HomeAssessoria ReleasesCasa Mário de Andrade oferece palestras e oficina gratuitas sobre literatura

Casa Mário de Andrade oferece palestras e oficina gratuitas sobre literatura

As atividades de março tratam de obras importantes do patrono do museu, além da prática da encadernação de capas de livros e do lançamento de um trabalho inédito

O mês de março está com uma programação cultural bem interessante na Casa Mário de Andrade! Terá palestra sobre o patrono do museu e seus correspondentes, oficina de encadernação de capas de livros, palestra sobre o livro Dicionário Musical Brasileiro (1989), de autoria de Mário, e lançamento de uma obra inédita que integra a coleção Correspondência de Mário de Andrade (IEB-USP). Todas as atividades são gratuitas, para participar basta se inscrever pelo site do museu – integrante da Rede de Museus-Casas Literários, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

Abrindo a programação, no dia 14, das 14h30 às 17h, a jornalista Marlene Laky coordenará a oficina Era uma vez uma capa, sobre encadernação de livros. Nessa atividade educativa, os participantes poderão conhecer o processo de encadernação de capas e colocar em prática o conteúdo abordado durante os encontros, criando seus próprios trabalhos. Laky é conservadora-restauradora pelo SENAI-SP e exerce a mesma função na Casa Guilherme de Almeida. São oferecidas 20 vagas para a oficina, que também acontecerá nos dias 21 e 28.

Logo depois, das 19h às 21h, será lançamento do livro Correspondência Mário de Andrade & Alceu Amoroso Lima – publicação que integra a coleção Correspondência de Mário de Andrade, da Edusp e do IEB-USP e que, nesta edição, conta com a parceria da Editora PUC-Rio. O evento será conduzido pelo organizador do livro, professor Leandro Garcia, da Faculdade de Letras da UFMG.

Já o professor Marcos Antonio de Moraes ministrará a palestra Diálogos com Mário de Andrade por meio de correspondências, no dia 16, das 16h às 18h. A proposta é abordar a relação estabelecida entre Mário e seus correspondentes. Moraes é pesquisador de literatura brasileira e membro da Equipe Mário de Andrade no Instituto de Estudos Brasileiros, onde leciona, além de ser organizador dos livros Correspondência Mário de Andrade & Manuel Bandeira (Edusp/IEB-USP, 2000) e Câmara Cascudo e Mário de Andrade: cartas, 1924-1944 (Global, 2010).

E no dia 30, das 16h às 18h, a professora Flávia Toni comandará a palestra 30 anos do Dicionário Musical Brasileiro, livro de Mário de Andrade, organizado pela docente juntamente com Oneyda Alvarenga e publicado em 1989. A obra apresenta os principais termos da música, em especial da música brasileira, compilados pelo patrono do museu. Toni é mestre e doutora em Artes, professora da USP e pesquisadora no Instituto de Estudos Brasileiros, onde foi Presidente e Coordenadora do Programa Culturas e Identidades Brasileiras entre 2010 e 2014.

SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:

Era uma vez uma capa