HomeAssessoria ReleasesCasa Guilherme de Almeida promove debates sobre o cinema do Boca do Lixo e Casa Mário de Andrade apresenta show com clássicos do samba

Casa Guilherme de Almeida promove debates sobre o cinema do Boca do Lixo e Casa Mário de Andrade apresenta show com clássicos do samba

Gratuitas, as atividades já estão com inscrições abertas pelo site de cada museu-casa literário e ocorrem em novembro

Em novembro a Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade, Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis, promovem atividades gratuitas sobre períodos que movimentaram a sociedade brasileira e inspiraram movimentos culturais. Para participar, o público precisa se inscrever pelos sites dos espaços (Links em Serviço).

O ciclo de debates A “Boca” por eles e por elas ocorre às sextas-feiras, das 19h às 21h, nos dias 1º, 8, 22 e 29 de novembro, na Casa Guilherme de Almeida. A mediação será de Matheus Trunk, jornalista e escritor de livros como Dossiê Boca: Personagens e histórias do cinema paulista, e o ciclo receberá pessoas que viveram esse momento do cinema e da história da cidade de São Paulo: o diretor de fotografia Virgílio Roveda, o Gaúcho; a atriz de cinema e teatro Débora Muniz; o cineasta Mário Vaz Filho; e a atriz e considerada musa do Cinema da Boca, Nicole Puzzi.

Boca do Lixofoi um espaço cinematográfico marginalsurgido no bairro de Santa Efigênia e na região da Estação da Luz, centro de São Paulo, que se desenvolveu e se destacou nas décadas de 1960 a 1980. Muitos dos filmes experimentais, eróticos, dramas, comédias, policiais, entre outros gêneros, foram feitos com baixo orçamento e, mesmo assim, populares entre o público. Rogério Sganzerla (diretor de O Bandido da Luz Vermelha), Carlos Reichenbach (diretor de A Ilha dos Prazeres Proibidos) e Ozualdo Candeias(diretor de A Margem) foram alguns dos diretores destaques nesse período do cinema brasileiro, mesmo diante da ditadura.

🎼“Ensaiei meu samba o ano inteiro/ Comprei surdo e tamborim./ Gastei tudo em fantasia/ Era tudo o que eu queria/ E ela jurou desfilar pra mim…🎼” (Nelson Gonçalves – Retalhos de Cetim).

Já as diferentes vertentes do samba serão apresentadas por Roberto Seresteiro e convidados na Casa Mário de Andrade, no sábado, 9 de novembro, a partir das 16h. A apresentação musical Por causa de você trará um repertório repleto de clássicos do samba, do samba-canção e do choro.

O show pretende reverenciar o centenário de nascimento dos compositores e cantores Nelson Gonçalves e Linda Batista, além de músicas imortalizadas pela Dolores Duran, Jacob do Bandolim e Ataulfo Alves.

SERVIÇO:

Ciclo de debates – A “Boca” por eles e por elas

Com o jornalista Matheus Trunk

Sextas-feiras, das 19h às 21h
01/11: Virgílio Roveda, o Gaúcho – Diretor de fotografia

08/11: Débora Muniz – Atriz

22/11: Mário Vaz Filho – Cineasta

29/11: Nicole Puzzi – Atriz

50 vagas

Inscreva-se em:https://bit.ly/2NwvEUP

Casa Guilherme de Almeida | Museu: R. Macapá, 187 – Perdizes, São Paulo/SP ; Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 – Sumaré, São Paulo – SP.
Telefone: (11) 3673-1883 | 3672-1391
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h
www.casaguilhermedealmeida.org.br

Apresentação musical –Por causa de você

Sábado, 9 de novembro, das 16h às 18h

Com Roberto Seresteiro e convidados

Samba, samba-canção e choro.

40 vagas

Inscreva-se em: https://bit.ly/2Jr8I8c

Casa Mário de Andrade | Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda, São Paulo/SP
Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h
www.casamariodeandrade.org.br

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.

SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!