HomeAssessoria ReleasesCasa Guilherme de Almeida abre inscrições para cursos de cinema e palestra de literatura

Casa Guilherme de Almeida abre inscrições para cursos de cinema e palestra de literatura

A programação faz parte de uma série de atividades que irão ocorrer de forma on-line durante o período de isolamento social

O Museu Casa Guilherme de Almeidaequipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis, oferece uma programação que abrange o amplo campo de atuação de Guilherme, que foi, entre outras coisas, escritor e crítico de cinema. Assim, a literatura e a sétima arte serão os temas abordados nas atividades on-line da casa.

No curso H.P. Lovecraft no Cinema, a obra do principal escritor da literatura de horror norte-americana no século XX será o disparador para refletir as diversas adaptações cinematográficas com base na literatura de Lovecraft. 

Fernando Brito e Raphael Cubakowic estarão à frente deste curso, que acontecerá às segundas, quartas e sextas, dias 4, 6, 6, 11, 13 e 15 de maio, das 19 às 21h. Fernando é crítico de cinema e curador da Versátil Home Vídeo, e Raphael é montador e também crítico de cinema. As inscrições estão abertas até o dia 30 de abril.

Em Pioneiras do Cinema Brasileiro – do clássico à vanguarda, Joyce Pais apresentará a trajetória das diretoras de cinema no Brasil, destacando períodos que vão desde o Cinema Novo, movimento surgido na década de 1950, até o cinema de vanguarda, que se desenvolveu durante o regime militar, nas décadas de 1970 e 1980. Serão discutidas como as narrativas criadas por essas realizadoras estão, também, intimamente atreladas à história do Brasil, como país e como cinema.   

Jornalista, Joyce já atuou no jornal O Estado de S. Paulo e no Museu da Pessoa. É criadora e editora-chefe do portal Cinemascope, colunista da Revista Moviement e membro do Coletivo Elviras – Mulheres Críticas de Cinema. A convite do Canal Brasil, foi membro de diversos júris de festivais pelo país.

Com inscrições abertas até 1 de maio, o curso será ministrado ao longo de 4 aulas nos dias 5, 7, 12 e 14 de maio, terças e quintas, às 19h. 

Na palestra Bug-Jargal: Hipertextualidade e Transposição de Gênero no Romantismo Brasileiro, Mateus Roman Pamboukian se baseará em sua dissertação de mestrado, que aborda o romance Bug-Jargal, de Victor Hugo, e sua influência na literatura romântica brasileira. Mateus desenvolve pesquisa na área de estudos da tradução. As inscrições vão até o dia 18 de maio e a palestra será na sexta-feira, dia 22, das 19h às 21h.

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Cultura e

Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO

H.P. Lovecraft no Cinema

Curso com Fernando Brito e Raphael Cubakowic

Período de inscrição: até 30 de abril, clicando aqui.

40 vagas

Às segundas, quartas e sextas-feiras, dias 4, 6, 8, 11, 13 e 15 de maio, das 19h às 21h

Plataforma: GoogleMeet – Os alunos inscritos receberão, via e-mail, os links para participar das aulas.

Pioneiras do Cinema Brasileiro – do Clássico à Vanguarda

Curso com Joyce Pais 

Período de inscrição: até 1 de maio, clicando aqui.

40 vagas

Às terças e quintas-feiras, dias 5, 7, 12 e 14 de maio, às 19h

Plataforma: Google Meet – Os alunos inscritos receberão, via e-mail, os links para participar das aulas.

Bug-Jargal: Hipertextualidade e Transposição de Gênero no Romantismo Brasileiro

Palestra com Mateus Roman Pamboukian

Período de inscrição: até 18 de maio, clicando aqui.

50 vagas

Sexta-feira, 22 de maio, às 19h

Plataforma: Ao vivo via link do YouTube.

Poiesis – Coordenação de Comunicação

Carla Regina | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br

Compartilhe!