HomeAssessoria ReleasesCasa Mário de Andrade oferece programação especial em comemoração ao mês de aniversário do escritor

Casa Mário de Andrade oferece programação especial em comemoração ao mês de aniversário do escritor

Programação especial homenageia um dos principais expoentes da cultura brasileira

“Eu sou trezentos, sou trezentos-e-cinquenta”: assim se definia o poeta, escritor, pesquisador, músico, fotógrafo, ensaísta, crítico de arte e gestor cultural Mário de Andrade, que nasceu em 9 de outubro de 1983, em São Paulo. Mário foi um dos principais ideólogos do movimento modernista e da Semana de Arte Moderna de 1922, integrando o grupo fundador da revista Klaxon, porta-voz do movimento. É autor, entre outras obras, de Pauliceia Desvairada, o primeiro livro de poemas do Modernismo, e do romance Macunaíma, um marco na literatura brasileira. Neste ano de 2020 completaram-se 75 anos de sua morte.

Em 1921, Mário se mudou com a família para a casa situada na rua Lopes Chaves, na Barra Funda, local em que viveu até a sua morte – ocorrida há 75 anos – e que abriga o museu Casa Mário de Andrade, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis, que neste mês de outubro presta uma homenagem ao escritor com uma programação on-line muito especial.

No dia do aniversário do Mário de Andrade, das 19h às 21h, teremos o encontro Museus-casas: o dilema de habitar o patrimônio, onde a direção e a equipe do Museu conversam com o historiador Fernando Atique sobre as potencialidades e limitações dos conjuntos arquitetônicos, reconhecidos como museus-casas, para a compreensão dos modos de morar na cidade de São Paulo, do início do século XX, aos dias atuais.  As inscrições estão abertas até o dia do evento, neste link

No dia seguinte, sábado, das 16h30 às 18h30, Fifo Lazarini apresentará aos participantes a primeira versão do jogo Os Andrades, idealizado por ele. O jogo inclui uma aventura de Mário de Andrade à procura de poemas do livro Pauliceia desvairada pelo centro histórico da cidade. Para participar, é necessário se inscrever, até o dia do evento, neste link: https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/a7974b664364f1655de4ae0484a7bcaf

O lançamento do livro Muito prazer, sou Mário de Andrade!, redigido por Karina Almeida, acontecerá no dia 24 de outubro, sábado, das 16h30 às 18h. Karina fará uma apresentação de sua pesquisa, que apresenta a obra do autor de Macunaíma para o público infanto-juvenil. Para realizar a inscrição, é preciso acessar este link e preencher o formulário até o dia do evento. 

SERVIÇO

Mesa-redonda
Museus-Casas: O dilema de habitar o patrimônio
Com Fernando Atique, Ivanei da Silva e Marcelo Tápia
9 de outubro, sexta-feira, das 19h às 21h

Inscrições até o dia 9 de outubro, neste link

Palestra
Lançamento do Jogo “Os Andrades” – Uma aventura de Mário de Andrade
Com Fifo Lazarini

Sábado, 10 de outubro, das 16h30 às 18h30

Inscrições até o dia 10 de outubro, neste link

Lançamento de livro

Muito prazer, sou Mário de Andrade!

Com Karina Almeida

Sábado, 24 de outubro, das 16h30 às 18h
Inscrições até 24 de outubro, neste link

Casa Mário de Andrade

Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085 | E-mail: contato@casamariodeandrade.org.br 

—-

Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo 

Acessibilidade: rampa de acesso ao andar térreo e fraldário móvel.
Programação gratuita

www.casamariodeandrade.org.br e https://poiesis.org.br/maiscultura/.

SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

 

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!