HomeAssessoria ReleasesCasa das Rosas realiza oficina de criação poética com Lubi Prates

Casa das Rosas realiza oficina de criação poética com Lubi Prates

Voltada para mulheres negras, atividade propõe exercícios de escrita a partir de experiências pessoais

A Casa das Rosas – integrante da Rede de Museus-Casa Literários, da Secretaria da Cultura do Estado e gerenciada pela Poiesis – realiza nos dias 22 e 29 de agosto, quartas-feiras às 19h, uma oficina de criação poética para negras, com a poeta Lubi Prates. A atividade apresenta brevemente a linha do tempo da Literatura afro-brasileira e propõe exercícios de escrita poética que usem as experiências pessoais, com recortes de raça e gênero, como tema central.

O objetivo da oficina é visibilizar a literatura afro-brasileira desenvolvida por mulheres, visto que a história da mulher negra no Brasil, desde a época da escravidão, é marcada por silenciamentos. Conceição Evaristo, Miriam Alves, Livia Natália, Elizandra Souza e Daisy Serena são alguns nomes que serão trabalhados na oficina.

Lubi Prates é poeta, editora e tradutora. Tem dois livros publicados – Coração na boca e Triz – além de diversas participações em antologias nacionais e internacionais. Seu terceiro livro, Um corpo negro, foi contemplado pelo PROAC com bolsa de criação e publicação de poesia e será lançado em 2018. Estuda a identidade da mulher negra no programa de Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento Humano da Universidade de São Paulo.

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta Haroldo de Campos, um dos criadores da poesia concreta, na década de 1950. Localizado na emblemática Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais, entre outros.

O museu funciona num dos raros casarões remanescentes da época inicial da Paulista, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo. Ao associar um patrimônio histórico e arquitetônico da cidade ao legado de um dos principais representantes de nossos movimentos de vanguarda, a Casa das Rosas representa as transformações tanto urbanas e sociais como artísticas e culturais de São Paulo.

SOBRE A POIESIS

A POIESIS – Organização Social de Cultura é uma organização não governamental que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:

Oficina de criação poética para negras | 22 e 29/8. Quartas-feiras, 19h às 21h.

Recomendação etária: 16 anos

Inscrições online: https://bit.ly/2AN5WYR

 

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – próximo à estação Brigadeiro do metrô.

Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 18h.

Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).

Telefone: (11) 3285-6986 | (11) 3288-9447 | www.casadasrosas.org.br

Assessoria de Imprensa – POIESIS

Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br

Marcela Reis | (11) 4096-9857 | marcelareis@poiesis.org.br

Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

 

Secretaria da Cultura do Estado – Assessoria de Imprensa

Stephanie Gomes (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Bete Alina | (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com

Compartilhe!