HomeAssessoria ReleasesCasa Guilherme de Almeida celebra 40 anos de existência e presta homenagem ao patrono, que faleceu há 50 anos

Casa Guilherme de Almeida celebra 40 anos de existência e presta homenagem ao patrono, que faleceu há 50 anos

O tradicional evento anual “Guilherme de Almeida em Cena” este ano abordará três vertentes exploradas pelo modernista: teatro, cinema e poesia

Em 2019, a Casa Guilherme de Almeida completa 40 anos e o falecimento de seu patrono faz 50. Sendo assim, o museu não poderia deixar de homenagear o renomado poeta que inspirou o nascimento da Casa. “Guilherme de Almeida em Cena: 40 anos da Casa Guilherme de Almeida” será no dia 13 de julho, entre 10h e 18h. Desta vez, o evento anual contemplará três das diversas vertentes artísticas exploradas por ele: o teatro, o cinema e a poesia. Para participar basta se inscrever pelo site do local, que é integrante da Rede de Museus-Casas Literários, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

Abrindo as homenagens, às 10h, será promovida uma visita pela Casa Guilherme de Almeida, onde o público conhecerá mobiliário e objetos originais, o acervo de artes plásticas feitas por modernistas como Tarsila do Amaral e Lasar Segall, além da diversificada biblioteca do patrono.

Às 11h, o grupo de estudos coordenado pela atriz e jornalista Fernanda Assef apresentará a leitura dramática do texto teatral O homem só escrito por Guilherme em 1949. Já às 14h, o museu exibirá o filme Tico-tico no fubá (1952), que narra a vida do compositor Zequinha de Abreu, cujos diálogos foram escritos pelo poeta. Logo após, haverá uma conversa com o crítico de cinema, doutor em Estética e História da Arte pela USP, além de coordenador da programação do próprio museu-casa, Donny Correia, a respeito da história da Cia. Cinematográfica Vera Cruz, produtora da obra.

E fechando a programação, às 17h, será lançado o livro Caleidoscópio, antologia poética organizada pelos alunos do Grupo de Pesquisa e Análise da Obra Poética de Guilherme de Almeida, sob coordenação de Marcelo Tápia, diretor dos Museus-Casas Literários, e Simone Homem de Mello, coordenadora do Centro de Estudos de Tradução Literária da Casa.

SERVIÇO:

“Guilherme de Almeida em Cena: 40 anos da Casa Guilherme de Almeida”

Sábado, 13/7 – entre 10h e 18h

10h: Visita pelo museu-casa

11h: Leitura dramática de texto teatral escrito por Guilherme de Almeida
14h: Exibição do filme Tico-tico no fubá (1952)
17h: Lançamento do livro Caleidoscópio

Casa Guilherme de Almeida

Museu: Rua Macapá, 187 – Perdizes, São Paulo

Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Sumaré, São Paulo

Telefone: (11) 3673-1883 | 3672-1391

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h

www.casaguilhermedealmeida.org.br

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!