeitos deletérios. A civilização, de acordo com o pensamento psicanalítico, nasce da distribuição justa de poder entre os homens. É forjada pela Lei e pela renúncia ao governo absoluto, tirânico, de apenas um homem sobre todos os outros.

“O filme Vice ilustra algumas das teses freudianas sobre a positividade do mal. Retrata com ironia a trajetória política, o oportunismo e a sede de poder e riqueza do vice-presidente Dick Cheney”, expõe Luciana Saddi, Diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP.

Nem a Lei nem a Justiça grassam no mundo dos poderosos. Os vulneráveis e desamparados são peças descartáveis do jogo político, vítimas perfeitas, ofertadas em sacrifício, para que os senhores da guerra e do terror se tornem mais e mais poderosos.

Sobre o Ciclo de Cinema e Psicanálise

A cada edição o ciclo traz um filme em longa-metragem (ficcional ou documental) seguido de debate com um jornalista e um psicanalista convidado. Em seguida, o público pode participar com perguntas, integrando novas perspectivas sobre a obra discutida. A temporada 2019 está dividida em cinco temas, exibindo dois filmes de cada, sendo eles: Sexualidade, Violência, Poder, Religião e Infância.

O ciclo pretende discutir, à luz da Psicanálise, algumas questões suscitadas por obras do cinema moderno e contemporâneo, e proporcionar também formas transdisciplinares de compreensão. O tema, que norteia os debates e a seleção dos filmes, surgiu a partir do ensaio O mal-estar na civilização (1929), escrito por Freud. Neste, o psicanalista afirmava que o progresso civilizatório e tecnológico cobrava elevado preço do indivíduo. Exigia renunciar à agressividade e à sexualidade – como esforço necessário ao desenvolvimento civilizador. Por consequência, o homem se tornava refém do sentimento de culpa inconsciente e de constante mal-estar, ambos impeditivos da fruição da felicidade.

Sobre os convidados:

Luciana Coelho é editora do Núcleo de Cidades e colunista de séries da Folha de S. Paulo. Também pelo jornal, foi editora de Mundo, editora-adjunta de Mercado e correspondente em Nova York, Genebra e Washington. É formada em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP).

Júlio Hirschhorn Gheller é médico pela faculdade de Medicina da USP; Residência em Psiquiatria no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; Psicanalista, membro efetivo e analista didata da SBPSP.

 

CICLO DE CINEMA E PSICANÁLISE |Maio
Vice
Data
22.05 (quarta-feira)
Horário 19h
Local Auditório MIS
Ingresso
Gratuito. Ingressos distribuídos uma hora antes na Recepção MIS
Classificação
14 anos

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 18
Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

Compartilhe!