HomeAssessoria ReleasesCasa das Rosas lança versão online do Curso Livre de Preparação do Escritor (CLIPE)

Formato virtual possibilita o acesso de um número maior de participantes espalhados pelo país e com interesse em desenvolver a escrita criativa

Para colaborar com a formação e o aprimoramento de novos escritores, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura está com inscrições abertas para o Curso Livre de Preparação do Escritor (CLIPE) Online até o dia 7 de setembro por meio do link https://hotmart.com/product/clipe-online/U39111193J. O equipamento faz parte da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

A versão online do curso chega para atender participantes de todas as regiões do país que gostam de escrever e buscam desenvolver técnicas da escrita criativa nos gêneros conto, crônica e ensaio. Essa iniciativa também responde a demanda crescente de interessados por essa formação literária no formato virtual, com pedidos feitos por e-mail e pelo site do museu-casa literário

Ministradas pelos escritores Veronica Stigger, Marcelino Freire e Tiago Novaes, as aulas ficarão disponíveis a partir do dia 8 de setembro na plataforma Hotmart. As pessoas inscritas têm 21 dias, a contar do primeiro acesso, para acessar os conteúdos e cerca de 30 dias para enviar os textos propostos nos módulos.

Considerando que, anualmente, o museu-literário oferece 70 vagas para mais de 800 inscritos, a versão online do CLIPE não limita o número de vagas e os próprios participantes podem escolher os melhores dias e horários para aproveitar o curso. Serão 12 aulas, sendo quatro de cada gênero (conto, crônica e ensaio), incluindo-se propostas de exercícios e indicação de bibliografia para leituras complementares. O material produzido pelos alunos passará por uma seleção no final do curso com a possibilidade de publicação no site do museu, pelo Centro de Apoio ao Escritor (CAE), e na revista eletrônica Grafias, ações da Casa das Rosas voltadas à criação literária e à reflexão sobre o ofício dos escritores.

O custo para fazer o CLIPE Online é apenas o da inscrição, R$ 60,00. Dúvidas devem ser enviadas para o e-mail cae@casadasrosas.org.br. Lembrando que a inscrição fica aberta aqui até o dia 7 de setembro e a formação é voltada a pessoas com idade a partir dos 18 anos.

Viabilizando potenciais criativos e títulos publicados

Criado em 2013 pelo CAE, do museu Casa das Rosas, o CLIPE é de periodicidade anual. Teve mais de 6.000 inscritos em sete anos de atividade e acolheu 420 participantes, o que resultou em mais de 100 títulos publicados, muitos deles com prêmios de incentivo para publicação.

Pelo sucesso do curso e pela demanda de candidatos com menos de 18 anos, o CAE criou, em 2014, a versão para jovens com idade entre 14 e 18 anos. O CLIPE Jovem ocorre semestralmente, por quatro meses, e até o momento contou com 717 inscritos e 234 participantes.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447

Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h

Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)

Acessibilidade: rampa de acesso e elevador

Durante o isolamento social devido à Covid-19, toda a programação está sendo realizada de forma virtual e pode ser conferida por www.casadasrosas.org.br e https://poiesis.org.br/maiscultura/.

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.