@culturasp - secretaria da cultura do estado de são paulo

Casa Mário de Andrade oferece cursos e apresentações gratuitas para apreciadores da música

Publicado em 2 de janeiro de 2018

Destaque para a oficina de canto e técnica vocal e Concertos Desvairados

Mário de Andrade era intimamente ligado à cultura popular brasileira em suas diferentes manifestações, incluindo a música. Pianista e crítico, o poeta costumava realizar concertos em sua residência. Para resgatar essa vertente do trabalho do artista, a Casa Mário de Andrade, que integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciados pela Poiesis, realiza entre janeiro e fevereiro cursos e apresentações musicais.

Em Concertos Desvairados, o público revive os concertos promovidos por Mário de Andrade no salão em que o poeta costumava realizar seus encontros. A apresentação do cravista Hermes Daniel Jacchieri e convidados é dedicada a grandes nomes da música barroca que fizeram parte da formação de Mário, como Antonio Vivaldi, Jean Phillipe Rameau, François Couperin e J. S. Bach. O concerto acontece dia 13 de janeiro, sábado, às 16h00.

Para homenagear o encontro centenário com o músico Chico Antônio, que teria despertado o interesse de Mário pelo estudo das manifestações populares no Brasil, o violeiro Jackson Ricarte apresenta, no dia 20 de janeiro, sábado, às 16h00, o show Viola da minha vida, com músicas do seu mais recente disco, “Estrada Afora”, repleto de musicalidade brasileira, do cururu ao baião.

Em fevereiro, o museu oferece a Oficina de canto e técnica vocal. Entre 6 e 9 de fevereiro, os participantes serão estimulados pela orientadora Alice Juguero no desenvolvimento do canto coral, de acordo com o perfil e características vocais próprias, ampliando, assim, o repertório musical.

Por fim, a Oficina de flauta oferecerá, a participantes que já tenham tido algum contato com o instrumento, exercícios para a prática em conjunto e um repertório específico para flauta. Orientada por Silnei Doomacil, a oficina acontece entre 20 e 23 de fevereiro, em quatro encontros. Os participantes devem trazer suas próprias flautas.

Serviço

 Oficinas e apresentações musicais na Casa Mário de Andrade

Concertos Desvairados | 13/01, sábado às 16h00

Viola da minha vida | 20/01, sábado às 16h00

Recomendação etária: livre. Duração: 120 min. 40 lugares.

Atividades gratuitas sem necessidade de inscrição prévia.

Oficina de Canto e técnica vocal | 6 a 9/02, terça a sexta-feira, das 13h00 às 15h00

Recomendação etária: livre. 40 vagas.

Inscrições gratuitas: através do site das oficinas culturais.

Oficina de Flauta | 20 a 23/02, terça a sexta-feira, das 14h00 às 17h00

Recomendação etária: livre. 40 vagas.

Inscrições gratuitas: através do site das oficinas culturais.

Compartilhe!