HomeAssessoria ReleasesCasa das Rosas recebe fotografias inéditas de Albert Camus em exposição que celebra 70 anos de sua vinda ao Brasil

Casa das Rosas recebe fotografias inéditas de Albert Camus em exposição que celebra 70 anos de sua vinda ao Brasil

Exposição iconográfica do escritor marca sua relação afetiva com família, além da passagem pelo sudeste e nordeste; Gratuita, mostra integra o ciclo Camus: um estrangeiro no Brasil

Os 70 anos do encontro entre o escritor franco-argelino Albert Camus e o Brasil é celebrado em Camus: um estrangeiro no Brasil – exposição fotográfica na Casa das Rosas, que integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis. Entre os dias 21 de agosto e 27 de outubro, o público tem a chance de se aproximar da trajetória do autor-prêmio Nobel de Literatura de 1957, incluindo viagens pelas cidades de Iguape (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

Na Casa das Rosas a exposição é composta pela reprodução de mais de 50 fotografias, inéditas no Brasil, com maioria delas proveniente do acervo de Catherine e Jean Camus, filhos do homenageado. A abertura da exposição será às 19h, no dia 21 de agosto, com palestra do curador Manuel da Costa Pinto. O jornalista escreveu o livro Albert Camus, um elogio do ensaio, além de ter organizado e traduzido Albert Camus – A Inteligência e o Cadafalso e outros ensaios (coletânea editada originalmente no Brasil).

A exposição iconográfica do escritor faz parte do ciclo de eventos Camus: um estrangeiro no Brasil, organizado pela editora Record e os herdeiros do autor em São Paulo entre os dias 20 e 31 de agosto.

Passagens de Albert Camus pelo Brasil

Iguape, no litoral paulista, é retratada por Albert Camus (1913–1960) no conto “A pedra que cresce” (1957), que integra o volume O exílio e o reino. Nesse registro ficcional o autor relata manifestações religiosas da cidade, como a Festa do Bom Jesus, por onde teve a companhia do modernista Oswald de Andrade.  Em 1949 também presenciou o candomblé e umbanda em Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ), além de ter passado por Fortaleza (CE). Suas impressões do território brasileiro, chileno, uruguaio e argentino estão presentes no livro Diário de Viagem.

Albert Camus é considerado importante referência na literatura moderna e no meio filosófico, sendo autor das obras O Homem Revoltado, O Estrangeiro e A Peste, entre outras bastante conhecidas, bem como do ensaio O Mito de Sísifo e da peça Calígula. Também diretor de teatro, dirigiu Os Demônios, de Dostoiévski, e fez releituras teatrais que causaram o surgimento da chamada “estética do absurdo”.

Mesmo sendo de família pobre, conseguiu continuar os estudos com apoio do professor Louis Germain. Formou-se em Filosofia na Argélia, e trabalhou como escritor e jornalista na França.

Casa das Rosas integra o ciclo Camus: um estrangeiro no Brasil

Além da exposição fotográfica na Casa das Rosas, o ciclo em homenagem à vinda de Camus ao Brasil passa pelo Teatro Anchieta-Sesc Consolação, onde o ator Tony Ramos apresentará, em 20/8, a leitura da conferência “O tempo dos assassinos”, pronunciada por Camus na Escola Caetano de Campos, em sua passagem por São Paulo; também pelo Sesc Av. Paulista, em 21/8, quando será apresentado o espetáculo musical Sambas do Absurdo, com Juçara Marçal no elenco; e, ainda, no Petra Belas Artes, onde acontecerá uma mostra de filmes baseados nas obras do autor, em 22/8.

As atividades também alcançam São Miguel Paulista, extremo leste da capital paulista, com sarau literomusical baseado em textos e poemas de Camus na Casa Amarela-Espaço Cultural, dia 24/8; e também acontecerá uma leitura dramática de trechos de obras do escritor na Aldeia Satélite Espaço Cultural, dia 31/8.

No mesmo período do ciclo, a editora Record lança obras de Camus inéditas no país e o livro Camus, o viajante, que reúne, de forma inédita, textos que o autor franco-argelino escreveu sobre o Brasil.

SERVIÇO:
Camus: um estrangeiro no Brasil – exposição fotográfica
21/8, 19h às 21h: abertura e palestra do curador e jornalista Manuel da Costa Pinto
Exposição aberta ao público entre 21/8 e 27/10
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h; Domingos e Feriados, das 10h às 18h.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)
www.casadasrosas.org.br

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!