HomeAssessoria ReleasesCasa das Rosas oferece gratuitamente oficina de bordado com literatura

Casa das Rosas oferece gratuitamente oficina de bordado com literatura

Em fevereiro, os participantes conhecerão mais sobre a vida e a obra de Haroldo de Campos, para bordar grafismos inspirados na poesia concreta

Você gosta de bordar? Já pensou em unir bordado e poesia concreta? Pois essa é a proposta da Casa das Rosas – integrante da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis – ao organizar a oficina Grafismos bordados, que será no dia 10 de fevereiro, das 15h às 17h. A atividade, que é gratuita e tem 15 vagas, terá como inspiração a exposição de longa duração Estrutura Explodida – Vidobra de Haroldo de Campos, com curadoria de Júlio Mendonça. Para participar basta se inscrever pelo site do museu.

A primeira parte da oficina será a visita à exposição, para que os participantes analisem as intensas experimentações e extrapolações de limites do trabalho de Haroldo e se inspirem. A ideia é observar as formas geométricas das poesias, além da arquitetura do prédio e do entorno da Casa das Rosas, a fim de refletir sobre as possíveis interlocuções entre arquitetura e poesia concreta, a partir da visualidade. Criador da poesia concreta, o patrono do museu acreditava que a linguagem era uma viagem de aventuras “para acabarcomeçar com a escritura”. A segunda parte focará no trabalho do bordado, que será suporte para a criação de formas geométricas e grafismos com cores e texturas variadas, utilizando materiais como linhas, aviamentos, paetês e miçangas.

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:

Grafismos bordados

Domingo, 10/02 – das 15h às 17h

Vagas: 15

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447

Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h

Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)

www.casadasrosas.org.br

Poiesis – Coordenação de Comunicação

Carla Regina | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br

Assessoria de Imprensa

Marcela Reis | (11) 4096-9857 | marcelareis@poiesis.org.br

Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa

Elisabete Alina Skwara | (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com

Monique Rodrigues | (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com

Stephanie Gomes | (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Compartilhe!