HomeAssessoria ReleasesCasa Mário de Andrade abre inscrições para curso sobre a relação artística entre Mário de Andrade e Alphonsus de Guimaraens

Casa Mário de Andrade abre inscrições para curso sobre a relação artística entre Mário de Andrade e Alphonsus de Guimaraens

Em fevereiro, o museu oferece ao público um curso livre e gratuito que reflete conteúdo da exposição temporária sobre os poetas modernista e simbolista, aberta até 31/03

Em diálogo com a exposição temporária Mário & Alphonsus Revisitados, a Casa Mário de Andrade promove um curso gratuito e livre sobre a relação estabelecida entre Mário de Andrade e o poeta simbolista mineiro Alphonsus de Guimaraens.

A exposição, em cartaz até 31 de março, comemora 100 anos da visita de Mário a Alphonsus – em 10 de julho de 1919, em Mariana -, e que acontece simultaneamente nas antigas residências dos dois escritores, a Casa Mário de Andrade, em São Paulo (SP), e o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, em Mariana (MG). A mostra exibe ao público a repercussão do famoso encontro por meio de referências em cartas e publicações da época.

Em desdobramento à exposição, é oferecido o curso Do Simbolismo ao Modernismo: Mário de Andrade e Alphonsus de Guimaraens Revisitados, às terças-feiras entre 4 e 18 de fevereiro, das 19h às 21h. As aulas acontecem com Del Candeias, bacharel em português e alemão, mestre e doutor pela Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo (USP), também escritor de livro infantil e de poesia, agraciado por premiações como Jabuti e prêmio FNLIJ, além da menção-honrosa no prêmio Nascente-USP.

As inscrições para o curso estão abertas até 3 de fevereiro pelo site do museu Casa Mário de Andrade. E a exposição é gratuita e aberta ao público no horário de funcionamento da Casa, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h, na Rua Lopes Chaves (Barra Funda).

A Casa Mário de Andrade integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SERVIÇO:

Curso – Do Simbolismo ao Modernismo: Mário de Andrade e Alphonsus de Guimaraens Revisitados

Com Del Candeias
Terças-feiras, 4, 11 e 18 de fevereiro, das 19h às 21h

40 vagas | Grátis

Inscrição aberta até 3/02 ou até o preenchimento das vagas: https://www.casamariodeandrade.org.br/programacao-do-simbolismo-ao-modernismo

Exposição – Mário & Alphonsus Revisitados

Aberta até 31/03/2020

Visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 18h

Grátis

Agendamento de visita monitorada: educativo@casamariodeandrade.org.br

Casa Mário de Andrade
Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda, São Paulo/SP

(11) 3666-5803 | 3826-4085
Funcionamento: terça-feira a domingo, das 10h às 18h
https://www.casamariodeandrade.org.br/

SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!