HomeCultura + Cultura + Notícias Assessoria ReleasesCasa Mário de Andrade inaugura Centro de Pesquisa e Referência

Casa Mário de Andrade inaugura Centro de Pesquisa e Referência

O Centro de Referência Mário de Andrade nasce com o objetivo de preservar, pesquisar e difundir a obra do escritor símbolo do modernismo

Poeta, escritor, cronista, músico, pesquisador e figura ativa nas áreas de gestão e política cultural, Mário de Andrade é um dos principais agentes do modernismo brasileiro, tendo colaborado, também, com o estudo e a valorização das tradições culturais brasileiras. Para promover o conhecimento das contribuições do artista para a história da cultura e da arte no Brasil, a Casa Mário de Andrade – da Rede de Museus-Casa Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis –  iniciará, em janeiro, as atividades do Centro de Pesquisa e Referência Mário de Andrade.

O objetivo do Centro de Pesquisa será estudar e difundir a obra do poeta modernista, explorando temas que foram objeto de seu interesse e de seu trabalho, como a literatura, a música, as artes plásticas, a crítica (inclusive de cinema) e a gestão e a política cultural, além de promover produções teatrais baseadas em adaptações dramáticas da obra do escritor.

A primeira atividade do centro será a criação do grupo de estudos Mário e a música, que acontecerá entre 16 de janeiro e 27 de março. Durante os dez encontros, os participantes se dedicarão ao conhecimento da atuação de Mário na área da música a partir da leitura e a discussão dos livros Ensaio sobre a música brasileira e Pequena história da música. A atividade incluirá visitas a locais que tiveram relevância na vida e na obra do escritor: o Theatro Municipal, palco da Semana de Arte Moderna de 1922, o Conservatório Dramático Musical de São Paulo, local em que o musicólogo lecionou, e a Discoteca Pública Municipal Oneyda Alvarenga, fundada por ele na década de 1930.

Veja abaixo o cronograma da atividade, orientada por Haran Rodrigues:

16/1 | Apresentação do projeto

23/1 | Discussão de trechos selecionados do Ensaio sobre a Música Brasileira

30/1 | Saída: Theatro Municipal e Conservatório Dramático Musical de São Paulo.

6/2   | Discussão de trechos selecionados da Pequena História da Música.

20/2 | Discussão de trechos selecionados do Ensaio sobre a Música Brasileira.

27/2 | Saída: Discoteca Pública Municipal Oneyda Alvarenga.

6/3   | Discussão de trechos selecionados da Pequena História da Música.

13/3 | Discussão de trechos selecionados do Ensaio sobre a Música Brasileira.

20/3 | Escolha de temas para preparação de artigos ou estudos relacionados à pesquisa.

27/3 | Orientação para encaminhamento dos trabalhos e definição de data de entrega.